RESENHA | Meu Amigo Dahmer - Derf Backderf
Título: Meu Amigo Dahmer
Autor(a): Derf Backderf
Editora: DarkSide Books
Páginas: 288
Gênero: Biografia, Autobiografia, Memórias / Crime / HQ, comics, mangá / Literatura Estrangeira / Não-ficção
Ano: 2017
Quem aí já assistiu a série Dahmer: Um Canibal Americano? Assisti no que lançou (2022) e fiquei impressionada com as barbáries. Então, fui ler o quadrinho, pois adoro ler sobre o gênero. Segue minha opinião:
"Meu Amigo Dahmer" é uma poderosa HQ escrita e ilustrada por Derf Backderf, que nos apresenta um perfil íntimo do psicopata Jeff Dahmer durante seus anos de ensino médio. O autor foi colega de turma de Dahmer nos anos 1970 e teve uma convivência próxima com o que se tornaria o infame "canibal de Milwaukee", talvez uma intimidade que Dahmer só voltaria a compartilhar com suas vítimas.
Nesta obra, Derf relata sua experiência pessoal ao lado de Dahmer, relembrando momentos em que estudaram juntos, mataram aula e jogaram basquete. Os dois tomaram caminhos diferentes após a escola, e Derf só viria a ter notícias de seu antigo amigo através dos noticiários, anos mais tarde. Em 1991, os crimes hediondos de Jeffrey Dahmer vieram à tona, revelando sua necrofilia, canibalismo e uma lista de pelo menos 17 vítimas, entre homens adultos e adolescentes. O primeiro assassinato teria ocorrido apenas alguns meses após a formatura no colégio.
Derf Backderf mergulha em suas memórias, vasculhando seus antigos cadernos e álbuns de fotografias, além de entrevistar amigos de adolescência, antigos professores, consultar os arquivos do FBI e estudar a cobertura midiática sobre os crimes de Dahmer, antes de criar o roteiro de "Meu Amigo Dahmer". O resultado é uma narrativa envolvente, perturbadora e extremamente realista.
Através das ilustrações sombrias e expressivas, Derf transmite com maestria o ambiente sombrio e perturbador que cercava Dahmer desde cedo. Acompanhamos o desenvolvimento de um jovem perturbado, lidando com problemas familiares, isolamento social e uma crescente obsessão pela morte. O autor não busca justificar ou romantizar as ações de Dahmer, mas sim explorar as raízes de seu comportamento e refletir sobre as falhas do sistema que permitiram que ele se tornasse um dos serial killers mais infames da história.
"Meu Amigo Dahmer" é uma obra-prima do gênero, que nos convida a uma profunda reflexão sobre a natureza humana, os sinais de alerta ignorados e as consequências trágicas que podem resultar de uma sociedade que não consegue oferecer o apoio necessário aos indivíduos em sofrimento. É uma leitura intensa e angustiante, que nos confronta com a complexidade da mente humana e nos faz questionar a natureza do mal.
Derf Backderf entrega uma narrativa visceral, embasada em fatos reais, que nos mostra a face perturbadora do lado mais sombrio da humanidade. "Meu Amigo Dahmer" é uma leitura impactante, recomendada para aqueles que têm interesse em explorar os aspectos mais profundos e perturbadores da psicologia humana.
Já leram?
Beijos!
0 comentários