EntrevistaEntrevista com autoresEu Fora de ControleLionardo Fonseca PaivaLiteratura NacionalNacional
ENTREVISTA COM AUTORES #137 | Autor Lionardo Fonseca Paiva
1 - "Eu, Fora de Controle" explora de forma profunda a relação entre amor e obsessão. Como você abordou esse tema no livro e o que você espera que os leitores extraiam dessa análise?
Eu escrevi este livro um ano depois de ler "O Colecionador", de John Fowles, e aquela história me impactou por muito tempo. Então, sempre vinha uma pergunta à minha mente: "Como as obsessões nascem e por quê?" Eu pensava que algumas teriam que ter explicação, e outras são fruto de psicopatas mesmo. E dessas teorias sobre o assunto nasceu o enredo desse livro.
2 - A trama do livro se desenrola de maneira complexa e sombria, com personagens únicos que buscam realizar seus próprios objetivos. Como você desenvolveu esses personagens e o que os inspirou?
Eu tinha um tema principal, e ao trabalhar, sentia a necessidade de criar outros personagens para que a atenção do leitor fosse dividida por outros dramas. Por fim, cada um foi ganhando vida própria.
3 - A narrativa de "Eu, Fora de Controle" desafia os limites da moralidade e da sanidade, enquanto os personagens enfrentam as consequências de suas ações. Como você equilibrou o suspense da história com a exploração da psique humana?
Esse ponto foi complicado. Eu queria uma história verossímil, e ao mesmo tempo fazer o leitor entrar na cabeça do personagem protagonista. A narração dele tinha que ter um sentido ambíguo, onde o leitor começasse a desconfiar da sua boa intenção, e ao mesmo tempo compreender onde ele queria chegar, mesmo não concordando.
4 - O livro mantém os leitores à beira de seus assentos com reviravoltas emocionantes. Como você planejou essas reviravoltas e qual foi o maior desafio ao criá-las?
A vida é imprevisível. Quando você retira os clichês de uma história, as reviravoltas acontecem naturalmente. Sempre tive isso em mente quando descrevia o arco do personagem. Ele não podia ser somente o que o leitor espera que ele seja, mas o que poderia ocorrer com ele em um mundo real. Porém, o final, em especial, foi previsto desde o primeiro momento que comecei a escrever.
5 - Qual mensagem ou reflexão você espera que os leitores levem consigo após terminar a leitura de "Eu, Fora de Controle"? Qual é o impacto emocional que você pretendeu provocar com este livro?
O impacto emocional é diverso, pois acredito que cada personagem deixou sua marca. Não apenas os principais, mas todos. Eu queria que o leitor tivesse algum tipo de sentimento com eles, então eu precisava fazê-los serem marcantes. Para que, no final, o leitor soubesse que seria impossível contar aquela história sem todos eles.
6 - Fale um pouco sobre sua forma de criação... Possui alguma mania na hora de escrever?
A mania principal é fazer versões do mesmo acontecimento em arquivos diferentes. Depois, eu escolho o que parece ser o melhor. Tem momentos em que a escolha só acontece dias depois. Enquanto isso, eu sigo com o restante da história. Até me deparar com outro evento que merece outra visão diferente do que escrevi primeiramente.
7 - Quais são seus projetos para um futuro próximo?
Já estou escrevendo o próximo livro, que será também um suspense, e novamente vários personagens envolvidos no mesmo enredo. Mas acredito que ele só será concluído no ano que vem.
Sobre sua obra:
Sinopse: Ganância, traição, crime e vingança. Nenhuma dessas palavras fazia parte da vida do tímido Dener Attux até que uma decisão insensata forçasse a mudança de sua família para uma pacata cidade do interior. Lá, a vida de Dener rapidamente se envolve com a estudiosa Raquel, uma moça inteligente com grandes ambições, e o talentoso músico Alex. No entanto, as coisas logo fogem do controle conforme esse grupo singular busca alcançar seus próprios objetivos na cidade grande e se colocam em um caminho cada vez mais sombrio e imprevisível. Acompanhe esse suspense eletrizante, onde cada ação chega até suas últimas consequências, em que o destino e a insanidade se entrelaçam e caminham lado a lado em um thriller psicológico de tirar o fôlego. O QUE ESPERAR DO LIVRO: EU, FORA DE CONTROLE? Um escandaloso caso de assassinato chocou o Brasil. Um jovem cantor vítima de uma tragédia. Um homem com uma paixão descontrolada e obsessiva. Três vidas marcadas por dores e injustiças. Foi um momento inesperado quando o jovem Dener Attux se apaixonou. Seu amor por Raquel Prado carregou, desde o início, uma intensidade inexplicável, que atravessou os anos e se manteve inabalável. Raquel Prado, por sua vez, queria conquistar o mundo e, em suas aspirações de subir cada vez mais, ela acaba sendo vítima de um cruel destino. A ascensão de Alex Mendonça à fama foi estrondosa e ele não imaginou que uma queda poderia acontecer tão repentinamente como foi o seu sucesso. Um romance dramático e cativante, onde a vida de três pessoas se entrelaça e os leva aos caminhos mais inesperados, cheios de mistérios e emoções.
0 comentários