RESENHA | Recursos Nada Humanos - Maxwell dos Santos

by - quarta-feira, fevereiro 14, 2024


Título:
Recursos Nada Humanos
Autor(a): Maxwell dos Santos
Editora: Independente
Páginas: 71
Gênero: Contos
Ano: 2024


Hey gente, tudo bem com vocês?
Como passaram o carnaval?

A resenha de hoje é de um livro curtinho, mas de uma leitura muito necessária. Acredito que 90% das pessoas que me seguem por aqui já passaram por uma entrevista de emprego, né?! E sabemos como algumas empresas não facilitam em nada esse momento, muitas vezes deixando o candidato constrangido… falo por experiência própria, já passei por situações horríveis (deve ser por isso que hoje em dia trabalho com o Lost e tenho uma loja online haha).

"Recursos Nada Humanos" é uma obra que expõe de forma contundente as práticas abusivas que permeiam o universo do recrutamento e seleção, como retratado pelo autor Maxwell dos Santos. Através de uma série de seis contos, ele não apenas descreve, mas também denuncia as condutas desumanas e discriminatórias perpetradas por alguns profissionais de recursos humanos.

O livro mergulha nas experiências reais de candidatos que foram submetidos a tratamentos vexatórios, invasivos e preconceituosos durante processos seletivos. Essas narrativas impactantes lançam luz sobre os danos psicológicos e emocionais que tais práticas podem causar, minando a autoestima e o bem-estar dos candidatos.

Em uma das histórias marcantes, uma candidata é avaliada não por sua competência profissional, mas sim pelo fato de ser mãe solteira, revelando a persistência de estereótipos de gênero que permeiam o mundo corporativo. Em outro relato, uma aspirante a emprego é rejeitada simplesmente por sua paixão pela música, evidenciando o preconceito contra aqueles que têm interesses extraprofissionais considerados "não convencionais" pelos recrutadores.

A força deste livro reside não apenas em expor os problemas, mas também em promover a reflexão sobre a necessidade urgente de uma mudança de mentalidade e práticas dentro das áreas de recursos humanos. Ao revelar as falhas do sistema e as injustiças enfrentadas pelos candidatos, Maxwell nos convoca a repensar nossos processos de seleção e a buscar uma abordagem mais humana e inclusiva no ambiente de trabalho.

Vocês encontram o e-book por 2 reais na Amazon, leitura recomendada ;)

Já passaram por algo assim?
Beijos!

Você também pode gostar desses posts:

0 comentários