ENTREVISTA COM AUTORES #3 | Autora Lígia Dantas

by - domingo, setembro 17, 2017


Oi Gente, tudo bem?
A entrevista de hoje é com a Lígia Dantas, autora de Olhos da Deusa (resenha aqui), vamos lá:

1 - Como você percebeu que queria ser escritor(a)?
Na adolescência eu comecei a escrever poesias e a ter idéias para histórias. Sempre gostei de ler e isso cultivou muito meu desejo de escrever. Quem me impulsionou de verdade foi uma professora de redação do ultimo ano do ensino médio. Ela gostou tanto de uma redação minha que pediu que eu lesse em voz alta para os colegas. Foi quando eu descobri que poderia ser um sonho possível.

2 - De onde vêm os seus personagens? São inspirados em pessoas reais?
Alguns personagens são inspirados em traços que algumas pessoas que fizeram ou fazem parte da minha vida. Mas são apenas os traços mais rudimentares, quando comecei a construir a história, eles ganharam personalidade, desejos e defeitos completamente próprios. O livro Olhos da Deusa carrega um pouco da minha adolescência, algumas cenas, subtramas e fantasias daquela época. Consequentemente amigos e conhecidos serviram de subsídio, mas depois de pronta, constatei que a história seguiu rumos tão diferentes que a inspiração se diluiu e minha criatividade a expandiu até quase se desconectarem.

3 - No início, que tipo de escritor/livro te influenciou? E agora?
No início foram principalmente a introspecção intensa dos personagens de Clarice Lispector. A narrativa encantadora de Fernando Sabino. E as histórias tão cotidianas de Érico Veríssimo. Acho que eles continuam a me influenciar, mas posso acrescentar: As Brumas de Avalon de Marion Zimmer que me encantaram e me inspiraram em Olhos da Deusa. E Carlos Ruiz Safon que me envolveu com seus mistérios carregados de personagens sombrios e enigmáticos.

4 - Qual de seus personagens é seu favorito? Por que? O que ele significa para você?
Que pergunta difícil! Não sei responder. Em Olhos da Deusa eu arriscaria dizer que Thaís e Miguel se tornaram especiais pela complexidade de seus arcos. Exigiram de mim mais do que os outros personagens. A irreverência da anti-heroína Priscila me divertiu. O drama familiar de Rebeca e Caio também ganharam força e lugar no meu coração. Enfim, não há como escolher!

5 - Qual a sensação que você tem ao perceber que pessoas que você nem conhece gostam e admiram seu trabalho?
É uma das melhores sensações da vida! Principalmente porque é sincero, não é alguém querendo te agradar porque te conhece. Isso enche meu coração de alegria e motivação para persistir. Só tenho a agradecer. E buscar sempre oferecer mais histórias que os encante.

6 - Quais são seus projetos para um futuro próximo? Pretende lançar mais livros? Se sim, fale um pouco sobre sua próxima obra. Estou trabalhando principalmente com contos no momento. Há spin off de Olhos da Deusa e outros contos independentes lançados em coletâneas e na minha página no Wattpad. Eu estou trabalhando também numa segunda edição de Olhos da Deusa, quero trabalhar mais os capítulos e dar aos leitores um prolongamento da história. Espero que os leitores gostem!

Gostaria de deixar algum recado para os leitores do Lost Words e futuros leitores de Olhos da Deusa? 
Queridos leitores do Blog Lost Words, é uma alegria imensa fazer parte do time de parceiros talentosos e sortudos por ter a Aline que tão carinhosamente se dedica a escrever textos que nos aquecem o coração. Que essa parceria perdure e floresça sempre! Obrigada Aline! Quem quiser conhecer minhas histórias, no meu perfil do Wattpad tem contos e até uma parte do livro Olhos da Deusa. Vou amar a visita de vocês!
https://www.wattpad.com/user/LigiaDantasL

Sobre a autora: 


É juizforana e atualmente mora em Governador Valadares (MG). Desde a adolescência cultiva a paixão pela leitura e escrita. Em 2007 se formou em psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Em seguida, iniciou a formação em psicanálise, que fornece subsídios a seus escritos. A primeira publicação foi o conto juvenil: "Amora", pela Academia Granberyense de Letras, Artes e Ciências em 2006. 
Em 2010 foi premiada com publicação do conto: "Julinha no Sítio Encantado", pelo Prêmio SESC de Contos Infantis Monteiro Lobato, edição 2010. E em 2013 a publicação, através da Lei Murilo Mendes da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, do livro infanto juvenil: "O Vale do Aventureiro - O menino sumido e a onça feroz".
A partir daí foi convidada a participar da Ciranda Literária de Macaé em 2014. O livro "Vale do Aventureiro" foi adotado pelo Colégio Equipe de Juiz de Fora em 2015. E participou de eventos para incentivo à leitura no colégio do SESI de São João Nepomuceno.Em dezembro de 2016 foram duas publicações: 
- conto: "Cortes na alma" na coletânea: "Escritor Profissional" - Volume 3, da Editora Oito e meio. 
- Livro: "Olhos da Deusa". Na plataforma digital Amazon. Voltado para o público jovem adulto de fantasia e romance. A escritora já está trabalhando no segundo volume de: "Olhos da Deusa".


Olhos da Deusa foi um livro que me ajudou muito em um momento difícil, eu sou muito apegada aos personagens e a história toda, quero agradecer a Lígia pela parceria maravilhosa que nos temos, e agradecer pela confiança de sempre <3

Gostaram? Me conta aqui nos comentários.

Beijos!

Você também pode gostar desses posts:

3 comentários

  1. ADOREIII so conheci o teu blog há pouco tempo e acho espetacular estes posts de entrevistas!!!

    Já segui o blog, moro numa Ilha de Portugal e também teu um blog se puderes dar uma olhadela!!!

    REILLIZA ||| YOUTUBE LIFE

    ResponderExcluir
  2. oi flor!!! Obrigada pelo carinho e trabalho sempre lindo do seu blog, é muita alegria te ter como parceira! Grande beijo!!!

    ResponderExcluir
  3. Que entrevista amorzinho. Gosto muito de saber como os autores se descobrem e todo o trabalho com os personagens quando vão escrever o livro, parece ser uma coisa tão pensada e cuidadosa. <3


    Cupcakeland

    ResponderExcluir