ENTREVISTA COM AUTORES #119 | Autor Victor Carvalho

by - segunda-feira, agosto 16, 2021


1 - Como você percebeu que queria ser escritor(a)?
De certa forma, esse ímpeto criativo sempre fez parte de mim, desde quando lembro, eu sempre passava muito tempo inventando coisas, minha mãe contava que eu fazia desenhos mirabolantes, cidades inteiras, naves espaciais… Conforme fui crescendo, apesar de continuar desenhando, a criatividade ia ganhando rumos diferentes. Eu tinha por volta dos 13 anos quando comecei a jogar RPG de fantasia (majoritariamente D&D), e lá por volta dos 16 conheci o Mundo das Trevas, da White Wolf, começando com o Vampiro: Idade das Trevas, que era ambientado na idade média. Pouco tempo depois, conheci um pessoal em Belém que fazia parte do Belém By Night, um projeto de Live Action de RPG de Vampiro: A Máscara, ambientado na era atual, que era ligado à outros estados, e para integrar o projeto criei o personagem Joel Moura, mas além da ficha preenchida, eu precisava entregar um prelúdio do personagem, uma espécie de histórico justificando o que ele já havia vivido, como tinha aprendido o que sabia, esse tipo de coisa, que seria avaliado e tudo mais... Me exigiram um texto de duas páginas para tal. Em uma bela tarde, sentei pra escrever e, quando menos percebi, tinha 28. Acho que foi nessa época. A partir dali, eu passava quase todo o meu tempo vago criando todo o tipo de personagens, com histórias cada vez mais complexas.

2 - Tem algum personagem favorito? Em modo geral ou do seu(s) livro(s)? Se sim, por quê? O que ele significa para você?
Não é necessariamente um "favorito", mas gosto muito do Samuel, o protagonista de Samuel Dantas. Pela forma como foi escrito, o personagem vai narrando em primeira pessoa, vai interagindo com o leitor, que se prestar atenção, consegue perceber o quanto ele vai amadurecendo conforme vai passando pelas experiências que acabam moldando a personalidade dele. E esse personagem, que apesar de ser do meu primeiro livro a ser publicado, pelos motivos que citei anteriormente, é completamente diferente de tudo o que já criei nos últimos 24 anos de produção textual.

3 - Como foi para você entrar no mundo literário?
Falei sobre isso há pouco tempo atrás em uma live, sobre o momento em que assinei meu primeiro contrato, o primeiro autógrafo... Não é algo que consigo qualificar bem com palavras, não sei porquê. É mágico, algo como um sonho tornado real, demora um pouco pra cair a ficha, comigo foi assim, pelo menos. 

4 - Você faz muitas pesquisas antes de escrever uma história?
Depende, eu gosto muito de inserir as minhas histórias, por mais fantásticas que possam ser, em um ambiente no mínimo verossímil. Isso, inevitavelmente, envolve a necessidade de pesquisa, mas não necessariamente muita, ou tão antes de escrever. A pesquisa que eu faço, geralmente é quando ela é necessária, na composição de um personagem, na ambientação de um cenário, etc... Enfim, a pesquisa ocorre quando se faz necessária. Mas existe uma exceção a isso, o Marca da Lua, por exemplo, a trilogia cujo primeiro volume vai ser lançado no primeiro semestre de 2022. Bem antes de começar a escrever de fato, quando ainda estava estruturando a história, eu fiz uma vasta pesquisa de quase dois anos sobre a mitologia do lobisomem e todas as suas variações desde a idade média, da Europa à Ásia e dos povos pré americanos antes de chegar nas figuras do folclore brasileiro,
 
5 - Existem muitas cobranças por parte de seus leitores?
Hoje em dia não. É engraçado, porque eu sofria mais cobranças antes de me tornar de fato um escritor, quando mandava meus textos para amigos mais próximos que passavam semanas mandando mensagens exigindo a continuação.

6 - Fale um pouco sobre sua forma de criação... Possui alguma mania na hora de escrever?
Sobre o meu processo de criação, para mim, é um pouco complicado de falar, primeiro porque acho que eu nunca compreendi de fato como acontece. Eu tenho TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), e o que acontece no meu caso, é que penso em 7 coisas ao mesmo tempo. Como isso funciona para mim como autor, é que o meu processo criativo acaba sendo um pouco diferente dos outros autores que tive a oportunidade de conhecer e conversar sobre, geralmente quando começo a escrever eu tenho somente as ideias iniciais, o desenrolar da história acontece conforme vou escrevendo. Já houveram histórias, inclusive, que terminaram bem diferentes de como eu havia planejado anteriormente, capítulos que surgiram espontaneamente, personagens que nasceram, outros que morreram, tudo nesse processo de criação contínua que se passa dentro da minha cabeça. Agora, sobre manias na hora de escrever, na verdade eu não tenho nenhuma mania propriamente dita, mas tenho umas condições. Por exemplo: eu preciso estar bem, se eu estiver estressado, deprimido, aborrecido, ou qualquer coisa assim... sentar na frente de uma página em branco só vai me frustrar mais ainda. Outra condição é o som, eu preciso estar ouvindo no máximo uma trilha sonora no fone, qualquer coisa que perpasse o volume do fone de ouvido me atrapalha imensamente.

