RESENHA | Vermelho Como O Sangue #1 - Salla Simukka

by - terça-feira, novembro 24, 2020


Título: Vermelho Como O Sangue (Trilogia Branca de Neve #1)
Autor(a): Salla Simukka
Editora: Novo Conceito
Páginas: 240
Gênero: Crime
Ano: 2014


Hey gente, tudo bem com vocês?
Fazia algum tempo que eu estava com vontade de ler esse livro, mas tinha olhado algumas resenhas e a maioria era com pontos negativos do livro, vi poucas pessoas que gostaram da história, poucas mesmo, dai resolvi ler e poxa, não é que adorei, claro que teve pontos positivos e negativos, mas foram mais positivos ao meu ver, vêm conferir:

"Ela era a peça do quebra-cabeça que não tinha seu próprio lugar, mas poderia de repente preencher quase qualquer buraco que fosse necessário."

O que você faria se entrasse em uma sala e visse um monte de dinheiro lavado, com cheiro de sangue, e depois voltasse e o dinheiro não estivesse mais lá? Mas o cheiro de sangue sim, fazendo você perceber que não foi uma alucinação.
Isso acontece com Lumikki, e não se deixe enganar, somente o nome dela lembra a Branca de Neve (em finlandês), sua aparência não tem nada haver, na verdade nada no livro tem haver com a história da Branca de Neve, apenas o nome da protagonista e os muitos graus abaixo de zero.

"Você não é essas palavras. Você não é os gritos e os xingamentos. Você não é as coisas horríveis cuspidas em você como um chiclete sem gosto. Você não é os socos ou os ferimentos que elas causam. Você não é o sangue escorrendo do seu nariz. Você não está sob o controle delas. Você não é elas. Dentro de você, há sempre uma parte que ninguém pode tocar. Você é você. Você é sua e dentro de você está o universo. Você pode ser o que quiser. Você pode ser qualquer pessoa."

Lumikki tem 17 anos e mora sozinha, não tem amigos, gosta de viver no seu canto, a principio achei a protagonista muito fria, mas aos poucos fui me apegando a ela, e me identificando com algumas coisas pelas quais ela passou, e no final entendi o porque desse seu lado tão frio.
Depois de verificar que  o dinheiro não está mais na sala de fotografia, ela esbarra em Tuukka, o filho do diretor, e aos poucos as peças do quebra cabeça vão se encaixando.
Lumikki segue Tuukka, que vai se encontrar com Elisa e Kasper, e descobre que eles 'roubaram' o dinheiro e não querem contar a verdade para a polícia porque podem se complicar com algumas coisas que aconteceram na noite passada, depois de escutar toda a conversa e ver que eles foram embora Lumikki sai do café, mas é encurralada por Tuukka, que viu que ela estava disfarçada ouvindo tudo, e ficou com medo de que ela fosse contar.
Logo em seguida Elisa liga para Lumikki e pede que ela vá até sua casa, pois precisa falar com alguém sobre o que aconteceu, Elisa está desesperada e Lumikki acaba cedendo e indo até a casa dela.
Mas essa história vai muito além de adolescentes metidos em confusão, muita gente próxima pode estar envolvida, políciais corruptos, e uma máfia muito grande.
Lumikki se vê no meio disso tudo sem ter como escapar, (ou será que tem?), e sua vida pode correr muito perigo depois de ir até a casa de Elisa.

O livro é narrado em terceira pessoa, não achei as cenas muito violentas, então é tranquilo para quem quer começar a ler o gênero, o único problema que achei foi o final, muito corrido, quando achei que finalmente iria ter aquelas cenas de ação de tirar o fôlego o livro parte pro final sem nenhuma explicação mais detalhada. E claro, fiquei intrigada pela questão da Lumikki ir sem questionar muito até a casa de Elisa, afinal elas nunca conversaram, na verdade Lumikki nunca conversava com nenhum dos três, mas foi disposta a ajudar.
Gostei muito da escrita da autora, nada de enrolação, capítulos curtos e adorei o modo como ela descrevia o frio. Os personagens foram bem trabalhados ao meu ver, e estou curiosa para saber algumas questões que ficaram em aberto.

Indico o livro para quem quer começar a ler o gênero, ou então para quem já gosta de ler livros assim, mas quer algo mais leve.
Espero que tenham gostado, me conta aqui nos comentários se já leram o livro ou se querem ler.

Beijos!

Você também pode gostar desses posts:

1 comentários

  1. Livro e leitor são dois bichos únicos. Nâo adianta, o que pode agradar um, pode desagradar o outro e isso sim, é a magia da literatura!!
    Eu morro de vontade ler esse livro e espero fazer isso em breve!!! rs
    Beijo

    Angela

    ResponderExcluir