ENTREVISTA COM AUTORES #171 | Autor Rodrigo Seara

by - quinta-feira, maio 09, 2024


1 - Qual foi sua inspiração para começar a escrever? 
Minha inspiração veio dos filmes antigos, do rock clássico, as lendas do interior e da esperança de criar meus próprios finais de histórias, uma oportunidade que faço questão de reservar para o leitor em minhas obras.

2 - Quais autores ou obras influenciaram seu estilo de escrita? 
Um autor e amigo que me inspirou muito foi Bruno Aichinger, autor de A Garota Mais Bonita de Ipanema. A pessoa quem me motivou a escrever os mais diversos contos e fazer a minha própria antologia.

3 - Como você lida com o bloqueio criativo?
Creio que é algo com que todo escritor e artista de modo em geral se preocupa. Criar algo do zero é um esforço grande, todos temos nossas limitações, o fator decisivo e como lidamos com isso.
Gosto de transformar toda frustração, as dificuldades e adversidades em escrita, é o modo que criei para transmitir um sentimento através das histórias.

4 - Quais desafios você enfrentou durante sua jornada como escritor(a)?
Meu primeiro livro foi fruto de alguns sentimentos bem fortes, e situações em que estava vivenciando. Como o luto, a ansiedade e depressão, as descobertas e autoconhecimento.
Todos passamos por isso em algum momento da vida, acho que esses obstáculos fazem parte de nós, e do trajeto para evolução própria.

5 - Você já teve experiências significativas com seus leitores? Alguma história que gostaria de compartilhar?
Sou uma pessoa bem introvertida, embora admire a interação e o feedback que recebi dos leitores, não tive muito contato físico por optar a não fazer um lançamento na cidade.
Mas recebi diversas mensagens de carinho e incentivo pelas plataformas digitais, comentários esses que são extremamente importantes para nos motivar a continuar escrevendo.

6 - Como é o seu processo de escrita? Você segue uma rotina específica?
Acredito que uma rotina de escrita seja essencial, constância e técnica para manter a criatividade e sua concentração na obra atual que está escrevendo.
Mas não é tão fácil, às vezes você simplesmente não está animado. Gosto de usar o método pomodoro para não me sentir tão sobrecarregado com a "necessidade" de escrever ou completar tal capítulo em tanto tempo.
Escrita, estudo, trabalho, leitura... É a mesma coisa, você se dedica e obtém um resultado, o importante é estar feliz com o que faz.

7 - Qual é o impacto que você espera que suas obras tenham nos leitores?
Eu costumo dizer que transmitir emoções é o meu real objetivo, sejam eles bons ou ruins. Fazer um leitor sentir algo, me lembra de um tempo que eu não consegui ter emoção alguma, quero ressaltar a importância de como sentir demais, e melhor do que sentir menos, mesmo que doa ou te faça duvidar, significa que você está vivo, somos humanos e sensitivos ao erro e acertos.

8 - Quais são seus planos para o futuro? Você está trabalhando em algum novo projeto?
Estou trabalhando em um livro novo chamado "A Tempestade e os Telhados que se Quebraram"
Sempre gostei de títulos grandes e histórias humanas, quero que essa obra tenha grande impacto na vida de quem decida ler, talvez todos possamos aprender algo com nossas dores, e entender que elas não nos fazem mais fracos, e sim, mais fortes e tolerantes.

Gostaria de deixar algum recado para os leitores do Lost Words, e para seus futuros leitores?
Sei que muitas vezes a vida não costuma ser como nos livros que consumimos. Nem tudo é tão fácil, nem tudo é tão belo e teatral, mas vocês são definitivamente importantes.
Continuem vivendo, sonhando, e mantendo a esperança e necessidade de buscar continuamente a felicidade.
Não parem de sonhar!

Sobre sua(s) obra(s):


Sinopse: Em "Convencional 80s e Outras Histórias", Rodrigo Seara mergulha nas profundezas da década de 80, trazendo à vida 12 contos que capturam a essência vibrante da época. Com uma abordagem versátil, o autor tece narrativas que atravessam diferentes gêneros, proporcionando uma leitura envolvente e diversificada.
A obra é um convite à reflexão, mergulhando no folclore brasileiro com a intrigante lenda da Pisadeira e explorando o misterioso mito de Íncubo. O autor não se limita a um único espectro, abordando temas importantes e sensíveis através de uma fusão única de fantasia e relatos pessoais. - Compre aqui!

Sobre o(a) autor(a):


Rodrigo Seara, nascido em 2003, é natural de Ipatinga, cidade encantadora do interior de Minas Gerais. Desde cedo, revelou sua paixão por filmes antigos, sendo cativado pela nostalgia que permeia as produções cinematográficas de épocas passadas. Além disso, sua trilha sonora da vida é embalada pelo "rock" clássico, uma fonte constante de inspiração.
Sua jornada literária começou com o conto "Noite Arrastada", escolhido para a antologia "+ Humor, Por Favor" do Selo Off Flip. Em seguida, lançou seu primeiro livro solo, "Convencional 80s e Outras Histórias", pela Editora Flyve. Recentemente, seu mais atual trabalho, "A Dança das Raízes", foi selecionado para a antologia de terror natalino "Jingle Bells: Jingle Berros" da Editora Furcarta, ampliando sua presença em diferentes gêneros literários.
Com uma trajetória promissora, Rodrigo Seara destaca-se pela versatilidade e pela habilidade única de transportar os leitores para distintas atmosferas por meio de suas cativantes narrativas

Instagram do Autor(a) | Compre seu(s) livro(s) AQUI: E-book ou Físico!
Beijos!

Você também pode gostar desses posts:

0 comentários