ENTREVISTA COM AUTORES #152 | Autor Mister Jota
Na verdade, não tive bem uma inspiração e sim, um grande incentivo. Eu já tinha uma facilidade enorme para criar histórias desde a infância e, para completar, no início da vida escolar tínhamos uma matéria chamada Comunicação e Expressão que era, basicamente, a leitura, cópia e criação de pequenos textos. Daí para criar, primeiro na minha cabeça e depois passar para o papel, foi um pulo.
2 - Quais autores ou obras influenciaram seu estilo de escrita?
Eu já escrevi poemas, romance, drama, suspense e, atualmente comédia. Alguém me disse uma vez que o drama lembrava Sidney Sheldon e, eu lia muito Jorge Amado mas, estranhamente, nenhum deles influenciou diretamente minha forma de escrever. Eu simplesmente sento e as palavras fluem em um estilo livre. Apenas agora, na área da comédia, é que passei a usar o estilo de Manoel Antônio de Almeida, em Memórias de Um Sargento de Milícias onde uso vários capítulos curtos, para facilitar a leitura. Gosto também de usar o final de um capítulo como gancho para o próximo e isso, talvez eu tenha sido influenciado por Agatha Christie.
3 - Como você lida com o bloqueio criativo?
Isso é um problemão! Não costumo ter muitos mas, quando acontece, me afasto por um tempo da escrita e volto depois com a mente mais tranquila. Hoje em dia, como me inspiro muito no cotidiano à minha volta, praticamente não tenho esse problema mas, da última vez que tive, resolvi escrevendo sobre o próprio bloqueio.
4 - Quais desafios você enfrentou durante sua jornada como escritor(a)?
O maior desafio é o da publicação em si. Não pela parte técnica de editar, criar capa e tudo mais mas, pela dificuldade com editoras, com os problemas financeiros de ser independente, com o desinteresse das pessoas pelo consumo de escritores nacionais, com a falta de apoio das pessoas próximas e, principalmente, pela concorrência desleal das redes sociais e seus textos curtos. Escrevemos em uma época onde as pessoas querem assistir vídeos ou ler mensagens de duas linhas e essa acaba sendo o maior dos desafios.
5 - Você já teve experiências significativas com seus leitores? Alguma história que gostaria de compartilhar?
Tem uma história engraçada. Eu, além dos livros regulares, escrevo pequenos Causos que publico em edições mensais. Um destes relata uma pessoa saindo de casa pela manhã bem cedo e mostra o quanto ela está orgulhosa daquele heróico sacrifício matinal e do quanto o que ela estava indo fazer era nobre. Durante o texto a gente imagina que a protagonista tem realmente alguma profissão nobre e heróica e que está indo fazer algo bom. Uma leitora leu esse Causo em primeira mão, na minha frente e pude ver suas reações. Ela era Técnica de Enfermagem e leu o texto todo comentando o quanto estava se identificando com a jornada daquela personagem e do quanto aquilo era similar a sua rotina. Acontece que, no final, a personagem está apenas indo para a academia se exercitar.
A leitora então parou alguns segundos, pensou um pouco e comentou:
- Eu pensei que ela era uma Técnica também e está apenas indo para a academia!
Depois me olhou e rindo, completou:
- O pior é que assim ficou ainda mais parecida comigo.
6 - Como é o seu processo de escrita? Você segue uma rotina específica?
Infelizmente, por não viver da escrita, não consigo estabelecer uma rotina diária para escrever. Tenho 259 crônicas que escrevi no horário de almoço do local onde trabalhava e, essa foi a única época em que eu tinha essa regularidade. Porém, consigo compensar com uma escrita rápida pois, tenho o privilégio de ter muita facilidade com a criação de histórias.
7 - Qual é o impacto que você espera que suas obras tenham nos leitores?
Hoje, escrevo textos e livros de humor baseados no comportamento das pessoas portanto, o impacto que eu espero é de, além de fazer rir, mostrar o quanto nosso comportamento orgulhoso, agressivo e, às vezes mesquinho, pode soar ridículo, absurdo e risível. O humor em minha obra tem o objetivo de fazer as pessoas pensarem em como nossas atitudes podem e precisam ser mudadas, servindo assim, de espelho para refletirmos sobre nosso comportamento.
8 - Quais são seus planos para o futuro? Você está trabalhando em algum novo projeto?
Estou lançando neste momento a terceira parte de uma trilogia, na linha do humor, chamada "Leite Sumindo Meu Mingau Primeiro", que precede as outras duas partes: "O Misterioso Mistério do Desaparecimento do Gato Aparecido" e "A Honra de Patrícia Pula Cerca e A Dúvida de Gustavo Galha Alta". Em paralelo, continuo publicando livretos mensais contendo, em média, cinco pequenas histórias e, o próximo projeto é uma sequência de livros contando a História do Brasil, de forma bem humorada. O primeiro livro, que já está sendo escrito, se chamará " A História do Brasil Segundo Os Lorotas".
Gostaria de deixar algum recado para os leitores do Lost Words, e para seus futuros leitores?
Meu recado para os leitores é: leia!
Leia de tudo que te interessar sem preconceitos ou vergonhas. Você não precisa ser um erudito para ler os clássicos e nem será menos culto se ler uma novela ou um hot. O importante é ler, aprender, se informar, se divertir e se emocionar com aquilo que te faz bem. Leia sempre e leia muito!
E leia meus livros também…
Sobre suas obras:
Sinopse: “Esperou um momento de distração dos amigos, pegou seu copo e foi para o lado de fora sozinho. Olhou para o céu. Não procurava por Deus. Apenas olhava as estrelas. Era uma noite bonita. Uma bela lua, muitas estrelas e raríssimas nuvens. Típico do verão baiano. Sentiu lágrimas brotando nos olhos. Seu peito doía. O coração estava machucado.”
Ambientada numa escola pública da década de 90 e baseada em uma história real, esta história mostra a trajetória de Jorge, um adolescente descobrindo o amor, encarando uma tragédia familiar e descobrindo as dores e prazeres da transição para a idade adulta, enquanto busca livrar-se de seus medos e defeitos. - Compre aqui!
Sinopse: Na pequena e pacata Folhagem, um mistério do passado é trazido à tona após a tentativa de assassinato de um filho pródigo da cidade. Mais que um simples homicídio, esse ato desencadeará uma série de consequências envolvendo o leitor numa teia de intrigas e traições. O que teria desencadeado tal ato de vingança? Que segredos ocultos trazia Zeca em seu retorno? Teriam os irmãos algo de obscuro em seu passado que inspirasse tanto ódio em alguém na pacata cidadezinha? Ou existiria algo mais?
Acompanhe a desesperada busca de Miguel por respostas a esses enigmas enquanto tenta proteger a própria vida, nesse suspense escrito a três mãos. - Compre aqui!
Sinopse: Para a viúva Dondoca, o único amor que restou foi seu xodó, o gato Aparecido. Um dia, Aparecido desapareceu e, com sua pequena aposentadoria, só resta a Dondoca contratar os mais improváveis detetives: uma fofoqueira conhecida, um malandro nada confiável e um bêbado curioso. Será que Aparecido aparecerá? Será que um dos detetives encontrará o desaparecido Aparecido? Acompanhe o desenrolar deste misterioso mistério e ajude Dona Dondoca a encontrar o desaparecido Aparecido. - Compre aqui!
Sinopse: Sejam bem vindos à cidade de Cornomansos, um lugar pacata e de gente desconfiada onde, Gustavo Galha Alta, atormentado por um acontecimento do passado (e uma coceira terrível na cabeça), procura pelo paradeiro de sua amada, Patrícia Pula Cerca. Passando pelas mais inusitadas situações e cruzando com pessoas excêntricas , Gustavo busca a solução deste mistério. Este é o segundo causo do Causoverso, trazendo de volta alguns dos hilários personagens do Misterioso Mistério do Desaparecimento do Gato Aparecido. - Compre aqui!
Sobre o autor:
Escritor autodidata com mais de uma década de experiência e autor de seis livros e duzentos e sessenta textos literários.
Atualmente produzo uma sequência de livretos mensais sob demanda de assinatura, onde escrevo, diagramo, crio capas e distribuo.
Me defino como um criativo e divertido contador de histórias e causos.
EXEMPLOS DE TRABALHOS
Autor das seguintes obras literárias:
BRIGAS, PAIXÕES E OUTRAS COISAS MAIS (romance);
RETALHOS (drama);
ATRAVÉS DA CORTINA DE LEMBRANÇAS (suspense);
O MISTERIOSO MISTÉRIO DO DESAPARECIMENTO DO GATO APARECIDO (humor);
A DÚVIDA DE GUSTAVO GALHA ALTA E A HONRA DE PATRÍCIA PULA CERCA (humor);
LEITE SUMINDO, MEU MINGAU PRIMEIRO (humor).
Beijos!
5 comentários
Parabéns Aline por dar voz a esses verdadeiros heróis, autores de uma época de leitores de linha . Parabéns Mister Jotta pelos livros e crônicas , por nunca desistir. Voa ! Asas vc tem. O céu é o limite!
ResponderExcluirObrigado pelas palavras e pelo incentivo de sempre, Suzana Kelly. Em breve, novidades.
ExcluirFico muito feliz com seu comentário, Suzana. Muito obrigada <3
ExcluirUm excelente escritor !! A obra Retalhos é fenomenal !
ResponderExcluirVá em frente , Mister Jota voce ainda vai aparecer na televisão. Deus no comando de tudo.Tia Maria
ResponderExcluir