RESENHA | Jardim dos Mortos - Patrick Correa

by - quinta-feira, dezembro 17, 2020


Título: Jardim dos Mortos
Autor(a): Patrick Correa
Editora: Independente
Páginas: 200
Gênero: Horror / Literatura Brasileira / Suspense e Mistério / Terror
Ano: 2020
Em breve na Amazon


Hey gente, tudo bem?
Livro novo de um dos meus autores nacionais favoritos, Patrick Correa. Tive a honra de fazer essa leitura antes do lançamento, e é incrível quando, além da escrita evoluir - a escrita dele já me envolvia de forma única -, o autor ainda conseguir entregar um trabalho melhor que os anteriores - algo que eu também achava impossível, porque O Rosemberg tem uma importância tremenda para mim -. Mas chega de papo e vamos ao que interessa:

Sinopse: Um terrível acidente em uma rodovia põe fim a vida de quase todos os membros da família Stein, e apenas Adam, que se tratava no hospital psiquiátrico de Heidelberg, teve a chance de sobreviver.
Três anos depois, a matriarca dos Von Teese, em seu leito de morte, pede que sua filha vá morar no casarão da família, com o marido e os filhos, para continuar a linhagem e perpetuar o nome dos nobres.
Adam e Christine se conhecem no hospital psiquiátrico. Ele vive o drama de guardar um segredo doloroso. Ela vive o tormento de acessar com facilidade o mundo dos mortos.
A vida dos Stein começa a se fundir ao mundo dos Von Teese, tecendo uma teia obscura de acontecimentos. Passado e presente se conectam, tendo como base um jardim frio e sem vida, onde os mortos respiram e os segredos de horror são desenterrados.

Minha opinião: Esse livro é um daqueles que qualquer deslize pode entregar algo importante, então resolvi focar mais na minha opinião.
Jardim dos Mortos me levou para um mundo paralelo, onde vi, ouvi e senti coisas que de tão irreais, pareceram reais. Me senti fascinada pela escrita do Patrick do começo ao fim da obra.
O terror psicológico se faz presente, e é como uma dança, levando o leitor por caminhos lúgubres, cheio de segredos, em um jardim que há muito não tem vida.

"Eu fico imaginando, se as coisas continuarem assim, de maneira crescente, até que ponto o absurdo pode caber na realidade em que vivemos?"

Adam e Christine me encantaram logo que apareceram. Lucius, Malik, os pais de Christine, seu irmãozinho, e outros personagens, todos possuem destaque, todos estão ali por algum motivo, seja para chocar, para impor medo, ou apenas por estar. A história possui algumas partes escritas em diário, foram as partes que mais me identifiquei, que mais mexeram comigo. 

"As pétalas já haviam caído e as folhas secado, luas já haviam passado e o clima mudado, mas permanecia uma dor que jamais se movia, ficava e nunca ia, apenas doía, assim como dói o amor ou uma saudade."

Os momentos que descrevem o casarão e seus arredores são fúnebres, e nada clichês, o autor soube inovar em vários quesitos, entre eles fantasmas, reviravoltas e o clima gélido, que em vários momentos me fez arrepiar. O final me deixou aturdida, nem nos meus mais loucos sonhos ou pesadelos imaginaria aquilo. A escrita é leve e fluída, embalando o leitor pelas linhas, ao mesmo tempo que consegue apresentar cenários perfeitos em suas descrições. O dom do autor em colocar elementos que me deixam inquieta é um ponto alto nas suas histórias. E sua escrita evolui cada dia mais.

Então é isso, vocês acabaram de saber minha opinião sobre o melhor livro que li em 2020, obrigada por essa obra Patrick, que mesmo sendo de horror, me senti abraçada em inúmeros momentos. 

O mal pode mudar qualquer pessoa, em Jardim dos Mortos isso fica em evidência. E você? Qual a última vez que se perdeu no seu interior? 

Em breve na Amazon para vocês.
Beijos!

Você também pode gostar desses posts:

2 comentários

  1. Oi, Aline. Como vai? Parece um livro incrível não é mesmo! Que bom que gostou da obra. Excelente resenha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá! Gostei muito do blog e já o segui! Quero convidá-lo a visitar e a seguir o meu blog de volta <3

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderExcluir