RESENHA | Jane - Aline Brosh McKenna / Ramón K. Pérez

by - quinta-feira, agosto 15, 2019


Título: Jane
Autor(a): Aline Brosh McKenna / Ramón K. Pérez
Editora: Pipoca e Nanquim
Páginas: 228
Gênero: HQ, comics, mangá / Drama / Romance
Ano: 2019
Skoob
Link para Compra
Livro cedido pela Editora
Sinopse: Jane perdeu os pais muito cedo para o mar, quando eles saíram para pescar, e foi forçada a viver de maneira praticamente invisível na casa da tia e dos primos. Ao atingir a maturidade, ela decide que seu lugar não é em uma pequena cidade do interior de Massachusetts, mas sim na maior metrópole do país! Com nada mais do que uma mala nas mãos, Jane se muda para Nova York impulsionada por uma bolsa de estudos que conquistou numa escola de artes, por conta de suas habilidades como desenhista. Para se sustentar, a jovem precisa arranjar um trabalho às pressas, e logo se vê como cuidadora de Adele, filha do misterioso e poderoso executivo Rochester, que vive em um apartamento exuberante, mas repleto de segredos. Jane nem imagina, mas esse emprego aparentemente simples vai arremessá-la em um mundo de intrigas, perigos e romance, que a levará além de tudo o que já sonhou na infância.
Essa é a história de Jane e sua busca por um lugar no mundo. Ele pode ser normal, complexo ou desafiador, desde que seja seu! A premiada roteirista Aline Brosh McKenna (O Diabo Veste Prada, Crazy Ex-Girlfriend) faz sua estreia no mundo dos quadrinhos ao lado do premiado ilustrador Ramón K. Pérez (Conto de Areia, Gavião Arqueiro), nesta releitura contemporânea do romance vitoriano Jane Eyre, um dos mais importantes do século XIX, da escritora inglesa Charlotte Brontë. Jane foi indicado ao prêmio Eisner em 2018 nas categorias Melhor Publicação Juvenil e Melhor Desenhista. A edição da Pipoca & Nanquim tem capa dura com verniz localizado e 228 páginas coloridas, em papel couché de alta gramatura.


Jane é uma releitura contemporânea do romance Jane Eyre da escritora britânica Charlotte Brontë publicado em 1847. Na releitura Aline Brosh McKenna apresenta uma história típica para um filme, afinal ela trabalha com roteiros para TV e cinema (O Diabo Veste Prada, Crazy Ex-Girlfriend); junto dela, ninguém menos que Ramón K. Pérez (Conto de Areia (resenha disponível), Gavião Arqueiro) apresentando traços fenomenais. O trabalho dos dois juntos, com a edição da Editora Pipoca & Nanquim merece todos os elogios do mundo.


Jane era filha de pescadores, e perdeu muito cedo os pais para o mar; a menina agora órfã vai morar com a tia e os primos, uma infância onde passa completamente invisível. Até que completa seus 18 anos, saindo de ‘casa’ apenas com uma mala, rumo à Nova York, esse era seu sonho, buscar uma vida melhor na cidade grande. Jane vê o mundo com seu dom de artista, seu talento para desenhar lhe garante uma bolsa em uma escola de artes, mas para se sustentar precisa arrumar um emprego com urgência. Uma oportunidade aparece e Jane aceita, agora ela é babá de uma garotinha chamada Adele; filha de Rochester, um executivo misterioso, charmoso e milionário.


Um lançamento da Editora Pipoca & Nanquim bem diferente dos outros títulos já publicados pela mesma, uma história com amor, amizade, superação, mas também com uma leve pegada de mistério. Logo no começo pensei: 'mais uma história em que o homem rico se apaixona pela mulher pobre', mero engano. A história vai muito além disso, Jane cresceu de forma solitária e ao ver Adele pela primeira vez, com seus 25 centavos, Jane se vê na garotinha e sente que precisa ser muito mais do que somente sua babá, ir além, proteger a garota e se necessário confrontar o pai dela para ele deixar de ser tão ausente.
Jane amadurece no decorrer dos quadrinhos, é uma mulher forte, determinada e que luta pelo que acredita e pelo que ama. Um laço forte se cria entre Jane e Adele, e claro, Rochester, assim como sentimentos que insistem em aparecer: medo, raiva, ciúmes, amor, compaixão... E sobre aquele toque de mistério que comentei? Vou deixar vocês descobrirem, mas já vou avisando: um homem milionário sempre possui inimigos.

O traço do Ramón é uma obra de arte em particular, no começo da história, os quadrinhos vão ganhando cores conforme Jane vai chegando em Nova York, e após isso Ramón faz um show.

Apenas achei o final muito corrido, gostaria que tivesse mais páginas, ficou aquele gostinho de quero mais sabe?!

Indico para todos!

Beijos!

Você também pode gostar desses posts:

0 comentários