ENTREVISTA COM AUTORES #267 | Autor Marcos Gonbáz
1 - Qual foi sua inspiração para começar a escrever?
Comecei a escrever na adolescência, com alguns poemas. Após anos sem me dedicar, voltei a escrever como processo terapêutico, devido a crise de pânico e transtorno de ansiedade.
2 - Quais autores ou obras influenciaram seu estilo de escrita?
Alguns autores me influenciaram no processo de escrita. Balzac, Guy de Maupassant, Henry Miller e Nelson Rodrigues.
3 - Como você lida com o bloqueio criativo?
Procuro fazer novas leituras para me abstrair do que estou escrevendo e tentar absorver alguma nova ideia com o que estou lendo no livro. Além disso, eu procuro fazer regularmente caminhadas pelo parque para ter alguma inspiração.
4 - Quais desafios você enfrentou durante sua jornada como escritor(a)?
Ainda enfrento muitos desafios, como a busca por editoras parceiras para publicação de livros e textos. E ainda a conciliação do tempo dedicado a produzir com o convívio familiar.
5 - Você já teve experiências significativas com seus leitores? Alguma história que gostaria de compartilhar?
Alguns leitores já me enviaram mensagens de apoio e reconhecimento pelo meu trabalho, o que me gratifica muito e me dá ânimo para poder continuar escrevendo.
6 - Como é o seu processo de escrita? Você segue uma rotina específica?
Eu trabalho na área financeira de uma prestadora de serviços, e isso toma bom tempo do meu dia. Geralmente escrevo à noite, um pouco antes de dormir, as vezes excedendo muitas horas. Primeiro vem os insights e vou colocando tudo no papel, sem muitas esquematizações. Somente depois de algum bom texto produzido, começo a dar forma e corpo ao livro. Chego a demorar um bom tempo nesse trabalho, quase como uma revisão.
7 - Qual é o impacto que você espera que suas obras tenham nos leitores?
Meu primeiro livro quis trazer algo mais do cotidiano mesclado com um pouco de suspense para os leitores. Busco a sensação de incômodo e reflexão com meus textos.
8 - Quais são seus planos para o futuro? Você está trabalhando em algum novo projeto?
Estou em fase final para lançar meu segundo livro, com título provisório de Transas e Vidas. Contém sete histórias abordando novamente o cotidiano e as relações de drama, traições, obsessão, dilemas morais, etc. Além disso, estou aguardando a aprovação de algumas editoras para o lançamento de um livro de poesias. E estou trabalhando na produção de um romance ambientado durante boa parte do século XX.
Gostaria de deixar algum recado para os leitores do Lost Words, e para seus futuros leitores?
Agradeço a todos leitores de O Outro Lado da Rua, a recepção do livro, que com suas dificuldades no mercado literário independente, já alcançou um bom número de leitores. Agradeço também aos leitores dos meus textos quase diários no Instagram e no Substack, sempre reagindo e dando um feedback importante para mim.
Sobre sua(s) obra(s):
Sobre o(a) autor(a):
Graduado em História pela UFMS Campo Grande e Pós Graduado pela Uni Toledo de Araçatuba SP. Autor do livro O Outro Lado da Rua. Poeta participante de antologias e revistas. Pintor e desenhista amador. Compreende a literatura como um viver terapêutico, e por isso incluiu essa arte como remédio para seu transtorno de ansiedade. Casado e pai de uma filha.
Beijos!
0 comentários