RESENHA | Amar é Mar - Luis Enrique Kato

by - quarta-feira, fevereiro 28, 2018


Título: Amar é Mar
Autor(a): Luis Enrique Kato
Editora: Coerência
Páginas: 200
Gênero: Contos / Crônicas
Ano: 2017
Skoob
Nota: 4/5
Livro cedido pelo autor
Sinopse: O que os sentimentos são capazes de proporcionar em uma pessoa? Após perder a avó materna, no final de 2012, Luis iniciou uma jornada que lhe proporcionaria inúmeras lições sobre a vida. Ela não é fácil, mas não significa que não pode ser bela. Em meio a contos e crônicas, o livro retrata a transição de um pré-adolescente rumo ao início de sua vida adulta. Seja muito bem-vindo a essa viagem.



Ouça Lugar ao Sol enquanto lê (clique aqui)

Minha opinião:
Eu nem sei como começar essa resenha, eu e o autor temos algo em comum: uma perda que foi (e para mim ainda está sendo) difícil de superar.
Luis perdeu sua avó materna no final de 2012, foi então que ele decidiu criar um blog chamado Vivências Vividas, onde começou a colocar seus sentimentos em palavras.
Vamos acompanhar o autor de sua adolescência até o inicio da vida adulta.

Luis tem uma sensibilidade admirável. E em meio aos contos e crônicas do livro, somos apresentados a suas angustias, saudades, perdas, amores, amizades, entre tantos outros sentimentos que fazem o leitor se identificar muito.
Mas lembra que eu falei que o autor e eu temos algo em comum? Pois é, minha avó materna faleceu no final de 2010, foi uma perda tão grande que até hoje eu sinto meu coração em pedaços só em recordar. O primeiro conto/crônica é exatamente sobre saudade, sobre não ter tido uma chance de me despedir, sobre como foi vendo minha mãe aos prantos me contando essa notícia que fez meu mundo desabar. Então o Luis conseguiu tocar minha alma com suas experiências de vida.
Gostei muito também do conto/crônica onde ele fala do Charlie Brown Jr. que é minha banda nacional favorita até hoje, e também a parte em que ele fala do Snape de Harry Potter, afinal minha tatuagem de Always é em homenagem tanto a saga quanto ao Snape <3
O livro contem ilustração que deixam a leitura ainda mais agradável,  no final temos algumas citações, tanto de músicas (Charlie, Supercombo <3), quanto de livros. Depois temos uma parte em que os amigos do autor falam um pouco sobre ele, o que achei incrível, ter uma noção de como o autor é no dia a dia, e ver que isso foi retratado de forma única em seus contos/crônicas. E ainda temos uma entrevista, que faz o leitor conhecer mais sobre como foi escrever o livro e suas inspirações.

Eu só não dei as 5 estrelas por conta da revisão que deixou muito a desejar.

Eu selecionei muitos quotes do livro (adeus post-its kk), então vou trazer no próximo mês um post só com quotes.

Espero muito que vocês tenham gostado da resenha, e que vocês possam dar uma chance a esse livro, que toca você de forma única.
Beijos!

Instagram do autor | Aonde comprar: Coerência | Blog 

Você também pode gostar desses posts:

10 comentários

  1. Oi Aline!
    Também perdi minha avó recentemente, de forma inesperada, e não entendo como o autor conseguiu descrever essa dor, eu evito até mesmo pensar para não sentir tanto... O autor tratou de temas marcantes, e mesmo eu não sendo fã de contos, não posso negar que parece ter uma beleza que conquista o leitor nas palavras do livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline.
    Parece que o autor conseguiu abordar um assunto tão delicado como luto de uma forma muito singela. Acho que muitos podem se relacionar com isso.
    Achei interessante ter contos sobre o Charlie Brown Jr e o Snape rs Um ótimo toque pessoal.
    Que pena que a editora não fez uma boa revisão.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Adorei o fato de o livro tratar de temas tão sensíveis, que fazem o leitor ser cativado e refletir ao mesmo tempo sobre suas próprias vivências e emoções. Achei a capa linda, e a sensibilidade parece estar presente do início ao fim do livro.

    ResponderExcluir
  4. Olá Aline,
    Não tinha ouvido sobre o trabalho do autor antes, e achei interessante a ideia.
    Gostei de saber que o livro tem ilustrações e trechos de musicas.
    Pena que a revisão do livro foi um problema na leitura.
    Gostei da capa do livro tbm.

    ResponderExcluir
  5. O livro nos proporciona uma leitura emocionante, visto que o autor fala de sua vida, suas experiências. O que faz nós sentirmos muito em comum com ele como você mesma mencionou!! Saber lidar com as perdas nos torna mais fortes para enfrentar os obstáculos da vida!!

    ResponderExcluir
  6. Amo livros assim e estou doida para ler esse livro, já vi ótimas resenhas sobre ele e a capa e a sinopse eu amei demais. Foto lindíssima e a resenha também. Agora fiquei com mais interesse para ler. *---*

    ResponderExcluir
  7. Com certeza vou dar uma chance ao livro. Tive oportunidade de fechar parceria com o autor e estou muito curiosa com o conteúdo dessas páginas. Parece um livro carregado de sentimentos, além de ter essa capa linda e o autor ser uma pessoa maravilhosa. Estou muito ansiosa pela leitura.

    ResponderExcluir
  8. Oi Aline
    Sinto muito pela sua perda, é algo bem difícil de lidar.
    A resenha está linda, eu amei essa foto com a natureza, e essa capa do livro me conquistou.
    Eu nunca ouvi nada do Charlie mas essa música que você colocou no começo do post é linda demais.
    Vou ir atrás do livro para comprar.
    Bjins

    ResponderExcluir
  9. Oi <3
    Sou louca para ler esse livro, parece bem bonito e emocionante, está na lista de desejos a um tempo já!
    Linda resenha :)

    ResponderExcluir
  10. Oi Aline!!!
    Eu não leio livros que acompanha a adolescência até o inicio da vida adulta, mas aparenta ser um livro emocionante e que nos aproxima do personagem pelo que percebi na resenha, achei interesante o fato dele criar um blog. Gostei muito da resenha e realmente perdas são terríveis e difíceis mas com ceteza isso nos torna mais fortes para enfrentar os obstáculos da vida que nos proporciona.

    ResponderExcluir