ENTREVISTA COM AUTORES #14 | Autora Caroline Demantova

by - sábado, março 10, 2018


1 - Como você percebeu que queria ser escritora?
Desde que comecei a ler os livros da Agatha Christie quando era adolescente. Como tinha o costume de brincar com meu irmão e com meus primos, quando tinha uns doze anos de idade, de escrever roteiros e interpretar, foi assim que começou.

2 - Qual de seus personagens é seu favorito? Por que? O que ele significa para você?
Minha personagem preferida é Dora de Barros, de “Maldição dos Barros” e “Gilda não morreu”. Além dela ser minha primeira personagem, é uma mulher forte, autêntica, determinada, que foge aos estereótipos de heroína romântica e boba. Gosto bastante também de Catarina, a personagem do novo livro que estou escrevendo, um mistério sobrenatural que se passa em Paranaguá, no século XIX. 

3 - Foi difícil chegar até uma editora e publicar os seus livros?
Não. Mandei o arquivo para a editora e eles logo aprovaram.

4 - Existem muitas cobranças por parte dos seus leitores? E qual é o feedback deles após a leitura?
O feedback tem sido ótimo. Eu me surpreendi que uma quantidade significativa de homens gostou da leitura, achei que as mulheres gostariam mais, em razão, das protagonistas normalmente serem mulheres, de personalidade forte, nada dóceis e do romance que surge na trama, durante a investigação do mistério e também em razão de Roxana, personagem de Segredos Obscuros ser um tanto controversa. Mas fiquei muito feliz com essa receptividade masculina.

5 - Você faz muitas pesquisas antes de escrever uma história?
Com relação a Segredos Obscuros e Gilda não morreu, não, pois como atuo na área criminal, tenho muita familiaridade com o tema. Conversei apenas com amigos médicos, para não escrever bobagem. Mas para o meu próximo livro, que estou escrevendo, como se trata de um mistério no século XIX, fiz muita pesquisa histórica e ainda pretendo fazer mais algumas revisões, para me certificar acerca dos fatos históricos que cito e abordo. Mas gostei bastante dessa pesquisa, pois sempre gostei de história no colégio.

6 - Por qual motivo escolheu o gênero policial?
Por achar um gênero instigante, que faz você pensar até descobrir o final. Gosto de tramas que me agucem a curiosidade, que me façam querer ler o mais rápido possível para descobrir o final. Como comecei a ler muito cedo, nunca fui de ler livros de “mulherzinha”, já fui direto para o gênero policial, lendo as obras de Agatha Christie, por isso optei por esse gênero, além de atuar na área criminal há quinze anos, o que obviamente me acarreta muitas inspirações, embora a realidade não seja tão interessante e empolgante quanto nos livros e nos filmes. Mas faço a minha parte e contribuo para deixar a sociedade mais segura com a minha atuação como Promotora de Justiça, o que me deixa muito gratificada.

7 - Quais são seus projetos para um futuro próximo? Pretende lançar mais livros?
Pretendo lançar mais livros sim. Já tenho três em produção. Dois finalizados, mas que ainda dependem de revisão e um que recentemente iniciei, que continua as aventuras de Dora de Barros e José Mauro Mendes, personagens principais de “Maldição dos Barros” e “Gilda não morreu”. Mas o próximo que pretendo publicar é o mistério sobrenatural que se passa em Paranaguá, comarca onde atuo há quase dez anos e cidade histórica do Paraná. Durante as minhas pesquisas para esse livro, descobri muitas coisas legais que aconteceram aqui e quase ninguém sabe. Pretendo abordar e citar esses eventos no meu próximo livro.

8- Dentre os 3 livros já lançados qual você considera o seu melhor e por que?
Bom, dentre os meus três livros publicados, as pessoas que leram os três, foram unânimes em eleger “Gilda não morreu” como o melhor. Na minha opinião pessoal, prefiro “Maldição dos Barros”, acho mais misterioso e divertido. Até hoje ninguém que leu acertou o assassino. 

Gostaria de deixar algum recado para os leitores do Blog, e para seus futuros leitores?
Recado aos leitores: Em 2019 pretende publicar meu novo livro, que se passa no século XIX e depois publicar a continuação dos livros envolvendo Dora de Barros e José Mauro Mendes. Cada livro deles é independente, não é preciso ler um para ler o outro. Em cada obra pretendo escrever um novo mistério e evoluir a relação conturbada dos dois, até chegar ou não a um final feliz entre os protagonistas.

Sobre a Autora:


Caroline Demantova é promotora de Justiça no estado do Paraná, onde trabalha há catorze anos na área criminal, e autora do livro Segredos Obscuros, publicado pelo Grupo Novo Século e Maldição dos Barros. Leitora voraz, escreve desde a adolescência e sempre foi encantada por romances policiais.


Você também pode gostar desses posts:

7 comentários

  1. Muito legal!! Ela tem cadastro no Wattpad?
    Postagem nova (Links seguro da New Chic)
    https://meuestiloe.blogspot.com.br/2018/03/fashion-collection-striped-new-chic.html
    bjus

    ResponderExcluir
  2. Olha aí que pela primeira vez vi um autor/Autora dizer que foi relativamente fácil publicar o livro, como assim já foi aceito? Fiquei mega curiosa com o conteúdo da obra. Gostei também de saber que a personagem que a inspira é uma mulher, isso nos empodera até nas leituras também!

    ResponderExcluir
  3. Que show. Eu não conhecia os livros nem Autora, adorei conhecer mais da trajetória dela. Sucesso e qque venha mais e mais livros lançados. 😊😚

    ResponderExcluir
  4. Oi, Fernando.

    Não conhecia a autora, mas é sempre bom conhecermos um pouco mais sobre os autores, como o amor pela escrita e leitura surgiu.

    Enfim, principalmente se tratando de uma autora que escreve um gênero que eu adoro, que é policial!

    ResponderExcluir
  5. Oi aline, tudo bem?
    Eu sou apaixonada por livro do gênero policial e suspense também, não conhecia nenhum dos livros dela mas, pela entrevista tenho certeza que lerei eles em breve. Gostei de saber que ela trabalha na área e por isso não está escrevendo bobagens nos livros, tenho certeza que para cada livro ela se envolveu e dedicou muitas horas da sua vida até ele ser publicado.
    Eu amo divulgar livros escritos por mulheres, acho que elas estão ganhando um espaço muito importante na literatura brasileira, e esse ano pretendo ler muitos livros escritos por mulheres.

    Beijos e abraços
    http://vickyalmeida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Achei bem legal conhecer mais sobre a autora e eu fiquei bem impressionada quando ela disse que logo que mandaram um arquivo para Editora Eles aceitaram porque normalmente não é assim sempre demora muito principalmente com autores brasileiros

    ResponderExcluir
  7. Nossa,Caroline que sorte hein!
    Logo de primeira e seu livro já foi publicado,não é uma façanha para qualquer um.Gostaria de saber qual é sua editora.
    Gostei muito de saber como você se iniciou na escrítica,por brincadeira.Desejo sorte em seus futuros lançamentos e assim como você não sou acostumada com literatura de mulherzinha,parti logo pra fantasia utópica e terror,na verdade,ultimamente que passei a me interessar por livros de romance.Estou ficando mais açúcar derretida.Rsrs.

    ResponderExcluir