7 - Quais são seus projetos para um futuro próximo?
Bom, tem aí alguns projetos em desenvolvimento, o Samuel Dantas já está pronto, lança nos próximos meses. Estou me programando para lançar o primeiro volume da trilogia Marca da Lua no primeiro semestre de 2022 e gostaria de lançar o Diários de Caça no segundo. E em paralelo, lançar os contos na Amazon, já tem os quatro primeiros publicados, nas próximas semanas serão seis. Também estou estruturando dois spín-offs para o Lucas (protagonista do Marca da Lua 1) e pelo menos mais um para a Michelle (protagonista do Marca da Lua 2), para já ir apresentando os personagens aos leitores. Outros dois projetos que estão sendo estruturados também, são: Os Estranhos Casos do Delegado Maia, que é uma série de contos relacionados, cuja história se inicia em "Eu nunca fui muito fã de jazz", que por sinal, ainda não decidi de que forma vão ser lançados, e por último, os contos baseados em experiências sobrenaturais, minhas e de pessoas próximas.
 
Gostaria de deixar algum recado para os leitores do Lost Words, e para seus futuros leitores?
Continuem consumindo literatura, prestigiem os autores nacionais, e principalmente, os novos autores. Incentivem esses autores a continuarem produzindo, e a continuarem lutando a batalha diária contra a página em branco. Pois a vitória vai ser para os dois lados, o autor e o leitor.

Sobre suas obras:


Sinopse: Samuel perde tudo após a noite mais especial de sua vida terminar com um encontro extraordinário. Sozinho e perdido na noite, é forçado a abraçar a existência de um mundo repleto de seres que antes eram apenas mitológicos e ficcionais, ao mesmo tempo em que tem de aprender sobre si mesmo e o que se tornou, quando decide revisitar promessas não cumpridas, traumas do passado e confrontar seus causadores. Ao se dar conta de que não há mais em quem confiar, sua existência se torna um drama de vingança e solidão que lhe obrigam a amadurecer e descobrir sozinho seu papel entre criaturas que se erguem quando o sol se põe e que secretamente controlam o mundo dos mortais.


Sinopse: Matheus, após mudar-se com sua mãe para uma região da cidade de Belém que esconde um passado macabro, em sua primeira noite, escuta sons do lado de fora da casa seguidos de uma visão aterradora e uma mensagem, "se ele te ver olhando, ele vem atrás de você", e o que se sucede é algo que mudaria sua vida para sempre. Compre aqui!


Sinopse: Nesta história que é um spin-off, ao mesmo tempo em que também é o conto que deu origem a toda a trilogia A Marca da Lua, Michelle, dois anos após ter sido contaminada pela maldição que faz com que se transforme em uma fera assassina a cada lua cheia, vem se mantendo em movimento enquanto busca por vingança, e acaba, por acaso, deparando-se com uma situação onde se vê obrigada a intervir, salvando uma jovem inocente de uma possível violência traumática. Compre aqui!


Sinopse: Arthur recebe um telefonema, avisando que seu tio, um velho e rígido delegado de polícia um tanto mal afamado, com quem havia morado após a morte de seus pais, havia falecido, e que deveria retirar os pertences dele do imóvel em sete dias, antes que o antigo sobrado fosse demolido para dar espaço a um novo empreendimento. Entre as quinquilharias, Arthur encontra uma caixa lacrada e, ao abri-la, acaba encontrando uma série de arquivos, com casos não resolvidos por todo o país… Na primeira pasta que resolve folhear, encontra a história de um homem que fora apreendido e encaminhado à um hospício, sem qualquer documento de identificação, tendo entrado em estado catatônico, logo após surtar em um aeroporto. Compre aqui!


Sinopse: Samuel começa a contar seu relato, que inicia em meados dos anos 70 quando, após a perda de um grande amigo, o que acarreta em um grave trauma causado pelo regime militar, na noite especial que findaria um ciclo conturbado, Samuel tem um encontro extraordinário que termina no limiar entre dor e luxúria. O que acontece a seguir, leva o protagonista a, após perder tudo o que tinha, a descobrir, da pior forma possível, que vampiros existem de verdade. Compre aqui!

Sobre o autor:


Victor é graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas, nascido em 18 de março de 1982 em Belém/PA onde viveu por 37 anos antes de mudar-se com a família, esposa e filhos, para Florianópolis/SC.
Desde a infância sempre foi fascinado pelas histórias que causavam arrepios e tiravam o sono de outras crianças. Na juventude, já havia tido uma boa carga de experiências envolvendo o sobrenatural, pelo qual sempre buscou conhecer mais e mais. Por volta dos 15 anos de idade iniciou na produção de textos, que eram em sua maioria na temática fantasia, ainda que sempre com um toque obscuro. Com o passar do tempo, o tema épico acabou deixando de fazer parte das páginas, que passaram a ser preenchidas com os mistérios das lendas e do sobrenatural.
Em sua fase adulta, por onde passava, especialmente nos interiores do estado do Pará, região rica em histórias que transitam entre o folclore e o obscuro, procurava sempre ouvir dos mais experientes em busca de relatos.
Em 2017, teve seu primeiro conto publicado no meio literário. O conto que deu origem ao seu primeiro livro, intitula-se Samuel da Rocha Dantas, presente na antologia Vampiro: Um Livro Colaborativo, da editora Empíreo.
Em 2019, no seu segundo conto, intitulado Largo Bajé, publicado pela Editora Folheando na antologia A Face do Medo, o autor utiliza-se de uma das histórias ocultas de sua cidade natal como base para uma história inquietante que já mexeu com vários leitores.

Instagram do autor | Compre suas obras AQUI

Beijos!

Você também pode gostar desses posts:

0 comentários