RESENHA | Grama - Keum Suk Gendry-Kim
Título: Grama
Autor(a): Keum Suk Gendry-Kim
Editora: Pipoca & Nanquim
Páginas: 492
Gênero: HQ, comics, mangá / Não-ficção
Ano: 2020
Hey gente, tudo bem?
Li Grama faz alguns dias, em uma leitura coletiva junto com o @kuroikibo, eu estava enrolando muito para ler, pois sabia que seria uma leitura dolorosa, ainda mais sabendo que é uma história real, então obrigada por ler comigo <3
Nessa graphic novel, vamos acompanhar a vida da sul-coreana Ok-sun Lee, que foi vendida pela própria família na infância, e forçada à escravidão sexual pelo Exército Imperial Japonês. “Ela é uma das várias mulheres que foram capturadas para servir aos soldados nas chamadas “casas de conforto”, espalhadas pela China e por territórios ocupados pelo Japão durante a Segunda Guerra Sino-Japonesa e a Segunda Guerra Mundial, em um dos episódios mais vergonhosos do passado da humanidade.”
Só por esse trecho vocês já entendem como é doloroso, né?! Mas apesar de chocante e cruel, a narrativa consegue ser leve e profunda, com um traço simples em preto e branco. A força de Ok-sun Lee é inspiradora, o quanto ela estava determinada em voltar para sua família, mesmo depois de tantas promessas falsas. É impossível ler sem sentir os olhos marejarem em ver como a vovó Ok-sun Lee floresceu em meio a tudo isso. Uma das frases que mais doeu ler nessa GN, foi quando ela disse que não sabia o que era felicidade. Terminei com o coração pequenininho, triste em ver como as pessoas podem ser más, e muitas vezes ainda saírem impunes.
Hoje Ok-sun Lee tem mais de 90 anos, se tornou uma importante ativista pela indenização das “mulheres de conforto”.
A edição da Editora Pipoca & Nanquim conta com capa dura, fitilho, papel offset 90g, lombada redonda e luva.
Um dos melhores quadrinhos que já li, e acredito que TODOS deveriam ler, pois é necessária para nunca esquecermos o passado e não repetirmos os mesmos erros.
Já conheciam? Me conta.
Beijos!
2 comentários
Oi, Aline. Tudo bem? Muito bonito as ilustrações deste quadrinho, não é mesmo? Parece-me ótimo. Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Eu estou doida para ter essa Graphic em mãos, mas o preço não ajuda(ou melhor, minha pobreza não colabora rs)
ResponderExcluirMas ela deve ser linda demais, tanto pelos traços, quanto pelas dores.
Fico pensando na gama de sentimentos que a história de Ok nos traz.
Sim, ainda tenho esperança de ler!!!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor