30 abril, 2018

RESENHA | Sonata em Auschwitz - Luize Valente

Título: Sonata em Auschwitz.
Autora: Luize Valente.
Editora: Record.
Ano: 2017.
Páginas: 376.
Skoob: 5/5 + Favorito.

Demorei, mas finalmente venho trazer a resenha deste livro inesquecível, um dos melhores do ano e que pode fazer você derramar lágrimas.

Um romance histórico, produzido a partir do maior e mais triste episódio da história, a Segunda Guerra Mundial, que ceifou inúmeras vidas entre 1939 e 1945. Iremos acompanhar desde o início da ascensão do nazismo em Berlim, a trajetória dos Judeus a cada dia mais oprimidos e conhecer de perto as atrocidades de um dos mais famosos campos de extermínio, Auschwitz-Birkenau, localizado na Polônia.

Duas famílias interligadas pelo holocausto, uma ligada diretamente com o nazismo, a outra, judeus massacrados. Um pós-guerra nunca apagado da memória dos poucos sobreviventes. Um jovem oficial alemão, capaz de resgatar uma criança nascida em Auschwitz.
"Você jamais vai entender? Nós não somos culpados de nada! Seu avô, seus pais eram oficiais! Cumpriam ordens! Lutaram para construir um país melhor para ingratos como você."
"Por medo ou alienação, nunca pensei conscientemente no peso de um passado nazista [...] Aqui começa o meu pesadelo."
A portuguesa Amália, de ascendência alemã, descobre um passado nazista em sua família e é capaz de ir ao Brasil, na busca de sobreviventes judeus. Uma estória narrada com detalhes, em dois tempos distintos, o período da guerra e o presente (1999). Criações fictícias, mas capazes de mostrar um horror vivido por milhões de indivíduos, em um enredo autêntico, rico em pesquisas por parte da autora.
"Em nossa megalomania exterminamos a nós mesmos."
 "Começou quando ser judeu se tornou ofensa e crime na Alemanha."
 "Não há como fugir. Muitos dos que partiram para salvar a própria pele viveram a vida atormentados."

Essa resenha, foi talvez uma das mais difíceis para serem feitas, contar um pouco deste livro, o que ele representa e transmite, não é simples. Ele é único, incrível, verdadeiro, emocionante, tenho somente elogios para esta obra da Luize Valente. Uma autora que mostra e representa a qualidade da literatura brasileira.
"Os judeus eram jogados nas frentes de batalha, sem armas, e serviam para limpar o terreno das minas, detonando-as com o próprio corpo, para o avanço das tropas do Eixo."
"Duas coisas moviam Auschwitz. Violência e ganância."
"O ar impregnado de gordura e cabelos queimados manchava os sentidos. Tudo o que tocava, comia, via e ouvia carregava o cheiro da morte."
"Era apenas isso que existia lá: barracões entulhados de gente e matadouros para executá-los."
Esse livro é recheado de quotes e ainda não coloquei todos, se não vão ficar até amanhã lendo (risos). Apenas leiam este livro, eu não consigo parar de elogiar. Confesso, que até o momento, é a minha melhor leitura de 2018. Sonata em Auschwitz pode ser encontrado em todas livrarias físicas e onlines.

Até mais!

6 comentários

  1. Oi, Fernando.

    Eu imagino que com certeza para a Amália não será foi descobrir o passado nazista de sua família, né?

    O curioso é saber porque ele trás más recordações. Dor? Sofrimento? Claro, isso é muito óbvio, mas há algo a mais do que isso.

    Além de toda a história, com descobertas, o cenário da Segunda Guerra Mundial, trás comoção e são muito fortes.

    Embora livros assim também despertem o meu interesse, eu nunca tive coragem de lê-los...

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernando,
    Achei a capa bem bonita e sugestiva, mostra os dois lados da história, o alegre e o triste.
    Já li histórias que envolvem nazismo, inclusive romances, mas achei esse bem diferente dos que conheço, o pai da Amália talvez tenha razão em querer esquecer esse passado, o pouco que eu conheço da época sei que foi horrível, e eu no lugar da protagonista não iria querer saber sobre ele!
    São poucos autores que viajam para os lugares em que suas histórias são ambientadas, descobri que a autora fez isso para escrever essa história e achei incrível da parte dela em trazer informações verdadeiras para os leitores, na verdade o livro todo é incrível!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Tenho muita vontade de ler esse livro, as resenhas que leio dele são sempre positivas. A trama retrata uma época de guerra, perseguição, e através dos personagens, podemos saber como foi lidar com tudo que aconteceu naquela época e como tentar superar as marcas do passado!!

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Li esse livro esse ano, ele é realmente maravilhoso, fiel, e ao mesmo tempo é daqueles que acabam com nosso coração, a escrita é muito boa, e a história então?
    Gosto bastante de livros que se passam nessa época, já li até que bastante sobre.
    Adorei a resenha e os quotes, beijos <3

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Fernando
    Li esse livro no que foi lançado, adorei a sua sensibilidade nas palavras, passou muito bem o que o livro retrata, a melhor resenha que já li desse livro
    Parabéns mesmo

    ResponderExcluir
  6. Hello Fê!
    Quando li a sinopse desse livro a primeira vez, logo fiquei interessada em ter ele. Amoooooo histórias que tenha o cenário na segunda guerra mundial. E me apaixonei pela capa, achei muito linda e maravilhosa e combinou perfeitamente com a história. Bjs e um ótimo feriado.💙💙

    ResponderExcluir

Copyright © 2018 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo