RESENHA | Compaixão - Fernando Morais

by - sexta-feira, agosto 16, 2019


Título: Compaixão - Como conceito de totalidade
Autor(a): Fernando Morais
Editora: Novo Conceito
Páginas: 120
Gênero: Autoajuda
Ano: 2019
Skoob
Link para Compra
Livro cedido pela Editora
Sinopse: Nesta obra, Fernando Moraes nos faz pensar a compaixão dentro de um conceito totalizante, que navega pelo nosso cotidiano e não somente dentro dos contextos que a exigem. Com uma abordagem simples dentro de uma perspectiva social, ele trata com cuidado a compaixão, transitando pela cidadania, pela convivência social e pela vivência das pessoas, e, fundamentalmente, mostrando como ela nos absorve, sem muitas vezes termos consciência disso. Muito se fala nas rodas das ciências humanas sobre resiliência, alteridade, empatia, altruísmo, sentimento de compaixão, pertença, solidariedade e tantos outros conceitos, e em como buscamos reconhecer o outro, aquele diferente de nós, aquele que muitas vezes é o nosso inferno, mas que também nos faz inferno de alguém. Para Fernando Moraes a compaixão é a consciência permanente de que existe o outro. E solidariedade é o efeito natural de identificar o outro por essa consciência e dar vida a essa relação. Sendo assim, uma não existe sem a outra. Entretanto, mesmo tendo essa condição indissociável, costumeiramente tentamos estabelecer interlúdios.
Segundo o autor, quando adotamos a compaixão como exercício cotidiano, estamos na verdade dizendo aos outros: “Eu vejo vocês”.
Compaixão como convite à existência é o grande desafio aqui proposto.


Você sente empatia pelo próximo? Quantas vezes por dia você reclama de algo? Mas quantas vezes por dia você agradece as pequenas coisas que acontecem? Quantas vezes você usou a pergunta 'você está bem?' querendo mesmo saber sobre o que a pessoa está passando? Você enxerga o mundo ao seu redor, ou vive em uma bolha onde só você importa?

Em Compaixão - Como conceito de totalidade, Fernando Moraes apresenta as várias formas da compaixão, em cada capítulo o leitor aprende coisas novas através de novos questionamentos. O autor inclui nas páginas suas experiências, tornando a leitura ainda mais concreta.

Confesso que quando pego um livro de 'autoajuda' saio da minha 'zona de conforto', não é meu gênero preferido, então sempre acho que vou me decepcionar, porém, Compaixão se mostrou mais do que apenas um gênero literário, é um livro que falou comigo, me fez refletir, me fez mudar atitudes e vou levar as coisas que aprendi lendo para a vida. Gostei muito de o autor falar sobre ambição, e também sobre citar os dias atuais, onde curtidas, comentários e visualizações podem, muitas vezes, valer mais que o contato humano, como se todos estivessem em uma bolha. Contato humano é fundamental, conversar, ter interesse pelo próximo, ir além do seu 'próprio mundo'. Vamos ter mais compaixão no dia a dia?!

"Para Fernando Moraes a compaixão é a consciência permanente de que existe o outro."

Acredito que todos deveriam ler esse livro, possui apenas 120 páginas, mas os ensinamentos que ele deixa são para sempre. Já quero ler outros livros do autor.

Edição linda da Editora Novo Conceito <3

Você também pode gostar desses posts:

0 comentários