RESENHA | Deus & O Peixe-Voador - Douglas Oliveira

by - quinta-feira, fevereiro 07, 2019


Título: Deus & O Peixe-Voador
Autor(a): Douglas Oliveira
Editora: Folheando
Páginas: 130
Gênero: Contos / Humor, Comédia / Literatura Brasileira
Ano: 2018
Skoob
Nota: 5/5
Livro cedido pela Editora
Sinopse: Judas encontra-se às margens do Rio Xingu, Deus o convida para uma missão especial: conhecer a si mesmo. Ari, o homem íntegro brasileiro, encontra Deus num dia de pescaria. Nestor, o bondoso, descobre como é a New Heavenly City é uma cidade diferente daquela que um dia ele imaginara. O Juízo semi-final aponta os erros de interpretação dos homens.Deus e o Peixe-Voador é uma sátira divertida que, além de risos, provoca a reflexão.


Deus & o Peixe-Voador trás 6 contos, em uma narrativa incitante, onde a ironia predomina nas entrelinhas.

O primeiro conto foi sem dúvidas meu favorito, Nestor e sua esposa morrem e vão parar no 'paraíso', com uma reinvenção desse lugar onde tudo é moderno, o autor descreve com talento as cenas, terminando o conto com aquela pitada de humor que me fez rir muito.

Os outros contos são tão bons quanto, as críticas aparecem constantemente. Assuntos como: fanatismo religioso, e questões Lgbts estão presentes nas histórias.

Aqui você também vai encontrar Judas, Deus (algo que achei legal, foi o autor colocar vários deuses, abrangendo várias culturas também), João, Lutero, e até mesmo o Tinhoso... Mas fiquem tranquilos, não é um livro espírita, o autor aborda esses temas com humor e a leitura fluí de forma divertida.

Me faltam palavras para elogiar a escrita do Douglas, é uma obra completamente inédita, onde ficção e realidade se mesclam. Achei os seis contos intensos, absortos, cômicos e inventivos.

"A pior das loucuras é, sem dúvida, pretender ser sensato num mundo de doidos." 

Eu li em e-book, mas posso garantir que a Editora Folheando impressionou nessa edição, a capa combina com a história, e a diagramação está muito agradável. 

AONDE COMPRAR: Americanas | Shoptime | Submarino | Folheando

Beijos!

Você também pode gostar desses posts:

16 comentários

  1. Olá Aline!
    Uma obra em que até o título é cômico traz grandes expectativas quanto o seu teor humorístico e embora eu não conheça o autor achei muito bacana a representatividade das diversas crenças e as reflexões impermeadas nas histórias. O fato de você ter dado nota máxima para o livro me deixou ainda mais curiosa para lê-lo e conferir a engenhosidade de cada conto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Achei interessante o autor abordar esses temas e com humor e por ser inédita o interesse aumenta. Gostei que abrange várias culturas é muito bom, deve ter deixado a leitura mais atraente, parece que foi tudo bem trabalhado.

    ResponderExcluir
  3. Encontro cada livro interessante por aqui.
    Gosto muito de contos, e gostei dessa ironia e críticas.
    Sem dúvidas é um livro que pretendo ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Mais um livro de contos para a lista!Adoro o gênero,aliás, de todas as vertentes que se possa imaginar. Os de terror sempre são os favoritos,mas os reflexivos também e por isso, adorei tudo que vi e li acima!
    Religião, paraíso, fanatismo. Adorei!!
    Vai para a listinha de desejados.
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Achei o título e a capa bem cômico, gostei do jogo de cores fortes e que chama atenção. Interessante o autor usar tantos personagens (de variados regiões e religiões) e histórias tão importantes como essas. Legal!

    ResponderExcluir
  6. Adoro um livro com contos e contos interessantes assim já deixam curiosidade. Mistura de deuses e o paraíso, questões lgbt e religião chamam atenção. Parece uma leitura interessante ^^

    ResponderExcluir
  7. Olá Aline!
    Essa obra de Oliveira se destaca por conta da originalidade utilizada para abordar a religião, fazendo com que as críticas sejam assimiladas muito bem pelo leitor. Outro ponto interessante é o alívio cômico, que é capaz de suavizar a narrativa porém sem ofuscar o aspecto reflexivo pretendido pelos contos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Amo contos e gostei muito da frase que você destacou Aline, o mundo é coisa de doido mesmo hehe. Apesar de não gostar de livros que contém humor, parece ser interessante a temática dele, ainda mais se tratando de temas que por muitas das vezes são polêmicos hehe.

    ResponderExcluir
  9. Fiquei interessado pelo livro pela sua descrição da variedade no estilo e de personagens. Para mim, livros de contos são bons assim: diversos em suas particularidades. Pretendo ler.

    ResponderExcluir
  10. Me parece uma leitura bem agradável,pois mistura assuntos do nosso dia a dia,com aquela pergunta que não quer calar: Para onde vamos?. Isso tudo numa boa dose de humor, sem dúvidas uma leitura que podemos tirar uma boa mensagem!!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Aline!
    Não curto livros que mesclam ficção e realidade, mas curto contos, ainda mais quando o autor aborda temas sérios com humor, se eu tiver a oportunidade de ler Deus & O Peixe-Voador vou arriscar a leitura sim.
    Ps: amei o trecho que você colocou!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Aline!!
    Adoro um bom livro de contos, acho bem bacana e interessante história que tenham humor e comédia e quando são de escritores brasileiros gosto mais ainda!! Amei a indicação!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Parecer realmente muito bom, gostei do fato de abranger várias culturas religiosas e envolver isso com comédia deve ter deixado a leitura bem interessante.

    ResponderExcluir
  14. Que legal!
    Gosto bastante de livros de contos e esse parece ser bem escrito e cheio de pitadas irônicas que no fazem refletir bastante, além de dar boas gargalhadas!
    Já quero!
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Gosto de contos para ler a longo prazo, um por dia.. bacana a proposta do autor, quando li o título achei que fosse algo zombando mas me enganei. Quero ler.
    VLw

    ResponderExcluir