RESENHA | Simon vs. a agenda Homo Sapiens - Becky Albertalli

by - quarta-feira, janeiro 24, 2018

Título: Simon vs. a agenda Homo Sapiens
Autor(a): Becky Albertalli
Editora: Intrínseca
Páginas: 272
Gênero: Literatura Estrangeira / Romance
Ano: 2016
Nota: 5/5 + favorito

Sinopse: Simon tem dezesseis anos e é gay, mas ninguém sabe. Sair ou não do armário é um drama que ele prefere deixar para depois. Tudo muda quando Martin, o bobão da escola, descobre uma troca de e-mails entre Simon e um garoto misterioso que se identifica como Blue e que a cada dia faz o coração de Simon bater mais forte.
Martin começa a chantageá-lo, e, se Simon não ceder, seu segredo cairá na boca de todos. Pior: sua relação com Blue poderá chegar ao fim, antes mesmo de começar.
Agora, o adolescente avesso a mudanças precisará encontrar uma forma de sair de sua zona de conforto e dar uma chance à felicidade ao lado do menino mais confuso e encantador que ele já conheceu.
Uma história que trata com naturalidade e bom humor de questões delicadas, explorando a difícil tarefa que é amadurecer e as mudanças e os dilemas pelos quais todos nós, adolescentes ou não, precisamos enfrentar para nos encontrarmos


Ei gente, tudo bem?
Hoje vim trazer mais um livro lindo, que estou indicando para todo mundo kkk.
Envolvente do começo ao fim, com referências a Harry Potter que me fez amar o livro mais ainda. 
Vamos lá:

Tudo começa quando Simon sem querer deixa seu e-mail aberto na escola, e  Martin descobre que Simon é gay e está trocando e-mails com alguém chamado Blue, então faz uma chantagem falando que se Simon não ajudar ele a se aproximar de uma garota ele vai contar para a escola toda que Simon é gay.
Mas Simon não está preocupado com isso, ele está preocupado com Blue, Simon não quer expor Blue, e tem medo que ele pare de mandar e-mails para Simon, então aceita a chantagem de Martin.

"Não sei por que não é assim com essa coisa de ser gay. Não sei por que sinto como se estivesse vivendo uma vida secreta ao esconder isso deles"

Esse livro com certeza merece as cinco estrelas, ele não é só focado na questão da sexualidade, Simon não vê isso como um problema, ele simplesmente acha que quem o ama vai apoia-lo em tudo. Que se ele precisa 'sair do armário' todas as pessoas também deveriam.
É lindo ver a relação de Simon com Blue, temos capítulos intercalando com os e-mails que eles trocam, falando sobre o dia a dia, sobre oreo, sobre a família, e claro alguns flertes, e  em meio de tudo isso sentimos todo o carinho e respeito que um tem pelo outro.

"Como comentário extra, você não acha que todo mundo devia ter que sair do armário? Por que o comum é ser hétero? Todo mundo devia ter que declarar o que é; devia ser uma coisa bem constrangedora, não importa se você é hétero, gay, bi ou sei lá o quê. Só uma ideia."

Eu adoro livos nesse estilo onde o protagonista troca e-mails ou mensagens com alguém desconhecido e se apaixona, e com Simon Vs. A Agenda Homo Sapiens não podia ser diferente, Blue tem medo de contar quem é para o Simon, mas Simon quer saber, e fica curioso pensando 'será que esse é o Blue? Vou soltar alguma indireta" e isso passa para o leitor, eu ficava curiosa junto com ele, torcendo para ser quem o Simon queria, e no final amando Blue.
Simon conheceu Blue através do Tumblr, uma página onde todos das escola tinham acesso e contavam seus segredos, ou fofocas, então Simon também de modo anônimo começou a falar com Blue, ou seja, nenhum usava seu nome real, mas Simon dava muitas dicas, mesmo sem querer, de quem ele era.
Outro ponto que eu fiquei encantada na história, é os amigos e a família de Simon, os pais dele são super legais, e o apoiam em tudo, e seus amigos estão sempre com ele, achei a amizade deles linda, com seus desentendimentos claro, mas provando que amizade verdadeira supera tudo.

Espero que tenham gostado da resenha, eu indico demais esse livro, é super rápido de ler, e eu terminei o livro já querendo voltar pra primeira página e reler tudo de novo.

Beeeijos!

Você também pode gostar desses posts:

7 comentários

  1. Oi Aline,
    Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro mas comprei de presente pra minha amiga, confesso que me arrependi hahaha devia ter ficado com ele!
    Ela gostou bastante da história que parece ser mesmo muito boa.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Line!
    Como assim esse livro tem referências a HP e ninguém me disse????
    Gente agora eu quero ler ele mais do que nunca.
    Sem falar que parece que ele trás uma mensagem bem bacana e com uma relação familiar e de amizade bem bacana.
    Já tá na minha lista (um pouco extensa,talvez?kkkkkkkk)
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. AAAaah! Que lindo <3 Já estou apaixonada só de ler sua resenha!! Esse livro está, há tempos e tempos, na minha lista e, agora que vai sair o filme, estou mais ansiosa para lê-lo!
    Eu acabei de ler um livro, Eu Te Darei o Sol, que também se trata de adolescência e descoberta da sexualidade! Amei demais esse livro e super recomendo <3

    ResponderExcluir
  4. este é um livro que eu quero muito ler ja tem temp e agora estou super ansiosa pra o filme!! Eu juro que não sabia que tinham algumas referências de HP no livro e confesso que aameeei isso ahaha! é um livro cheio de mensagens boas, principalmente em relação a sexualidade e adorei os quotes que você nos separou, pois realmente todos deviam sair do armário um dia e parar de fiingimentos !!

    ResponderExcluir
  5. AHHHHH estou doida para ter esse livro. Achei a capa tão fofa e quando li a sinopse e o tanto de gente falando bem fiquei com os olhos brilhantes para ler ele.

    ResponderExcluir
  6. Pretendo ler esse livro sem dúvida ainda mais que vai ter filme nos cinemas mas deve ser ótimo como dizem poser não mas previnido kkkk

    ResponderExcluir