ENTREVISTA COM AUTORES #172 | Autora Penina L. Baltrusch
Uma junção de fatores, na verdade. O ano foi o auge da pandemia enquanto tentava engravidar. Depois de meses fracassados, uma ideia surgiu depois de descobrir que uma jornalista que eu seguia no YouTube daria um curso de escrita criativa que garantia um livro em 30 dias. Sem muito o que fazer e falhando miseravelmente em meu plano de ser mãe pela terceira vez, embarquei sem pensar muito no curso. A história fluiu como se estivesse lá o tempo todo, basicamente uma junção de um trabalho estressante de atendente de Call center e uma imaginação fértil e voilà: Herança de Sangue surgiu 30 dias depois. E foi um caminho sem volta.
2 - Quais autores ou obras influenciaram seu estilo de escrita?
Meu gosto sempre foi bastante comum, blockbusters de ação, investigação e suspense, tanto por literatura quanto cinema. Então foi fácil saber de quais fontes eu beberia. Autores como Agatha Christie e Sidney Sheldon sempre estiveram presentes no meu estilo.
3 - Como você lida com o bloqueio criativo?
O bloqueio nunca foi uma questão, na verdade. Quando finalizo um livro e preciso partir para o próximo, recorro a um banco de histórias que possuo. Basicamente, um lugar onde anoto as ideias quando elas surgem. Escolho uma que mais me agrada e a desenvolvo até ficar aceitável para a escrita.
4 - Quais desafios você enfrentou durante sua jornada como escritor(a)?
Confesso que escrever não é para qualquer psicológico, já que encontrar seu nicho e, principalmente, seus leitores, foi e continua sendo meu maior desafio. Fazer com que meus livros cheguem aos leitores certos é algo incontrolável e o mais difícil nessa jornada.
5 - Você já teve experiências significativas com seus leitores? Alguma história que gostaria de compartilhar?
Sempre recebo mensagens de leitores com elogios aos meus livros, mas uma em particular me tocou bastante. Uma leitora me procurou e se abriu comigo sobre um problema que enfrenta há anos com a bulimia e que se identificou com uma certa personagem de um dos meus livros com o mesmo problema. Aquilo foi bastante gratificante já que a ajudou de alguma forma, coisa que nunca esperei dos meus livros por serem basicamente entretenimento. O fato só me esclareceu que histórias podem ser mais do que apenas entretenimento e isso é gratificante.
6 - Como é o seu processo de escrita? Você segue uma rotina específica?
Sempre que inicio a escrita de um novo livro, já tenho tudo preparado. Normalmente, as cenas já estão escritas em ordem e tenho todos os personagens anotados. A escrita em si é feita em 30 dias (assim como aprendi no primeiro curso, já que se mostrou bastante eficiente) e nesse período eu me concentro bastante. Como num ritual, tomo meu batido proteico de manhã, levo meu filho à escola e pego meu café. Depois começo a escrever como se não houvesse amanhã por duas horas aproximadamente. No final de 30 dias, tenho um rascunho para ser polido, o que me leva mais tempo até ficar pronto, mas que já me garante um lançamento por ano, no mínimo.
7 - Qual é o impacto que você espera que suas obras tenham nos leitores?
O maior impacto esperado é a surpresa seguida pelo senso de justiça. Todos os meus livros possuem alguém injustiçado que procura, de qualquer forma, por redenção. Fato que leva outros personagens a pagar de certa forma por suas atrocidades. Quando recebo feedbacks dos meus livros as reações são normalmente as mesmas: bem feito! E isso é gratificante.
8 - Quais são seus planos para o futuro? Você está trabalhando em algum novo projeto?
Meus planos para o futuro é deixar que ele me leve. Aproveitar cada minuto da jornada e me surpreender com o que virá. Não posso dizer que meu objetivo é ganhar um prêmio, ou alcançar o patamar de best-seller já que tais coisas são frutos de um trabalho consistente e detalhado. Então eu não me preocupo com o futuro.
No momento estou escrevendo um novo romance policial que pretendo lançar até o final do ano. A história segue a linha investigativa com pitadas de ficção científica, o que está sendo desafiador.
Gostaria de deixar algum recado para os leitores do Lost Words, e para seus futuros leitores?
Aos leitores da Lost Words, eu agradeço o carinho. Recomendo que continuem acompanhando o trabalho dedicado e informativo da Aline e aproveito para convidá-los a embarcar em mundos investigativos e repletos de ação e aventura que meus livros oferecem. Garanto que aborrecimento passa longe dessas histórias.
Sobre sua(s) obra(s):
Sinopse: Na cinzenta e chuvosa Londres, Ella Jones, uma garota tímida e sonhadora que trabalha em um call-center, vê sua vida virar de cabeça para baixo quando escapa da morte por duas vezes. Sem ter noção do que está por vir, Ella é forçada a entrar num mundo onde realiza seus maiores sonhos e vive seus piores pesadelos.Jessica Brown, contratada para eliminar Ella, precisa passar por cima de seus próprios sentimentos e traumas. No caminho ela se torna a assassina mais procurada do país, motivando seus instintos mais primitivos a buscar por vingança.O jovem e inexperiente detetive Thomas Barker tem a árdua tarefa de provar a legitimidade de Ella como única herdeira da maior transportadora da Inglaterra, mas não contava que para isso tivesse que enfrentar um oponente tão forte.De atendente de call-center a herdeira milionária, Ella, Thomas e Jessica embarcam numa aventura carregada de surpresas e revelações.Herança de Sangue está recheado de dramas, traições, assassinatos e muito suspense, sem falar no toque de romance que não poderia faltar, tendo Londres como pano de fundo. Num ritmo frenético e com um final surpreendente, prepare-se para só parar de ler quando virar a última página. - Compre aqui!
Sinopse: Acidentes misteriosos e fatais acertam em cheio uma das famílias mais conhecidas de Bristol, na Inglaterra.
Os Campbell, famosos por sua generosa contribuição em inúmeras organizações beneficentes, mas principalmente pelo majestoso orfanato modelo que leva seu nome.
Os detetives Ronald Moore, velho e mal-humorado e o jovem carismático Peter Carter, seu parceiro, são chamados para investigar tais acidentes e terão a difícil tarefa de descobrir o mistério por trás deles, levando Ronald a desconfiar da mais recente cozinheira contratada pela família, Chloe Vincent.
Chloe é divertida e de longe a melhor cozinheira que Alexander Campbell poderia contratar. Jovem e espontânea, Chloe não só cativa todos os Campbell, como também Peter, com quem desenvolve um relacionamento mais íntimo do que pretendia.
Entre nós está envolto em mistérios e acontecimentos que te deixarão mais envolvido à cada página virada.
Trazendo como cenário a charmosa cidade marítima de Bristol, se prepare para questionar suas certezas, pois no final, tudo terá um novo sentido. - Compre aqui!
Sinopse: A inteligente CFO Laura Smith é arrancada de seu trabalho e casamento quase perfeitos e jogada em uma prisão após ser incriminada por ser a autora de um roubo milionário a multinacional onde trabalha após se envolver com o irresistível e enigmático Oscar Dupont.
Para provar sua inocência, ela terá que, primeiro se livrar de suas novas “amigas” na prisão e encontrar um jeito de sair de lá.
Laura vai contar com a ajuda do detetive Stanley Payne e o jovem nerd, Benjamin Collins para encontrar o responsável, podendo assim restituir sua moral e voltar a sua pacata vida, se é que esse ainda será seu objetivo após toda a reviravolta que vai tirar seu chão. - Compre aqui!
Sinopse: Por mais que odeie os gritos e não consiga dormir à noite, Raul está disposto a tudo para satisfazer a esposa — até mesmo a saciar o seu apetite doentio.
Incapaz de ignorar a fome atroz de sua mulher, Raul é consumido pela culpa. A cada grito de desalento que escapa de seu porão, o retrato de família feliz se desmancha diante de seus olhos; a cada noite em que o cardápio do jantar lhe causa angústia, ele se sente prestes a implorar por ajuda — mas é tarde demais para pedir perdão pelos seus pecados.
Em contrapartida, Stela não se arrepende das maldades que cometeu até ser enviada para Yapira, uma cidade que poderia ser o seu inferno pessoal, se ela já não tivesse transformado a si mesma em um purgatório. Atormentada pelo seu passado e sem conseguir se conectar com a criança que gerou, Stela é o oposto de Ana, sua melhor amiga. Mãe dedicada, Ana tem o filho como âncora de sua vida, e quando ele some sem deixar rastros, ela começa a afundar.
Sem encontrar consolo para a amiga, Stela acaba envolvida em uma investigação perigosa em busca da criança, porém, o que antes parecia um caso isolado, torna-se algo muito maior quando ela descobre outras crianças desaparecidas.
No cardápio, a crueldade mal passada é servida a sangue frio — e Stela está prestes a saborear a perversidade humana no jantar.
Superar o trauma do passado e se reconciliar com a maternidade são apenas alguns dos obstáculos que Stela terá que enfrentar neste thriller eletrizante que vai te afundar num agonizante amargor.
O salgado das lágrimas de Ana, uma mãe sem filho, o azedume do arrependimento de Raul, um marido disposto às maiores crueldades para satisfazer sua mulher e o adocicado da verdadeira amizade entre Stela e Ana, serão sabores suficientes para garantir que chegue até o final e encare o prato principal.
Bom apetite. - Compre aqui!
Sinopse: "O que fazer quando o sonho de uma vida melhor se torna um pesadelo?"
Adele é uma jovem brasileira intercambista em Londres que, ao contrário das pessoas da sua idade, se preocupa com o vasto catálogo de golpes e crimes aplicados em brasileiros pelos próprios brasileiros, destruindo sonhos e arrastando mulheres para o mundo sombrio da prostituição.
Sem saber onde está se metendo, se envolve emocionalmente com o jovem agente da NCA, Ethan O’Connor, com o intuito de colher cada vez mais informações que a levarão às pessoas que procura.
As coisas mudam de rumo quando Adele reconhece uma das pessoas envolvidas nos golpes e acaba presa num espiral de assassinatos que envolvem os responsáveis pela quadrilha e uma mulher misteriosa.
Será que Adele e Ethan conseguirão desmascarar os responsáveis por tanto sofrimento antes que todos acabem mortos? - Compre aqui!
Sobre o(a) autor(a):
Penina Baltrusch é uma mulher multifacetada que encontrou seu lar na Inglaterra ao lado de seu marido e filhos, após ter nascido em São Paulo e ter vivido em diversos lugares ao redor do mundo. Sua jornada criativa começou como pintora, estilista e artesã, mas foi na paixão pela leitura que encontrou seu verdadeiro chamado. Formada em Produção Editorial pela Unasp e em Leitura Crítica pela Sala do Escritor, Penina surpreendeu a si mesma ao se tornar autora de cinco romances publicados. Atualmente, ela divide seu tempo entre a escrita, a imersão na literatura e a busca contínua pelo aprendizado.
Beijos!
0 comentários