INDICAÇÃO | Os Memoráveis - Lídia Jorge
Hey gente, tudo bem?
Vamos de mais uma semana especial aqui no Lost Words? Já marca, aí nos comentários, uma editora que você quer ver em uma semana especial!
Hoje trouxe a indicação do livro Os Memoráveis, de Lídia Jorge.
Sinopse: UM MEMORÁVEL é alguém que merece ser lembrado, ou guardado na memória, pelo que fez. Não é necessariamente um herói, já que a vida e os seres humanos são bem mais complexos do que podemos perceber tanto no dia a dia quanto nos grandes acontecimentos, mas alguém que pode ter vários rostos. Todos eles, de algum modo marcantes. E convém que não deixemos de encará-los. “Ninguém é apenas uma foto fixa”, diz Lídia Jorge, a mais consagrada autora da literatura portuguesa contemporânea.
E é justamente a partir da fotografia de um grupo de homens e duas mulheres, tirada num restaurante, em agosto de 1975, que a protagonista deste romance inicia uma viagem de volta ao passado para entender de que país veio, de que povo faz parte e que histórias pessoais a fizeram nascer e a constituem para sempre.
Ela, uma repórter portuguesa residente em Washington, é convidada a voltar à sua terra natal para fazer um documentário sobre a Revolução de 25 de abril de 1974, também conhecida como a Revolução dos Cravos. Regressa a Portugal e passa a entrevistar integrantes do movimento revolucionário e testemunhas dos acontecimentos, revisitando os mitos da revolução. Ao fazer isso, surpreende-se com o efeito da passagem do tempo não só sobre esses homens e mulheres e sobre a sociedade, mas também sobre a sua própria memória, sobre seus anos de infância e início de juventude – já muito depois de a revolução se tornar passado – e sobre a relação que tem com os pais, um jornalista português que antecipava o futuro em suas crônicas e uma atriz belga.
Sobreviventes de um tempo já inalcançável, as personagens de Os memoráveis tentam recriar o que foi a ilusão revolucionária e a desilusão dos anos seguintes – ou, simplesmente, a ilusão e a desilusão da própria vida – e o árduo caminho para a democracia, quando se tem de lidar com a banalidade do cotidiano. Em Os memoráveis, Lídia Jorge procura surpreender aquele espaço indefinido que existe entre o relato das verdades históricas, às vezes difíceis de enfrentar, e a vida em si, uma construção da imaginação e da vontade de cada um de nós e o resultado final é a literatura em sua melhor expressão: nos revelando a nós mesmos.
Parece uma história Memorável, né?! Você leria? Me conta!
Beijos!
1 comentários
Não conhecia, mas parece ser ótimo!
ResponderExcluirConcordo quando diz que todo mundo deve ser lembrado. Isso é o que deveria acontecer!
Beijo
https://www.blogdathaiara.com.br/