RESENHA | Coração de Poeta - Marcos Mônaco

by - quarta-feira, novembro 14, 2018


Título: Coração de Poeta
Autor: Marcos Mônaco
Editora: Lura
Páginas: 256
Gênero: Biografia, Autobiografia, Memórias / Contos / Crônicas / Literatura Brasileira / Poemas, poesias
Ano: 2018
Skoob 
Livro cedido pela Editora
Sinopse: Autor da letra do hino do estado do Rio de Janeiro e patrono da cadeira 42 da Academia Fluminense de Letras, Antônio José Soares de Souza Júnior foi um dos escritores brasileiros mais aplaudidos no século XIX. Atuou com sucesso em todos os ramos da literatura. Abolicionista e republicano, o escritor, jornalista, engenheiro, tradutor e funcionário público Soares de Souza Júnior defendeu o respeito aos direitos humanos em todas as dimensões, por meio de uma vasta obra literária composta por reportagens, crônicas, contos, poesias, romances-folhetins, traduções, dramas e comédias teatrais. Com o objetivo de demonstrar a sua importância literária e de começar a resgatar o seu legado, Coração de Poeta, em prosa e verso é a primeira obra já escrita especificamente sobre ele, com informações biográficas, recortes de jornais e transcrições de críticas da época (primeira parte), além de uma pequena antologia de poesias (segunda parte) e de contos (terceira parte).
                                    

É sempre bom sair da zona de conforto né? Biografias não fazem muito meu estilo, mas quando vi esse livro, e recebi ele em parceria com a Lura, eu me interessei e pensei 'porque não?'. E que maravilha foi ter pensado assim, Coração de Poeta me surpreendeu muito. Uma leitura que inspira. 

Em Coração de Poeta vamos conhecer Soares de Souza Júnior, mas não sua vida pessoal e sim tudo que ele fez na área profissional. Soares nasceu em Paraíba do Sul - Rio de Janeiro no ano de 1851, defendeu as ideias abolicionistas e republicanas; escreveu peças de teatro, poesias e contos. Obras que marcaram época, e fundou o jornal O Agricultor. Sempre voltado para defender o povo. E ainda, escreveu a letra do Hino do Rio de Janeiro. 

"Aquele olhar que sinto em mim fixado,
Inquieto, indagador, tem tal ternura,
Que mais o vejo e mais se me afigura
Ver dentro escrito nele o meu passado."
- Trecho do poema 'Olhar de minha mãe'

A Lura entregou um trabalho excelente, é nítido a preocupação da Editora com as pesquisas relacionadas ao Soares, e a obra está impecável. Na edição além de conhecer os marcos profissionais, temos também poesias, contos, e obras do autor. Recortes de jornais estão em várias páginas do livro. Uma das edições mais lindas que tenho. 

Super indico a leitura, uma obra que apresenta um conteúdo intenso, cheio de emoção e aprendizagem. 

Beijos!

Você também pode gostar desses posts:

15 comentários

  1. Recentemente, vi por diversas vezes esse livro no meu feed, mas não sabia nada sobre.
    Também não sou fã de biografia, mas amo poesia. E ter a oportunidade de conhecer sobre trabalho de um grande profissional é sempre uma boa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Tmb n sou muito fã de biografias rsrs, bem raramente as vezes eu assisto em filmes quando os fazem mas é muito difícil eu parar e dizer: Hoje vou assistir/ler aquela biografia tal... haha
    Mas curto poesia, o que tmb tem nesse livro... Sempre cheios de emoção.

    Adorei a resenha, bjs

    ResponderExcluir
  3. Ao contrário de você, amo biografias, ainda mais quando trazem um pouco da vida de pessoas que até passam por desconhecidas muitas vezes,mas que já deixaram suas marcas em nossa história!
    Já estou namorando este livro desde seu lançamento e não vejo a hora de poder conferir.
    A Editora fez um trabalho lindo na diagramação dele!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Gosto de biografias, não leio muitas a ultima foi "Uma alegria selvagem" que conta a vida de Santos Dumont é um livro incrível, recomendo! Quão bom é lermos u livro e nos maravilharmos com ele, não conhecia o autor, mas que bacana tudo o que ele fez, amo livros sobre a nossa literatura, são imagináveis autores talentosos dos séculos passados que podemos nos orgulhar, que bom que você gostou, vou adicionar no skoob, quem sabe ano q vem eu leia! ótima resenha como sempre! Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Também não sou muito fã de biografia e infelizmente não consegui gostar desse livro para colocar na lista. A capa é bem bonita e saber que a editora fez essa edição ficar linda é satisfatório, mas realmente não pretendo ler :/

    ResponderExcluir
  6. Deve ser lindo essa obra mesmo, só de imaginar os recortes de jornais fico com vontade de ter em mãos.gostei muito da sua resenha ❤

    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  7. Olá Aline,
    Acredito que para se ler uma biografia tem que ter muito interesse na pessoa, e não é o caso aqui, pelo menos para mim. Admiro os feitos de Antônia, mas sendo sincera, não tenho vontade de ler!
    Que bom que a editora se preocupo em passar informações reais, é algo importante nesse tipo de livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá, a obra exige um pouco de paciência, uma vez que as informações acerca da vida do poeta precisam ser assimiladas com calma, e em alguns pontos a leitura pode ficar lenta. Porém, é inegável que o leitor termina a obra com a sensação de ter absorvido um conteúdo incrível. Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Aline!!
    Também não sou de ler biografias e deve confessar que ainda não li nenhuma. Mas sempre é bom sair da nossa zona de conforto e ler gêneros diferentes. Adorei a indicação e a edição estar linda demais.
    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Também não sou chegada a biografias e nem poesias, então não sei se esse livro me agradaria, mas é sempre bom variar o gênero as vezes podemos nos surpreender. Esse parece ser diferente por ser só na vida profissional e não também na pessoal, geralmente são as duas.

    ResponderExcluir
  11. É sempre bom ler biografias, pois assim podemos conhecer mais da pessoa, como chegou aonde chegou, suas vitórias e obstáculos!! Poder saber mais da vida de um poeta pode nos agregar muito!! A capa do livro ficou muito boa!!

    ResponderExcluir
  12. Oi Line.
    Eu não gosto muito de autobiografia ou biografias, mais esse pelo que vi esse tem também poemas que gosto muito de ler. Vou tentar comprar ele para dar uma chance.

    ResponderExcluir
  13. Interessante o autor por escrito o hino do Rio de Janeiro mas eu realmente não me interessei pelo livro porque é algo muito fora da minha zona de conforto eu não leio muito livros de biografia ou poesia e crônicas é realmente algo que não me agrada

    ResponderExcluir
  14. Oi, Aline!
    Assim como você também não sou fã de Biografias, pode ser de qualquer pessoa eu não consigo me interessar a ponto de me fazer sair da minha zona de conforto como aconteceu com você com Coração de Poeta... Não me interessei pelo livro e não fiquei curiosa para conhecer sobre a vida profissional do Soares de Souza Júnior.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Eu gosto de biografias, acho que a gente sempre aprende um pouquinho vendo como outras pessoas batalharam pra chegar onde estão, e essa parece ser bem legal, por falar de um autor, deve ser interessante acompanhar sua jornada de publicação, etc.
    bjs

    ResponderExcluir