RESENHA | O Peso do Pássaro Morto - Aline Bei

by - quinta-feira, abril 19, 2018


Título: O Peso do Pássaro Morto
Autor(a): Aline Bei
Editora: Nós
Páginas: 168
Gênero: Literatura Brasileira / Romance
Ano: 2017
Skoob
Livro cedido pela autora
Sinopse: A vida de uma mulher, dos 8 aos 52, desde as singelezas cotidianas até as tragédias que persistem, uma geração após a outra. Um livro denso e leve, violento e poético. É assim O peso do pássaro morto, romance de estreia de Aline Bei, onde acompanhamos uma mulher que, com todas as forças, tenta não coincidir apenas com a dor de que é feita.



O Peso do Pássaro Morto é um romance de estréia da autora Aline Bei, mas que eu gosto mais de classificar como um poema abrangente; O livro tem pouca pontuação, e as frases são cortadas (tudo isso propositalmente).

Nele vamos acompanhar a história de uma mulher desconhecida, começando pelos seus 8 anos de idade, até os 52, a escrita muda conforme a percepção da protagonista, quando criança vemos sua inocência, sua dor em perder uma pessoa querida, e no decorrer das páginas vemos seu amadurecimento, e suas decisões que acabam pesando lá na frente.


O Peso do Pássaro Morto não é um livro leve, temos temas fortes, mas que estão muito presentes na vida das pessoas ao nosso redor, ou até mesmo na nossa. É retratado perdas, estupro, violência, abandono, relação conturbada entre mãe e filho, falta de amor, vergonha de pedir ajuda em relação ao estupro, e depois se arrepender, pois o filho é a cara do estuprador, como esquecer algo tão doloroso assim?


Esse livro realmente demonstra o peso da vida, nas primeiras páginas sentimentos já estão a tona, o leitor sente a tensão da protagonista, a sua dor, e isso só vai piorando com o tempo, afinal crescer nunca é fácil.
A cena que mais me marcou foi a do pássaro morte, seguida do tapa na cara (quando vocês lerem vão entender), foi uma cena dolorosa, e o ponto chave para o afastamento que ocorreu da protagonista.
Temos cenas lindas também, o Vento (coloca cachorro no livro não gente, eu já sei que vou chorar kk), mostra o quanto um animalzinho pode fazer a diferença, e trazer o amor e o sentimento de cuidado e proteção novamente.

A capa do livro é linda, mas a diagramação me incomodou demais, como falei no começo, essa quebra de linha dá um certo trabalho na fluidez da leitura. Então eu não consegui me prender completamente na história por questão desse detalhe.

Espero que tenham gostado, me conta aqui nos comentários.

Instagram da Autora | Aonde comprar: Amazon (físico) | Travessa 

Beijos!

Você também pode gostar desses posts:

6 comentários

  1. Oi, Aline.

    No gerol, o livro parece ser muito denso, aprofundado mesmo, trazendo diversos dilemas reais.

    ResponderExcluir
  2. O livro aborda temas fortes, mas que pode acontecer com qualquer um infelizmente!! Interessante podermos ver o amadurecimento da personagem ao longo dos anos e como ela lidou com tudo que lhe passou!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline.
    Mulheeeer, só de ler do que trata o livro já senti o impacto.Vou querer adquirir futuramente o livro, pois as vezes ler livros assim acaba abrindo nossos olhos e nos faz ficar mais fortes. Adoreeeei. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline,
    O livro parece bom, com cenas bem pesadas, achei na verdade até bem complexo, principalmente pela forma que foi escrito. Acredito que acompanhar a vida da protagonista com todos esses acontecimentos foi doloroso, não sei se conseguiria ler, mas no geral parece bom!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Line!
    O livro parece bastante complexo e profundo, nos passando acontecimentos dolorosos, mas, me despertou um pouco a atenção, parece diferente.
    Linda resenha, beijos <3

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Aline
    Estranho esse modo de escrita da autora
    mas a história parece ser muito boa, essa protagonista sofreu muito né?
    E realmente isso acontece e muito nos dias atuais, adorei as fotos

    ResponderExcluir