ENTREVISTA COM AUTORES #89 | Autor Juan Jullian

by - segunda-feira, agosto 24, 2020

1 - Como você percebeu que queria ser escritor(a)?
Primeiro, muito obrigado pelo espaço e pelo convite. É  uma honra estar aqui no Lost Words! Então, eu sempre fui apaixonado por histórias. Cinema, teatro, literatura... sou fascinado por storytelling mas a vontade de escrever surge da percepção de um grande buraco de representatividade nessas narrativas que sempre consumi.  Eu nunca tinha visto uma história como a minha ou um protagonista como eu. Jovens negros e LGBT dificilmente são simbolizados ou colocados em espaços de protagonismo, independente de qual seja a mídia ou plataforma. Para me ver representado, eu precisei contar a minha própria história.

2 - Tem algum personagem favorito? Em modo geral ou do seu(s) livro(s)? Se sim, por quê? O que ele significa para você?
No "Querido Ex" eu tenho um carinho muito especial por um personagem chamado "Daniel". O nome foi dado em homenagem ao primeiro garoto por quem eu me apaixonei, quando eu tinha, sei lá, dez anos. Ele simboliza o aliado que eu gostaria de ter ao meu lado em momentos assustadores da adolescência. Um amigo que entende exatamente como é a sua dor mas que também é maduro e corajoso o suficiente para pegar na sua mão e falar "respira, vai ficar tudo bem".

Agora, em modo geral, eu sou apaixonado pela Hannah, personagem criada pela Lena Dunham para a série Girls. Ela é uma menina recém formada na faculdade, tentando ser escritora enquanto está envolvida em um relacionamento abusivo, lidando com seus transtornos de ansiedade e a pressão para "ser adulta". Mais relacionável, impossível. 

3 - Como foi para você, entrar no mundo literário?
Foi uma jornada, apesar de ter sido relativamente rápido. Eu sou formado em Relações Internacionais e estava cursando uma segunda graduação em Direito.Quando eu terminei de escrever o "Querido Ex," eu não conhecia ninguém no mercado, não tinha contatos e não fazia ideia de como publicar meu livro. Foi quando comecei a estudar tanto escrita criativa como o mercado editorial como um todo. Ingressei em uma pós-graduação em Escrita Criativa e lá pude aprofundar o networking e aprimorar minha técnica. Apesar disso, até meados de 2019 eu trabalhava de terno e gravata em um escritório, surtando o dia inteiro na frente do computador. Foi quando surgiu o convite para trabalhar no Carreira Literária - uma plataforma online de formação de escritores - e em seguida a proposta da Galera Record para relançar o "Querido Ex". Felizmente hoje consigo viver nesse mundo.

4 - Você faz muitas pesquisas antes de escrever uma história?
Sim! Mesmo quando o livro é mais pessoal, como o "Querido Ex", é necessário pesquisar. Conhecer as referências do gênero, ler o que seu público está consumindo, estudar vivências que são diferentes da sua, não existe escrita sem a pesquisa.

5 - Existem muitas cobranças por parte de seus leitores?
De forma alguma, eles são incríveis! Eu fiquei com receio quando anunciamos a nova versão do "Querido Ex" pela Galera Record, já que seria o mesmo livro lançado anteriormente mas acho que todo mundo entendeu e ficou muito feliz por essa nova etapa. Com a Record eu pude revisitar o livro. Cortamos algumas passagens, adicionamos novos capítulos, fizemos alterações e já incluímos o primeiro capítulo do "Maldito Ex", a sequência que chega nas livrarias ano que vem. Apesar de ser a mesma história, esse é um novo livro. Eu to muito ansioso para saber o que a galera que já leu a versão anterior vai achar dessa! Muitas das mudanças ocorreram graças ao feedback que recebi dos leitores ao longo desse último ano.

6 - Fale um pouco sobre sua forma de criação... Possui alguma mania na hora de escrever?
Eu sou completamente caótico. Atualmente também tenho desenvolvido projetos como roteirista então meu trabalho implica em escrever o dia todo. O mais difícil é gerenciar o tempo mas com a prática a gente vai aprendendo mas eu não conseguiria sobreviver um dia sem litros de café e músicas da Taylor Swift.

