RESENHA DUPLA | Poemar e Capacetinho Vermelho - Lilia Rodrigues

by - sexta-feira, agosto 31, 2018


Título: Poemar
Autor(a): Lilia Rodrigues
Editora: Lurinha
Páginas: 19
Gênero: Poemas / Poesias
Ano: 2017
Skoob
Livro cedido pela editora
Sinopse: Bailarina, picolé, lagartixa, retalhos, cachorro…
Tudo que cabe no sonho de uma criança, cabe em um poema. Poemar é brincar de inventar… Poemar é mergulhar a poesia, na água fria, e deixar a maré levar. Poemar é uma onda de palavras, na imensidão do mar.


Que delícia ler um livro infantil com poemas. A autora brinca com as palavras de forma leve e divertida. Mostra uma menina que não quer ser bailarina, e um menino que quer ser bailarino. Fala de cachorro, lagartixa, picolé, e o reck reck da máquina de costura.
Esse livro é uma nostalgia pura para adultos, e uma diversão com ensinamento para os pequenos.
Poemas muito bem construídos, acompanhados de ilustrações lindas criadas pelo talentoso Augusto Figliaggi;
Vale a pena ler, sem dúvidas <3


"Que sina!!! Mamãe quer que eu seja bailarina...
No cabelo, o coque, a rendinha e a "brilhantina".
Lá fora, meu alazão, a crina e a botina..."


CAPACETINHO VERMELHO 


Título: Capacetinho Vermelho
Autor(a): Lilia Rodrigues
Editora: Lurinha
Páginas: 20
Gênero: HQ, comics, mangá / Infantil
Ano: 2016
Livro cedido pela editora
Sinopse: Em um reino nada distante daqui, mora uma jovem muito descolada e moderninha chamada Capacetinho Vermelho. Dizem por aí que ela é tatatatatataraneta de uma conhecida senhora chamada Chapeuzinho Vermelho. 
Se isso é verdade eu não sei, mas, se você reparar bem, sua história, apesar de não ter cesta de doces para a vovozinha, caçador e nem lobo mau, até parece um conto de fadas, ou melhor, um conto de moto... ou será um conto de atropelos? Entre nesta história e descubra uma das muitas aventuras vividas por Capacetinho Vermelho em sua moto envenenada, quer dizer... encantada.


Capacetinho Vermelho tem esse nome por adorar a cor vermelha. Sua moto, capacete e roupas são dessa cor. Certo dia, sua mãe pediu que Capacetinho levasse uns remédios para sua avó que estava muito doente. No meio do caminho,  a garota precisa parar, pois o semáforo está vermelho. É então que aparece seu amigo, Lobato Gaiato. Ele insiste por uma carona, mas Capacetinho se recusa a andar com alguém sem capacete. Além de levar multa, um acidente pode acontecer. Mas seu amigo insiste tanto que ela acaba cedendo; e ai, como vai acabar essa história?

Eu me apaixonei por esse livro, além da mensagem importante que passa para as crianças como: atenção no transito, o perigo de não seguir a lei, e até mesmo a influencia que alguns amigos tem sobre elas; a história me consquistou pela simplicidade que mais uma vez a autora passa em suas palavras, e mais uma vez as ilustrações são maravilhosas graças ao Augusto Figliaggi. 

Os dois livros são do selo Lurinha da Editora Lura, quando recebi eles me encantei pelo trabalho da editora, são livros lindos, com mensagens importantes, e com uma escrita encantadora. 

Gostaram da resenha dupla? Conheciam algum dos dois livros? Me conta aqui nos comentários. 

Beijos!

Você também pode gostar desses posts:

20 comentários

  1. Adorei a resenha dupla, e ainda não conhecia nenhum dos dois livros. Poemar não me interessou muito pois não sou muito fã do gênero, mas parece ser bem legal, amo leituras infantis. Eu gostava muito de ler HQ's na infância, que voltar a ler. Chapeuzinho vermelho era uma das minhas histórias favoritas, capacetinho vermelho parece ser bem uma adaptação moderna, e atual de Chapeuzinho. Ahhh, e adorei a capa dos livros!

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia nenhum dos dois e já me apaixonei!
    Adoro esses livrinhos infantis e que passam lições tão importantes. Tinha várias historinhas assim e sempre fui apegada nelas.
    Fiquei com muuuita vontade de ler Poemar pela lembrança da infância e aquele gosto de saudade. E amei a comparação com Chapeuzinho Vermelho no livro Capacetinho Vermelho e um amigo bem "mau".

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia, mas adorei! Por ser amante de poemas e de vez em quando amar um livro infantil, adorei o primeiro título.
    Não sou muito boa em ler HQs, mas a ideia de Capacetinho Vermelho é tão bacana. Contar uma história e fazer refletir. Realmente adorei.

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia nenhum dos livros, mas já andei olhando o trabalho da Editora há um tempinho e ela é maravilhosa nas cores e títulos infantis!
    Como cuido de criança, vivo dando uns pulinhos para ler história(quando a neta não raga os livros) ou inventar universos diferentes!
    E sabe o que mais gostei? Poesia para criança!É um gênero que amo de paixão e que está a cada dia, mais esquecido!
    Vou caçar os dois!
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Olá! Ainda não conhecia os livros, mas achei os dois bem fofos, Capacetinho Vermelho foi o meu preferido, além de ser inspirado em um clássico, ainda passa uma mensagem super importante para as crianças (e porque não para os pais também!), tenho certeza que meus sobrinhos adorarão os dois livros.

    ResponderExcluir
  6. Annyeong!
    Eu não conhecia esses livros mas já quero ler eles. Pois serão minhas primas hqs, que FOFURA gente de livro e pelo que li da resenha tenho certeza que irei gostar. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oiee!
    Que belos livros, faz um bom tempo que não leio livros infantil.
    Não conhecia esses e me apaixonei por Poemar, já Capacetinho vermelho é perfeito pra dar de presente a minha afilhada. Já anotei aqui.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Aline!
    Gosto muito de livros infantis.
    Gostei de ver que o primeiro é através de poemas, quase nunca faazem poemas para crianças,
    E o segundo parece interessante, trazendo uma grande mensagem.
    Muito bons.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia esses livros, mas acho o trabalho dos escritores infantis muito importantes, afinal são eles os responsáveis por inserir os pequenos nesse mundo literário. Esses livros em especial se destacam pelas mensagens super positivas que passam, capazes de influenciar até na auto confiança das crianças.

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia os livros, gosto de ler historias infantis e adoro as ilustrações, achei uma graça as duas principalmente a do capacetinho, que lição que passa sobre responsabilidade entre outras coisas, muito bom.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Aline
    Já conhecia o livro Capacetinho Vermelho o outro não tinha conhecimento.
    Admiro muito os escritores por criar histórias tão fantásticas que prende a atenção e trazem coisas do nosso cotidiano para a realidade das crianças.
    Espero ter esses livros pois será de grande ajuda para trabalhar com meus alunos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Adoro livros infanto-juvenis e maravilhosos para trabalhar com crianças e até mesmo como adultos Adorei o poemar já quero comprar ele

    ResponderExcluir
  13. Poemas é um tipo da leitura que não consigo lidar, não me conecto com a narração, fico perdida e até brava por isso, sei lá, vou dar mais umas duas chances, se não me entender com ela, será um "tipo" que não fará parte de minhas leituras.
    Capacetinho Vermelho, vi de relance em algum lugar essa semana mesmo e achei fofo, amei o nome e fiquei com sorrisos bobos lendo sobre a história. Muito bom ter livros legais, lindos e fofos que ajudam a educar as crianças de uma forma natural sem forçá-las nada.

    Bjss

    ResponderExcluir
  14. Que fofuras!!!
    Pela sua resenha deu pra ver que apesar de pequenos, são bem escritos e trazem uma reflexão boa e precisa.
    Vou comprá-los pra dar pros meus priminhos, acho que vão amar!!!
    bjsss

    ResponderExcluir
  15. Eu raramente leio livros infantis mas acho maravilhoso e fogo a mensagem que eles passam. Esses dois livros parecem ser muito incríveis e espero poder ter a oportunidade de ler e também incentivar a minha prima pequena ler eles. Obg pela dica♡

    ResponderExcluir
  16. Há há,também gosto de ler alguns livros infantis, estes dois ai eu ainda não conhecia, mas tenho dois para te recomendar Aline, se quiser é claro hehe. A Cidade Fantasma de Sarah Dixon e A ilha do Tesouro de Robert Louis Stevenson.

    ResponderExcluir
  17. Gosto dos livros infantis e as mensagens passadas e que venham aprimorar os ensinamentos das crianças. Curti esses livros.

    ResponderExcluir
  18. Oi Aline
    Que post perfeito, eu tenho um sobrinho de 4 anos e vou dar esses livrinhos para ele. Acho muito importante incentivar a leitura desde criança. Eu tento por aqui, e acredito que esses dois livros ele vai amar. Parabéns a autora pelos livros, a editora pela atitude de publicar livros infantis e a você pelas duas resenhas lindas.
    Bjosss

    ResponderExcluir
  19. Aline, que máximo!
    Adorei a resenha dos livros infantis! Estão incríveis! =)
    Realmente são sensacionais e a mensagem que ambos passam, são as melhores! \o/

    Gratidão pela resenha!
    Beijos,
    Daniel Moraes

    ResponderExcluir
  20. Fiquei completamente Encantada pela história de capacetinho vermelho essa releitura deve ser simplesmente adorável para os pequenos

    ResponderExcluir