RESENHA | Noir Carnavalesco - Ian Fraser

by - sábado, março 20, 2021


Título: Noir Carnavalesco
Autor(a): Ian Fraser
Editora: Pyro
Páginas: 264
Gênero: Ficção / Literatura Brasileira / Romance
Ano: 2019


Se você é fã de folclore, essa obra é para você!
Eu sou fissurada no assunto, e vocês imaginam minha reação ao saber desse livro da Pyro, precisava ler o quanto antes. Então hoje eu trouxe a resenha, vamos lá?!

Em 1994 o tecido da realidade desapareceu, dando assim uma brecha ao mundo oculto. Lendas e mitos passaram a viver como humanos, como exemplo posso usar o Curupira, que virou motorista de Uber. Ou seja, o mundo nunca mais foi o mesmo depois daquele ano.
Em meio a isso, conhecemos o boto, Bartolomeu Osório, detetive particular que está investigando o sumiço de Verônica Marte, a filha adolescente de seu contato na polícia. Porém, Meu vai entrar a fundo em uma investigação complexa, trazendo à tona o passado, ganância e sangue. E de pano de fundo, temos nada menos que o carnaval de Salvador.


Obra nacional sublime, Noir Carnavalesco mistura investigação policial, cultura, folclore  e bom humor, sem faltar cenas violentas. As descrições me fizeram viajar durante a leitura, a escrita do autor é mágica, parecia que ele estava na minha frente me contando essa história. Bartolomeu é aquele personagem que a gente se apega, mesmo sabendo que ele não é nenhum herói, ele conquista o leitor aos poucos, com suas referências, brincadeiras e sede de verdade. Adorei ver várias lendas, como wendigo, loira do banheiro, saci e o boitatá, posso dizer cheia de orgulho que nosso folclore está bem representado.
Li essa obra em dois dias, era impossível largar depois de finalizar um capítulo, todos tinham um gancho para um mistério que estava por vir. O final é daqueles que deixam o leitor de boca aberta, sem acreditar no que está lendo.


A edição da Editora Pyro é uma obra de arte, capa dura, ilustrações, playlist, tudo para deixar essa história mais real. 

Já quero ler mais obras do autor, Noir Carnavalesco foi escrita com mestria!
Gostam de folclore? Me conta!
Beijos!

Você também pode gostar desses posts:

1 comentários

  1. Oi, Aline. Como vai? A edição está muito bonita! Parece-me uma obra muito boa, não é mesmo! Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir