RESENHA | Cabaré dos Bandidos - Salomão Larêdo

by - quinta-feira, novembro 26, 2020


Título: Cabaré dos Bandidos
Autor(a): Salomão Larêdo
Editora: Empíreo
Páginas: 192
Gênero: Ficção / Literatura Brasileira / Romance
Ano: 2018

Sinopse: Publicado em 1989, Salomão Larêdo traz aquele que pode ser considerado um dos pontos altos de sua narrativa ficcional: o romance Cabaré dos Bandidos (originalmente intitulado Guamares).
Com acuidade, o autor penetra na realidade desigual de um dos bairros mais pobres, violentos e tradicionais da capital paraense, o Guamá. E é a partir de suas vielas e becos alagados, da miséria e da promiscuidade, que Salomão apresenta Herma, Jeones e Tumezão, personagens que, dentre tantos outros, resumem as vivências de um povo excluído e sofrido, mas que encontra, em meio à podridão, a solidariedade necessária para seguir em frente, com esperança em dias melhores.
Nessa nova edição, o leitor encontrará toda a força narrativa que tornou conhecido um dos mais importantes escritores paraenses e verá que, mesmo depois de décadas, as periferias latino-americanas permanecem como palcos de agudas dificuldades, atenuadas apenas quando as músicas começam a entoar os bailes do Cabaré dos Bandidos



Hey gente, tudo bem?
Quem aí já leu essa obra incrível? A resenha de hoje é de Cabaré dos Bandidos.

Aqui vamos acompanhar três personagens, Herma Verônica, Jeones e Tumezão, que são amigos e moram em um dos bairros mais pobres e violentos da capital paraense, o Guamá. E é em meio no meio da miséria, que eles encontram solidariedade para seguir em frente, tendo a esperança de que dias melhores virão.

Essa obra conta com assuntos extremamente importantes, e na minha opinião, deveria ser leitura obrigatória. Os personagens são muito bem trabalhados e ficaram na minha mente mesmo depois da leitura finalizada. O cabaré e o Guamá são pontos fortes na leitura, junto com a escrita do autor que fluí e conta com dialetos da região do Pará.
Sai da minha zona de conforto com essa leitura, e isso foi indescritível.

Edição maravilhosa da Editora Empíreo, o capricho e cuidado é algo que admiro no trabalho deles.

Recomendo para fãs da literatura nacional <3
Beijos!

Você também pode gostar desses posts:

0 comentários