RESENHA | Viagem ao Centro da Mente - Victor Sousa Silva

by - sexta-feira, agosto 23, 2024


Título: Viagem ao Centro da Mente
Autor(a): Victor Sousa Silva
Páginas: 144
Gênero: Contos / Ficção / Filosofia / Literatura Brasileira
Ano: 2024


Hey gente, tudo bem?
A resenha de hoje é de um livro que me fez pensar muito, sinto que precisava dessa leitura, sabe? Me identifiquei em inúmeros momentos e sei que vocês também vão. O autor possui uma escrita direta, e em cada conto ele consegue deixar alguma reflexão.

"Viagem ao Centro da Mente” é uma coletânea de 11 contos que, à primeira vista, pode parecer apenas mais um livro de ficção, mas se revela uma obra profundamente introspectiva e reflexiva. Cada narrativa é como um espelho, refletindo emoções, dilemas e pensamentos que, de alguma forma, já experimentamos ou ainda iremos experimentar. O autor consegue, de forma sutil e ao mesmo tempo impactante, fazer com que nos confrontemos com nossos valores, nossas relações e, principalmente, com a maneira como vemos o mundo.

Um dos aspectos mais marcantes do livro é a capacidade de Victor de criar personagens e situações que parecem tão reais que, em muitos momentos, é difícil separar a ficção da realidade. Esse mergulho na mente humana é conduzido com uma sensibilidade que provoca uma série de reflexões. Você se pega questionando suas próprias escolhas, analisando suas atitudes e ponderando sobre as direções que sua vida tomou.


Alguns contos me marcaram, e quero compartilhar um pouquinho com vocês:

“Vida Eterna” me emocionou muito, nele conhecemos Ana, que compartilha com o pai o amor pelos livros desde pequena, mas um acontecimento quando ela está na faculdade faz ela se fechar para esse amor.
“O Real Propósito da Vida” é uma história que me fez pensar muito, por me identificar até demais com a protagonista. Maria, com 15 anos, precisa fazer um trabalho escolar de filosofia, onde ela passa a se perguntar ainda mais o que ela tinha de especial.
“A Mais Humana das Dores”, onde dois amigos se reencontram depois de anos, mas uma falta de resposta faz Pedro questionar inúmeras possibilidades.

Para não ficar uma resenha grande, vou só colocar o nome de alguns outros que mexeram comigo: Carrossel Terrestre, Dominó Moderno e O Destino Cruel, esse último me fazendo refletir o quanto ficamos incomodados com pequenas coisas, e ainda, com coisas que não são relacionadas a nós.

O final do livro deixa uma sensação de inquietação, mas também de compreensão. É como se a "viagem" proposta pelo autor tivesse apenas começado, e que o verdadeiro desafio é continuar essa exploração dentro de nós mesmos. "Viagem ao Centro da Mente" não é apenas uma leitura, mas uma experiência transformadora, que faz com que você termine a última página com uma nova perspectiva sobre a vida e sobre si mesmo.

Mais informações no perfil do autor: @autorvictorsousa

Gostaram? Gostam de contos?
Beijos!

Você também pode gostar desses posts:

0 comentários