ENTREVISTA COM AUTORES #240 | Autor Fillipi Vieira
Sempre fui apaixonado por desenho e sempre quis criar as minhas histórias criar os meus mundos, já brinquei com desenho de quadrinhos, animação de personagens 2d e 3d, e cresceu a vontade de criar as minhas histórias
2 - Quais autores ou obras influenciaram seu estilo de escrita?
Sou apaixonado por terror, eu acredito que o terror é uma base muito boa para criação de histórias, terrores clássicos como Drácula de Bram Stoker, os contos de Edgar Allan Poe, e em determinado momento li um artigo que autores brasileiros tinham contos de terror, contos maravilhosos de Machado de Assis e Bernardo Guimarães, contos de época com terror ambientado em momentos históricos muito interessantes, essa paixão me fez reunir em 2 livros a edições como 3 Contos de Terror de Machado de Assis e Horror e Poesia de Bernardo Guimarães, indico muito a leitura deles.
3 - Como você lida com o bloqueio criativo?
Aprendemos com a vida que tudo tem seu tempo, muitas vezes paramos em determinados momentos e nada dali parece sair mais, então respeita seu tempo de uma pausa, dorme, vai tomar café, o cérebro funciona por associação de ideias, elas vão vir e depois de um tempo as coisas começam a se encaixar, agora se seu problema for de organização de ideias, planeje seu começo, meio e fim e depois construa as histórias de como chegar em cada parte.
4 - Quais desafios você enfrentou durante sua jornada como escritor(a)?
Meu desafio é com o português, por ser de artes sempre deixei de lado a ortografia, não dei atenção a regras, acentuações, mas sempre consumi muito histórias, seja ela histórica ou de fantasia e essa paixão me fez brigar com essas dificuldades que eu tenho.
5 - Você já teve experiências significativas com seus leitores? Alguma história que gostaria de compartilhar?
Nunca tive experiências com a leitura dos meus trabalhos, mas elas vão acontecer e se não hoje, o que me fascina é a ideia de que livros sobrevivem muito mais do que a gente.
6 - Como é o seu processo de escrita? Você segue uma rotina específica?
Sempre bom colocar algumas regras pessoais para você com você mesmo, se planeje, tenha metas, mas o mais importante não desista e não se preocupe com o trabalho perfeito, é mais valioso um trabalho terminado do que uma ideia que morre com você.
7 - Qual é o impacto que você espera que suas obras tenham nos leitores?
O impacto que eu desejo é ser um plano de fundo, para histórias e ideias ganhem a luz.
8 - Quais são seus planos para o futuro? Você está trabalhando em algum novo projeto?
Gostaria de deixar algum recado para os leitores do Lost Words, e para seus futuros leitores?
Quando pensei no conto Issaque a Coruja e o Folclore, minha ideia era dar vida a histórias do folclore brasileiro, que aos poucos começam a ser esquecidas, se alguém lá atrás contou histórias sobre o Curupira, que seria uma criatura que defende a floresta que briga com caçadores ilegais, é porque essa história precisava ser contada, o folclore é uma fonte rica de lendas que são alertas para que erros não sejam mais cometidos. Então que mais histórias o folclore trás e quais são os seus alertas, não apenas o brasileiro.
Sobre sua(s) obra(s):
Sinopse: Atormentado pelo irmão que sempre sonhou em ter, Gustavo busca respostas sobre eventos estranhos em sua casa. O garoto acredita que seu novo irmão possa ser um alienígena, porém, desacreditado por seus pais e sob efeito de tratamento psicológico, ele confunde o real com sua forte imaginação. - Compre aqui!
Sinopse: Issaque, a Coruja e o Folclore é uma emocionante jornada de descoberta, luto e encantamento pelas lendas do folclore brasileiro.
Após perder sua mãe, Issaque presencia um evento misterioso: uma coruja branca, conhecida como Rasga-Mortalha, sobrevoa sua casa na noite da despedida. Determinado a entender o significado desse encontro, o garoto embarca em uma aventura repleta de mistério e aprendizado. - Compre aqui!
Sinopse: Guimarães performava cantigas macabras na lendária Sociedade Epicureia.
Dança dos Ossos escrito em 1871, Bernardo narra causos tão rico folclore brasileiro, não há quem não deixe de tremer ou arrepiar os cabelos pela tão aterrorizante dança da visagem.
não podemos deixar de falar sobre a “...Taturana, uma bruxa amarela, resmungando com ar carrancudo, se ocupava em frigir na panela, um menino com tripas e tudo...” trecho tão diabólico retirado de sua poesia “Orgia dos Duendes” de 1865.
Teria você, leitor, a coragem para encarar esses tão controversos e apavorantes textos de Bernardo Guimarães? - Compre aqui!
Sinopse: De grande importância não só no Brasil, Machado de Assis consegue ainda hoje encantar críticos, estudiosos, influenciadores da literatura, e claro, o público... mesmo assim, muitos desconhecem um certo lado de Machado, um lado mais sombrio que raramente é lembrado nas escolas.
Por isto, a Pix Interativa Editora reuniu os clássicos de terror escritos por ele, e convida vocês a conhecerem este lado oculto e macabro de um dos grandes gênios da nossa literatura. - Compre aqui!
Sobre o(a) autor(a):
Fillipi Vieira é um apaixonado por desenho e um profissional dedicado à propaganda e marketing desde os doze anos. Seu envolvimento precoce com a produção de revistas, livros e jornais proporcionou uma vivência prática do universo editorial, contribuindo para sua experiência na criação de artigos e notícias.
Mesmo atuando no mercado editorial, nunca abandonou sua paixão pelo desenho, o que o levou a publicar de maneira independente a história em quadrinhos "Ele não é meu irmão", baseada em um conto escrito por um amigo. Como editor, organizou as coletâneas "3 Contos de Terror de Machado de Assis" e "Horror e Poesia de Bernardo Guimarães", trazendo à tona o terror na literatura brasileira.
No campo da escrita, Fillipi explorou o folclore e a temática do luto com "Issaque a Coruja e o Folclore", um conto que valoriza a riqueza das narrativas tradicionais do Brasil. Sua paixão pela criação de personagens, arquitetura e histórias de terror guia seu trabalho, tornando-o um entusiasta da arte e da narrativa em diversas formas.
Beijos!
1 comentários
How I love your author interviews
ResponderExcluirand especially today's with such a creative person!!
They have so much to tell us and give us!