7 - Quais são seus projetos para um futuro próximo?
Atualmente estou focado no lançamento da nova versão do "Querido Ex". Fizemos uma super pré-venda na Submarino onde, além do livro, um caderninho, dois broches, marcador e card, todo mundo que fizer a reserva também ganha uma cartinha minha. O ponto é que eu fiz questão de escrever uma por uma e à mão, com caneta e papel, para todas as compras feitas até o fim desse mês de agosto. Ou seja, vou passar um bom tempo escrevendo cartinhas! 

Para além disso, estou finalizando o "Maldito Ex", a sequência do "Querido Ex", protagonizada pelo ex-namorado, que chega nas livrarias em 2020 e cujo primeiro capítulo já vai nessa nova edição.

Gostaria de deixar algum recado para os leitores do Lost Words, e para seus futuros leitores?
Eu preciso agradecer todo mundo que apoiou a minha história de alguma forma. Escrever no Brasil é uma tarefa dantesca. Quando se é minoria , a batalha é ainda mais difícil. Autores negros representam menos de 10% daqueles publicados pelas grandes editoras. Se o "Querido Ex" está ganhando essa nova vida na Galera Record é em decorrência de cada leitor, que baixou ou comprou o livro, que deixou uma avaliação na Amazon, que se inscreveu no meu canal no Youtube... minha trajetória é a prova de que o poder nesse mercado está na mão de vocês, na mão dos leitores. Por isso, sempre deixo o apelo para apoiarem, consumirem e divulgarem autores nacionais. Muito obrigado!

Sobre sua obra:


Sinopse: Querido ex conta em primeira mão os relatos de um jovem cuja vida está sendo definida por um catastrófico acontecimento: seu ex-namorado virou, da noite para o dia, a maior celebridade do país.
A única coisa pior e mais desastrosa do que levar um pé na bunda, é levar um pé na bunda e ver seu ex se tornar a maior subcelebridade do Brasil. Não só isso, mas assistir em tempo real enquanto ele se apaixona por outro cara em TV nacional. Poucas palavras conseguem expressar esse nível de decepção amorosa. Nem mesmo Taylor Swift seria capaz de entender.
Mas é justamente a tentativa de colocar a dor em palavras, reunidas em cartas para o maldito ex, que faz com que nosso protagonista repense algumas coisas. Entre crises de luto e saudades, existem festas anuais do dia dos ex-namorados com todas as suas amigas que o seu ex detestava. Existe a vida que você deixou para trás enquanto amava alguém que agora é somente um estranho com milhões de seguidores. E talvez por trás daquele amor existisse também um tanto de controle, de gaslighting, de codependência.
Além de abordar de forma sensível, irônica e crua as diferentes nuances de um relacionamento abusivo, Querido ex também traz questionamentos sobre os preconceitos sociais que jovens negros e gays estão sujeitos em nossa sociedade. Publicado originalmente de forma independente, o livro vendeu mais de 20 mil exemplares e ficou mais de 100 dias seguidos no 1° lugar dos mais vendidos na categoria LGBT da Amazon.

Sobre o autor:


Juan Jullian é graduado em Relações Internacionais pela PUC-RIO, laureado com o prêmio Gerson Moura de melhor monografia e pós-graduando em Escrita Criativa pela Universidade Santa Úrsula. Seu primeiro livro, "Querido Ex", inicialmente publicado de forma independente, vendeu cerca de 23.000 exemplares e passou mais de 100 dias como o título LGBT mais vendido da Amazon Brasil, sendo relançado em 2020 pela editora Galera Record. Atualmente trabalha na sequência, "Maldito Ex", encomendada para 2021. Foi um dos 30 roteiristas selecionados para o Laboratório de Narrativas Negras da Rede Globo em parceria com a FLUP. Colaborou na monitoria do curso de roteiro da "ABC Cursos de Cinema";  trabalhou no setor de entretenimento da The Walt Disney Company em Orlando/Flórida e faz parte da equipe Carreira Literária, uma das maiores plataformas online de formação de escritores do país.

Compre seu livro AQUI | Instagram do Autor

Beijos!

Você também pode gostar desses posts:

0 comentários