RESENHA | Cartas para Martin - Nic Stone

by - terça-feira, dezembro 15, 2020


Título: Cartas para Martin
Autor(a): Nic Stone
Editora: Intrínseca
Páginas: 256
Gênero: Ficção / Jovem adulto / Literatura Estrangeira / Romance
Ano: 2020


Hey gente, tudo bem?
Cartas para Martin tem uma história que me marcou muito, é uma leitura rápida, mas profunda. Leve, mas intensa. Justyce McAllister vai ter sempre um espaço no meu coração <3


Jus tem dezessete anos, é dedicado, o futuro dele promete coisas incríveis. Mas após tentar ajudar a ex-namorada bêbada, e sofrer um episódio de violência policial por isso, Jus percebe que é sim, julgado pela cor da sua pele. Isso muda muitas coisas, parece criar um abismo entre o garoto que ele era, e o que passa a ser, a sociedade parece sempre esperar seu fracasso, e o racismo parece estar ainda mais presente em sua vida. É então que ele passa a escrever cartas para Martin Luther King Jr., pensando em como Martin agiria em certos momentos, e é nessas cartas que Jus coloca seus mais profundos sentimentos, suas decepções, questões familiares, e aos poucos vai descobrindo quem realmente quer ser.
 
"As pessoas que fazem história raramente se encaixam."


Essa leitura deveria ser obrigatória para todos, Jus é aquele personagem que você quer proteger, quer abraçar e falar que tudo vai ficar bem. Acompanhei ele amadurecendo, passando por momentos que me comoveram. A escrita da autora é leve, fácil de entender e de ler sem ver o tempo passar, mas a profundidade do assunto é de extrema importância, essa leitura mostra o quanto nossa sociedade está longe de ser perfeita, e que sim, ainda existe - e muito - preconceito e racismo, e isso é de partir o coração.


Todos os personagens possuem um papel importante nessa história, gostei muito da construção de cada um. O livro possui cenas que me deixaram triste, em especial um acontecimento lá na metade do livro. Porém, como citei logo acima, é algo necessário, um soco no estômago para ver como nossa sociedade continua doentia. As discussões também merecem um destaque, o debate em sala de aula, as amizades do amigo do Jus, tudo tem algo que marca o leitor, e no final o coração fica apertado, mas ao mesmo tempo feliz.
 
A edição é linda, típico da Intrínseca <3
Espero que todos vocês possam ler essa obra, indico demais.
 
"Se nada no mundo mudar, que tipo de pessoa você prefere ser?"

Beijos!

Você também pode gostar desses posts:

2 comentários

  1. Oi, Aline. Como vai? Realmente esta edição da editora Intrínseca está linda demais. A obra deve ser maravilhosa. Muito boa sua resenha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. A Editora é um escândalo em trazer títulos maravilhosos e sim, as edições são caprichadas demais!
    Estou doida para conhecer Jus e suas emoções e sentimentos!
    Acho que este livro foi um dos mais comentados do ano e isso mostra o quanto esta história precisa ser lida por todos!!!
    Beijo

    Angela Cunha/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir