RESENHA | O desaparecimento de Josef Mengele - Olivier Guez

by - quarta-feira, setembro 04, 2019


Título: O desaparecimento de Josef Mengele
Autor(a): Olivier Guez
Editora: Intrínseca
Páginas: 224
Gênero: Ficção / Literatura Estrangeira / Romance
Ano: 2019
Skoob
Link para Compra
Livro cedido pela Editora



Josef Mengele foi um médico nazista no campo de concentração de Auschwitz, que ficou conhecido como Anjo da Morte, pois escolhia o destino das vítimas: trabalhos forçados, câmaras de gás ou seu laboratório. Nesse último, atrocidades eram cometidas, os piores métodos de tortura eram praticados em seu laboratório.
Mas em 1945, com o fim da guerra, Mengele consegue escapar, passando seus últimos anos na América do Sul, e mesmo sendo procurado, ele conseguiu 'desaparecer'.

Em O desaparecimento de Josef Mengele, vamos acompanhar Mengele entre Argentina, Paraguai e Brasil, e seus 30 anos de 'liberdade' até morrer em território brasileiro.

Uma história verídica, que mostra o quão desumano Mengele foi, um verdadeiro monstro. E que mesmo assim, conseguiu fugir, se manter escondido e ainda construir uma família e viver 'normalmente'.

A narrativa de Guez é impecável, o autor 'reviveu' a vida de Mengele para escrever essa história romanceada, e mesmo tentando mostrar que o monstro era humano - sem forçar nada - deixa claro o quanto esse homem foi cruel.

Quando vi esse lançamento da Intrínseca não pensei duas vezes, pois junta duas coisas que eu adoro, Segunda Guerra e Fatos Reais. É uma história inédita, que me fez sentir muita, mas muita ira em relação a Mengele, como alguém assim conseguiu escapar e ter uma vida 'normal', depois de todos os experimentos que ele fez com pessoas, revolta real. Mas ao mesmo tempo gostei muito de conhecer mais sobre algo tão atroz que é a Segunda Guerra Mundial e tudo que a envolve.

Leitura mais que recomendada.

Beijos!

Você também pode gostar desses posts:

0 comentários