RESENHA | Os Prós e os Contras de Nunca Esquecer - Val Emmich

by - terça-feira, abril 02, 2019


Título: Os Prós e os Contras de Nunca Esquecer
Autor(a): Val Emmich
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Gênero: Literatura Estrangeira / Música / Romance
Ano: 2019
Skoob
Nota: 4/5
Livro cedido pela Editora
Sinopse: Joan Lennon é uma menina de 10 anos com um dom surpreendente: ela é capaz de lembrar, com exatidão de detalhes, tudo que aconteceu com ela. Sabe quantas vezes a mãe disse “sempre dá certo” nos últimos seis meses, lembra dos dias e dos motivos para ter chorado, mas compreende também que nem todos têm essa capacidade. A maioria das pessoas, ela sabe, esquece as coisas, mas Joan não quer ser esquecida pelos outros. Então quando depara no jornal com um concurso cultural intitulado “Próximo Grande Compositor”, ela encontra a resposta: uma boa música é impossível de ser esquecida. Ela só precisa achar o colaborador perfeito. E é aí que entra Gavin Winters. Amigo de faculdade dos pais de Joan, Gavin é um ator famoso de Los Angeles que no momento enfrenta a dor terrível de ter perdido subitamente o namorado, Sydney. Depois de ter um vídeo seu em surto vazado na internet, Gavin decide dar um tempo na casa dos velhos amigos. Logo que se conhecem, Gavin e Joan fazem um acordo peculiar: ele vai ajudar Joan com a música e em troca a menina vai contar tudo que se lembra de Sydney. Mas o que no início era reconfortante acaba se tornando uma tortura no momento em que Gavin é obrigado a encarar o fato de que o namorado talvez estivesse escondendo alguma coisa. Emocionante e divertido, Os prós e os contras de nunca esquecer é um livro de estreia surpreendentemente encantador, para ser lido com Beatles tocando ao fundo.


Joan Lennon é uma menina de dez anos, que possuí uma capacidade de memória fascinante. Ela lembra de tudo que aconteceu em sua vida desde que tinha cinco anos; mas lembra de tudo mesmo, desde a roupa que ela e as pessoas que estava conversando usavam, até diálogos com os mínimos detalhes.  Joan toca violão e é apaixonada pelo John Lennon; 
Já Gavin é um ator de seriado, e teve uma perda repentina, seu amor Sydney. Isso faz Gavin surtar eum vídeo parar na internet; ele acaba indo passar um tempo na casa dos pais de Joan que são seus amigos. 

Gavin promete ajudar Joan em seu objetivo, em troca de lembranças que ela possui de Sydney; e uma amizade nasce. Idades diferentes, vidas diferentes, mas um ensinamento inesquecível.


Sabe aquela história que deixa o coração quentinho?! Foi assim que me senti lendo esse livro. Joan lembra de tudo, e isso muitas vezes pode não ser bom; Imagina lembrar com detalhes de momentos que você só gostaria de esquecer?! Joan fica chateada quando não lembram com detalhes momentos que passaram com ela, é então que ela decide que nunca quer ser esquecida. 


Os Prós e os Contras de Nunca Esquecer fala sobre perdas, lembranças, amor, e amizade. Uma história leve e divertida, mas ao mesmo tempo profunda e tocante. A narrativa é simples e a música está presente em todo os momentos. 
Um livro que deixa claro que a vida é simples, nós que complicamos sempre. 

Joan nunca vai ser esquecida por mim, seu objetivo foi alcançado <3

Beijos!

Você também pode gostar desses posts:

9 comentários


  1. O título do livro foi o que primeiro me chamou a atenção! Prós e Contras! Esquecer e lembrar de tudo! Quase uma questão filosófica!
    E quanto aos narradores a menina que de tudo lembra mas que teme ser esquecida se une ao homem de coração partido que deseja esquecer. Que intenso! E que reflexões a leitura deve trazer ao leitor!

    ResponderExcluir
  2. Aline!
    Lembrei de uma série de tv chamada Unforgettable, onde a protagonista também se lembrava de tudo, é uma ‘doença’, mas confesso que acho bem interessante.
    E por falar em interessante, achei a premissa do livro sensacional. A busca de não querer ser esquecida, a procura de sobreviver a um amor perdido e ainda, a maneira de que não podemos viver sós, temos de estar em grupo e nos sentirmos aceitos e amados.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Só de ver os Beatles na capinha deste livro, o coração já dá aquela acelerada! Adoro!
    E ver que a personagem central traz também esta "homenagem" a Lennon, é maravilhoso!
    Queria ter boa memória não.rs (sou feliz sendo bem lerda)
    Mas o livro em si não só fala disso, mas também de perdas, encontros, família e isso vale a pena.
    Está na lista de desejados!!!
    Espero ler o quanto antes.
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Estou desejando esse livro!
    O enredo é lindo, quero sentir esse quentinho no coração.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Me coloquei no lugar da Joan, por um lado é bom lembrar das coisas boas, pois muitas esquecemos, mas por outro lado lembrar das ruins não é nada agradável. Parece ser uma bela história que nos deixa refletindo, pois os temas abordados estão presente em nossas vidas, que legal que tem música.

    ResponderExcluir
  6. Um livro diferente de qualquer outro livro que conheço. É interessante, apesar de não ser totalmente o estilo que leio, esse livro deixa a gente na curiosidade. Vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Aline!
    Realmente, nem sempre lembrar com riquezas de detalhas é algo bom, principalmente aquilo que desesperadamente desejamos esquecer...
    Confesso que Os Prós e os Contras de Nunca Esquecer não faz o meu estilo, não costumo gostar de livros protagonizados por crianças/adolescentes, e de livros sobre/com músicas, por isso esse é um livro que eu não leria... Bjos!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Aline!
    Adorei sua resenha e outras duas que li desse livro.
    A Joan parece ser muito divertida, fofa e única.
    Adoro esses livros que nos emocionam, tocam e nos deixam com aquele calorzinho no peito.
    Anotado aqui!
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Aline
    também li esse livro pela Intrínsecos e compartilho da mesma opinião que você, foi um dos melhores livro que li, sem dúvidas.

    ResponderExcluir