RESENHA | Mentiras como o amor - Louisa Reid

by - terça-feira, agosto 04, 2020


Título: Mentiras como o amor
Autor(a): Louisa Reid
Editora: Novo Conceito
Páginas: 432
Gênero: Drama / Literatura Estrangeira / Romance
Ano: 2017


"Estou escrevendo isso para que vocês saibam tudo sobre mim e sobre minha mãe, e também sobre o que é ser uma adolescente e a dificuldade que é viver assim. Deprimida. Não é todo mundo que entende. Por favor, deixem-nos mensagens para nos ajudar a enfrentar esse momento. Obrigada e até mais! Audrey."

Em Mentiras Como o Amor acompanhamos a história de Audrey, uma garota de 16 anos que mora com sua mãe Lorraine e seu irmão Peter de 5 anos, mas Audrey tem depressão, e isso está acabando cada vez mais com ela, tem 'alucinações' com algo que ela chama de A Coisa, que faz cortes em seu pulso e a faz ter pesadelos horríveis.
A antiga casa de Audrey pegou fogo então eles estão se mudando para outro lugar, e vão morar na Granja, um lugar sombrio, com um córrego em volta da casa, e uma floresta. Perto dali mora Léo e Sue, que ficam felizes com a chegada dos novos vizinhos, afinal Léo também passou/passa por momentos difíceis e está na hora de fazer amigos de verdade.

"Desci as escadas e enfileirei meus comprimidos no balcão. Um para que eu não me sentisse deprimida. Um para que eu parasse de sentir enjoo. Um para que eu dormisse o dia inteiro. Um para me impedir de abrir cortes nos braços, pernas e coxas. Havia comprimidos para tudo. Para tudo, exceto um comprimido para que eu pudesse ser livre."

Mas logo Léo vai perceber que Audrey é mais na dela, não gosta de conversar e acredita que fica melhor sozinha com seu irmão, mas ele é persistente e tenta ao máximo se aproximar dela.
Logo ele conquista a confiança de Peter falando de pássaros e animais que podem ser encontrados na floresta, o que obriga Audrey a se aproximar também, afinal ela sempre quer ver as pessoas ao seu redor bem e felizes, porque ela acha que ninguém suportaria a verdadeira Audrey, a Audrey que tem medo da Coisa, e que vai passar por momentos difíceis, aonde o leitor também vai sentir na pele o que doenças mentais são capazes de fazer.


Que livro destruidor, Louisa Reid veio mostrar que realmente conto de fadas não existem, e fez uma história que pode ser mais real do que imaginamos.
Eu se senti apreensiva desde o começo até o fim, é um livro em que o leitor se coloca no papel da protagonista, e sente junto com ela, muitas vezes me via torcendo para ela reagir de alguma forma.
Audrey se faz forte pelo seu irmão, que é pequeno e muitas vezes é como uma mãe pra ele, dá banho, comida, ajuda na lição de casa, leva pra escola, e tantas outras coisas. Quem já teve depressão sabe o quanto é difícil rebater a essa doença, e Audrey fica a maior parte do tempo entupida de remédios.

Peter foi a parte fofa no livro, acho que a autora colocou ele para dar uma equilibrada, a inocência de uma criança, que não entende o que está acontecendo, mas está ali para o que der e vier pela sua irmã, eu me encantei por ele desde a primeira vez que ele apareceu.

"Eu acho que você é um doce. Isso é tudo. E todo mundo tem sua própria dor. Você não precisa ter vergonha disso. E, se você está doente, então pode melhorar. É isso que você precisa ter em mente."

O final é mais um de reviravoltas, aonde o leitor fica intrigado e com raiva ao mesmo tempo.

A edição está linda, a capa tem tudo a ver com o livro, apesar da quantidade de páginas a leitura flui de forma leve por questão da fonte usada.

Referente a narração teve algo que eu não gostei, temos capítulos intercalados entre Audrey e Léo, os da Audrey são em primeira pessoa, mas os do Léo são em terceira, e isso no começo foi ruim, porque estava acostumada com um tipo de narração e quando era o Léo narrando ia para terceira pessoa. Isso fez eu não dar um favorito para o livro.

Espero que vocês tenham gostado da resenha, ficou enorme mas não tem palavras justas pra descrever esse livro, leia, e se surpreendam como eu me surpreendi.
Logo vou ler Corações Feridos da mesma autora e conto pra vocês!
Beijos!

Você também pode gostar desses posts:

2 comentários

  1. Oi, Aline! Primeiramente parabéns pela resenha, ficou incrível e para mim não ficou enorme, queria até ler mais. Eu já li alguns livros de Louisa Reid e sua escrita me agrada bastante. Este livro aí eu não li, mas certamente me agradará. Sei bem como é tenso livros que abordem a depressão, pois já passei por isso e, não é nada agradavél esta situação, principalmente para quem convive com o depressivo(a). Já anotei a dica para o ler futuramente. A capa está belíssima. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu admito que ainda não conheço as letras da autora,mas fiquei totalmente tocada com essa resenha de um livor que eu não conhecia.
    Lidar com depressão não é algo fácil de jeito nenhum e pelo que li acima, as dores da personagem são sentidas demais, tanto que sua resenha tem muito sentimento.
    A capa é linda demais e com certeza, já é um livro que preciso ter em mãos, mesmo sabendo que também irei me emocionar e sentir!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir