ENTREVISTA COM AUTORES #177 | Autor Paulo César

by - quarta-feira, maio 15, 2024


1 - Qual foi sua inspiração para começar a escrever?
Na real eu comecei a escrever por indicação de duas amigas na época da escola. Eu sempre estava comentando com elas sobre aventuras que seriam divertidas, ao meu ver, de vivenciar... Quando terminei o primeiro rascunho do meu primeiro livro, eu decidi que eu queria que outras pessoas pudessem se aventurar e se apaixonar por histórias do mesmo jeito que eu. Além de me trazer paz de espírito, escrever é algo que realmente me faz muito bem, me tranquiliza, me acalma. Esses e alguns outros pontos, são minhas inspirações.

2 - Quais autores ou obras influenciaram seu estilo de escrita?
Definitivamente poderia citar Rick Riordan e Edgan Allan Poe e alguns animes, como Naruto... Mas isso depende muito do momento em que estou, porque até em meus momentos mais tristes, foi a tristeza que estava sentindo que me influenciou em determinados momentos dos meus livros. 

3 - Como você lida com o bloqueio criativo?
Muito que bem, bem até demais. Quando estava reescrevendo Impetus eu tive muitos bloqueios e me frustrava sempre, então depois de alguns bloqueios eu apenas resolvi deixar ele de lado e focar em outras áreas, e isso me dava novas perspectivas de cenas e embates para a história.

4 - Quais desafios você enfrentou durante sua jornada como escritor(a)?
Ouvir de quem deveria ou poderia me apoiar, dizer que escrever era perda de tempo, que eu deveria ter permanecido na área do desenho, que isso me daria dinheiro... Como se eu escrevesse por isso.

5 - Você já teve experiências significativas com seus leitores? Alguma história que gostaria de compartilhar?
Na maioria das vezes, os leitores se encontram em algum personagem, se vêem de alguma forma em atitudes ou características. Mas é unânime que Elizabeth é a preferida de todas. E isso pra mim é muito significativo, porque vejo que consegui dar vida aos meus personagens.

6 - Como é o seu processo de escrita? Você segue uma rotina específica?
Hoje em dia meu processo para escrever é apenas escrever. Escrevo frases, cenas, conversas quando elas veem. Não sigo nenhuma rotina. Posso estar no trabalho rascunhando algo no computador ou no ônibus pelo telefone. E quando começo a escrever a cena por completo, utilizo esses pedaços soltos. Já passei dias sem escrever sequer uma frase.

7 - Qual é o impacto que você espera que suas obras tenham nos leitores?
Gostaria que a escrita nacional e escritores nacionais/independentes fossem mais lidos, adquiridos, absorvidos. Gostaria que a minha escrita tivesse o mesmo impacto que outros escritores tiveram na minha vida como leitores e autores. Nós temos uma gama de escritores incríveis que estão prontos para serem lidos, assim como eu, e estamos ansiosos para mostrar aos leitores que a palavra “eterno” é só um termo fácil a ser alcançado e a imaginação é um campo sem limite. 

8 - Quais são seus planos para o futuro? Você está trabalhando em algum novo projeto?
Então, estou trabalhando na continuação de IMPETUS, ele está finalizado, mas estou agora dando os acertos. Esse ano estou fazendo parte de 3 antologias de terror/suspense que estão prontos para serem lançados em breve. Comecei um projeto a convite de uma amiga da época da escola, que ainda é surpresa, mas eu já posso garantir que é COMPLETAMENTE diferente de tudo no qual eu já escrevi, é totalmente fora da minha área de conforto.

Gostaria de deixar algum recado para os leitores do Lost Words, e para seus futuros leitores?
E o recado que tenho para vocês, leitores, é que valorizem mais a escrita nacional na mesma intensidade que vocês valorizam a escrita internacional. Deem uma chance à literatura nacional, ao autor independente. Apoie curtindo um post, compartilhando com um amigo, comentando no conteúdo deles, seguindo nas redes sociais. Isso além de incentivar, ajuda para que mais pessoas conheçam o trabalho do autor.

Sobre sua(s) obra(s):


Sinopse: Um mundo. Uma ilha. A vastidão azul de um mar. Quatro reinos e uma enorme e sombria floresta. Quatro elementos podem ser criados e manipulados: Água, Fogo, Terra e Ar.
O rei Albert, governador de Darmmax, anseia por um poder ilimitado e por mais tempo de vida. Para alcançar sua ambição, ele precisa de um único poder que fora extinto há milhares de anos, mas que fora ressurgido dentro de seu único filho, Walker. Com seus planos em andamento, Albert não medirá esforços para ter seus anseios realizados, nem que para isso, pessoas inocentes tenham que ser sacrificadas.
Um novo mundo é descoberto, poderes ocultos provenientes de um livro serão revelados. Segredos e dores que antes apagados pelo tempo virão à tona. E tudo será decidido pelas escolhas e o próprio destino. - Compre aqui!


Sinopse: O SEGUNDO DESTINO DE UM HOMEM, conto relacionado a IMPETUS - 
A Narrativa apresenta um relato breve, mas intenso, sobre o passado e os momentos finais do guerreiro Miseput, cuja missão era proteger a princesa Ardnas e o amor proibido que ambos nutriam.
No entanto, em meio aos caos, um elemento sobrenatural, o Espírito do Fogo, Ignis, se revela através de Ardnas, a sacrificando em prol de suas preces em seus últimos suspiros ao Destino.
Após esse evento renascerá o guerreiro Miseput em uma entidade de puro poder, que receberá o nome de Impetus. - Compre aqui!


Sinopse: O JOGO - Em uma noite de Halloween cheia de mistérios e suspense, um grupo se reúne para um jogo de cartas com intuito de se divertir durante a noite mais temida por alguns deles.
Ao entrar no círculo, cada um arrisca tirar uma carta na esperança de realizar um desejo, eles só não tinham ideia que o preço a pagar poderia ser alto demais.
Enquanto alguns enfrentam o desconhecido com determinação, outros hesitam. Entre escolhas arriscadas e dores internas, o jogo revela-se um desafio mortal onde o destino de cada jogador está em jogo. - Compre aqui!


Sinopse: SOMNIUM O CAMINHO DOS SONHOS - Acompanharemos a jornada emocional de Maya, uma jovem que viveu a infância cheia de amor e segurança, mas que agora enfrenta os desafios da vida adulta.
Confrontada por seus medos, cobranças e sombras do passado, Maya se vê de volta em um mundo interno que desmorona ao seu redor. Em meio a esse turbilhão emocional ela é obrigada e trilhar um caminho de autodescoberta e superação, mergulhando em uma jornada repleta de significados profundos.
Neste conto tocante, Maya embarca em uma jornada íntima e transformadora, redescobrindo a si mesma em meio às diversidades da vida adulta. - Compre aqui!


Sinopse: Dos corredores escuros de uma mansão abandonada aos cantos mais obscuros da mente humana, os contos desta antologia exploram os limites da imaginação e desafiam as noções convencionais de segurança e realidade. Criaturas sinistras espreitam nas sombras, segredos sombrios emergem à luz da lua e o sobrenatural se entrelaça com o cotidiano de maneiras inquietantes. - Compre aqui!

Sobre o(a) autor(a):


Paulo César nasceu na capital do Rio de Janeiro, apaixonado pelo mar e pela lua, e ao longo de mais de uma década, ele vem dedicando sua criatividade e habilidades literárias à criação de mundos fantásticos e narrativas cativantes. Com um profundo amor pelo gênero de fantasia, Paulo César já deixou sua marca no mundo literário ao publicar mundos notáveis que transportam os leitores para reinos encantados, repletos de magia e aventuras emocionantes. Sua escrita envolvente e imaginação inesgotável e hoje seu maior desejo é dar vida a personagens de diferentes personalidades, que agradam e desagradam tanto quanto, porque assim, de alguma forma ele saberá que de algum modo eles partilharam algo com você, então o seu propósito de dar-lhe vida, foi concluído.

Beijos!

Você também pode gostar desses posts:

0 comentários