RESENHA | O último presente de Paulina Hoffmann - Carmen Romero Dorr

by - quarta-feira, novembro 06, 2019


Título: O último presente de Paulina Hoffmann
Autor(a): Carmen Romero Dorr
Editora: Jangada
Páginas: 320
Gênero: Ficção / Literatura Estrangeira / Romance
Ano: 2019
Skoob
Link para Compra


Grupo Editorial Pensamento sabe publicar livros com temática de Guerra, assim que fiquei sabendo desse lançamento fiquei desejando ler. E que surpresa incrível, mais um para os favoritos dessa temática, ainda mais com mulheres sendo protagonistas <3

1945, Paulina Hoffmann é uma jovem que cresce em meio à uma Berlim nazista, ela foge com sua mãe e tenta reconstruir sua vida pós-guerra na Espanha, em meio aos conflitos, ela tem o amor de seus filhos e de sua neta Alicia, sua única neta.
Madri, 2016. Alicia herda um apartamento desconhecido em Berlim, após a morte de sua avó, e então Alicia parte para a Alemanha para descobrir sobre o passado de sua vó. Mistérios e segredos sendo descobertos, com histórias dessas duas fortes mulheres; e os horrores que a pós-guerra proporcionou.

Impossível não se comover com essa história. Histórias de mulheres após o final da Segunda Guerra Mundial, mulheres incríveis que sofreram muito, e tudo isso sendo apresentado ao leitor entre passado e presente, com capítulos intercalados entre Alicia e Paulina. Me envolvi nessa história sem ver as páginas passarem, indo desde a infância de Paulina até a vida adulta de Alicia. Aos poucos vamos descobrindo o porquê de Paulina deixar o apartamento para Alicia. A força feminina está presente em cada entrelinha, isso me fez amar ainda mais a leitura; acredito que esse assunto de Segunda Guerra seja necessário sim, muitas mulheres perderam filhos, maridos e netos para a guerra; e suas histórias precisam ser contadas. Um livro necessário, e que eu recomendo muito. Chorei? Muito! Mas vou levar essa história comigo.

Beijos!

Você também pode gostar desses posts:

0 comentários