ENTREVISTA COM AUTORES #187 | Autora Thais Rocha

by - terça-feira, maio 21, 2024


1 - Qual foi sua inspiração para começar a escrever?
Eu sempre li muito, desde muito pequena, porque minha mãe também é uma leitora voraz e me incentivou desde muito cedo a gostar de livros. Lendo meus primeiros livros de fantasia, fui percebendo que eu também queria criar mundos e personagens como aqueles. Eu ainda tenho o caderno em que rascunhei minha primeira fanfic (que nem sabia que se chamava assim!) aos 10 anos.

2 - Quais autores ou obras influenciaram seu estilo de escrita?
Anne Rice é a primeira que preciso mencionar, mas no meu estilo atual também não posso negar o impacto que a escrita da Leigh Bardugo causou em mim.

3 - Como você lida com o bloqueio criativo?
Vou buscar inspiração fora do trabalho. Livros, séries, filmes, mangás, animes, até mesmo um passeio no parque pode ser a fonte da inspiração necessária para retomar o processo criativo.

4 - Quais desafios você enfrentou durante sua jornada como escritor(a)?
Cada dia temos um novo, ainda mais no mercado independente! Mas diria que o maior de todos é a falta de acesso às editoras tradicionais.

5 - Você já teve experiências significativas com seus leitores? Alguma história que gostaria de compartilhar?
Cada contato com leitores e potenciais leitores é muito especial. Nunca paro de me surpreender quando alguém de fora do meu círculo social me marca numa postagem ou manda uma mensagem dizendo que leu alguma das minhas histórias e o que achou delas. É sem dúvida uma fonte de motivação para continuar escrevendo!

6 - Como é o seu processo de escrita? Você segue uma rotina específica?
Eu sempre gostei muito de escrever a mão, e estou retomando essa prática já faz um ano mais ou menos. Vou planejando os detalhes, juntando referências e organizando o que preciso escrever em cada capítulo ou parte. Tento escrever um pouquinho todo dia - nem sempre a rotina permite, mas a meta fica.

7 - Qual é o impacto que você espera que suas obras tenham nos leitores?
Espero que meus personagens (e a história deles) sejam impactantes o suficiente para permanecerem na mente dos leitores mesmo depois de terem encerrado a leitura. Espero que torçam por eles, sofram com eles, enfim, que vivam a história junto com eles e aproveitem a jornada.

8 - Quais são seus planos para o futuro? Você está trabalhando em algum novo projeto?
O último livro da minha trilogia Tykhe chega da gráfica em junho e também já estou escrevendo um livro novo, completamente diferente de tudo que eu já escrevi, que sai ainda esse ano, ou no comecinho de 2025!

Gostaria de deixar algum recado para os leitores do Lost Words, e para seus futuros leitores?
Aos amantes de fantasia e terror: minhas histórias são definitivamente para vocês! Espero que gostem e vou adorar saber o que vocês acharam ;)

Sobre sua(s) obra(s):


Sinopse: Giselle, indo contra os desejos de sua mãe, sonha em ser a primeira bailarina do aclamado corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Clara é filha de bailarinos, e tudo o que queria era ser uma adolescente normal, ao invés de desperdiçar toda sua vida em uma escola de dança. Quando as duas se conhecem, algo muda em ambas. Se tornam melhores amigas, e depois algo mais… Até que um terrível acidente vira o mundo de Giselle e Clara de cabeça para baixo. Uma morte inesperada. Uma vida após a morte sombria. Clara conseguirá desfazer o mal-entendido, ou será que já é tarde demais? - Compre aqui!


Sinopse: Diana esteve sozinha toda sua vida. Ela não era uma criatura sobrenatural comum, e por isso perdeu sua casa e seus pais de maneira brutal, sendo forçada a fugir pelo mundo. Porém, o que aconteceria se ela encontrasse um local seguro para ficar? E se as pessoas que encontrassem lá fossem, na verdade, mais importantes em sua história do que estava disposta a admitir? Ela está prestes a descobrir que sua vida não é exatamente como sempre supôs que fosse. - Compre aqui!


Sinopse: Depois de sua fuga, por um triz, da escola na serra fluminense, Diana encontra-se, mais uma vez, sozinha e em uma nova cidade. Porém, nada nunca mais será como antes. A informação que seus tios lhe deixaram mudou tudo e ela agora precisa se preparar para as batalhas que certamente virão. Dessa vez, ela não estará sozinha.

Diana terá que aprender a viver em comunidade – uma de seres exatamente como ela – e também se esforçar para encontrar sua verdadeira forma híbrida, nem lobisomem… nem vampira. E tudo isso será mais fácil (ou mais difícil) sendo acompanhada de perto por Logan, um werepyre de sorriso fácil e modos enervantes?

Muitos aprendizados e batalhas aguardam Diana em “Moirai”, o segundo volume da trilogia “Tykhe”. - Compre aqui!


Sinopse: Em Tykhe, abandonada à própria sorte, ela descobriu a verdade; em Moirai abraçou seu destino e verdadeira natureza; agora, terá de fazer uma escolha: lutar ou se entregar.

Depois da terrível baixa que sofreram em Paraty, Tykhe, Logan e os outros werepyres se veem confrontados com uma guerra eminente. O tirano dos vampiros cairá, ou a raça híbrida jamais encontrará paz. Tykhe precisará equilibrar as demandas de sua família vampira, bem como a do lado lobisomem, escolhendo bem em quem pode confiar, para enfim derrotar o avô e libertar seus pais.

Chegou a hora de deixar a sorte e o destino de lado, e fazer uma escolha. Hairesis é a conclusão da trilogia Tykhe. - Compre aqui!

Sobre o(a) autor(a):


Thais Rocha é mestra em Letras (USP) e exerce a profissão de diversas formas: é escritora, acadêmica, tradutora e revisora. É autora da trilogia Tykhe, Giselle e de vários contos, sempre transitando entre a fantasia e o terror. Foi finalista do V Prêmio ABERST e semifinalista das edições III e IV.

Beijos!

Você também pode gostar desses posts:

0 comentários