ENTREVISTA COM AUTORES #80 | Autor Hugo Tavares

by - quinta-feira, abril 02, 2020


1 - Como você percebeu que queria ser escritor(a)?
Eu confesso que não lembro de quem é essa citação, mas ela fala o seguinte "A vontade de ser escritor surge quando você quer ler uma história que ainda não foi escrita". E é bem nesse sentido, como sou grande apreciador de cinema, depois de ver inúmeras histórias, decidi escrever as minhas próprias.

2 - Tem algum personagem favorito? Em modo geral ou do seu(s) livro(s)? Se sim, por quê? O que ele significa para você?
Eu gosto muito do personagem João Roberto, conhecido por Johnny, protagonista do último conto do meu livro. Foi uma ideia que surgiu bem antes mesmo de eu pensar em ser escritor, quando ouvi a letra da música "Dezesseis", do Legião Urbana. Eu achei que o nome soava muito bem e o apelido o complementava. Tanto que significa pra mim a essência da literatura e cinema policial, como eu gosto de retratar e violência urbana visceral.

3 - Como foi para você, entrar no mundo literário?
Foi como entrar em um território desconhecido, até porque, como eu falei, a arte que eu mais admiro e, consequentemente, conheço é o cinema. Até os meus vinte e poucos anos de idade era algo raro me ver lendo um livro. Então, posso dizer que eu sou um cara do cinema, em termos de conhecimento, dando meus primeiros passos no mundo literário.

4 - Você faz muitas pesquisas antes de escrever uma história?
Acredito que varie de acordo com a história. Quando eu quero descrever em um plano mais fechado uma cena ou objeto, é necessário uma pesquisa mais profunda. Mas quando escrevo algo mais cru ou, então, tenho conhecimento amplo daquilo que estou escrevendo, é algo que flui sem grandes pesquisas.

5 - Existem muitas cobranças por parte de seus leitores?
Como eu só publiquei um livro e há pouco tempo, não há cobranças. De vez em quando eu recebo alguns feedbacks dos leitores, mas são mais comentários sobre determinados contos.

6 - Fale um pouco sobre sua forma de criação... Possui alguma mania na hora de escrever?
Eu costumo ter um caderno pequeno em mãos que escrevo ideias soltas que vêm à cabeça ao longo do dia. A minha inspiração é muito do cotidiano, imaginando determinada situação, pessoa ou frase em outro contexto. Então, quando sei exatamente como começar e terminar um história, sento pra escrever. No desenvolvimento também surgem novas ideias que se misturam com o que já tinha planejado. E escrever prosa é complexo, sempre tem um sinônimo ou conjugação melhor pra encaixar em alguma frase. Muitas vezes eu encerro a história por estar saturado de tanto reler.

7 - Quais são seus projetos para um futuro próximo?
Eu, atualmente, estou trabalhando em um outro livro de contos policiais, no mesmo formato de Relatos Urbanos, mas ainda sem previsão de lançamento.

Sobre o autor:


Hugo Tavares nasceu em 1995, em Belém, Pará. Engenheiro e escritor, Relatos Urbanos é sua obra de estreia na literatura.

Sua obra:


Sinopse: Relatos Urbanos reúne treze contos com narrativas breves, ágeis e concisas, que abordam a obsessão e a barbárie humana no cotidiano. Ambientadas nos anos 80 e 90, as estórias são marcadas pelo ar sombrio, realista e sarcástico.


Beijos!

Você também pode gostar desses posts:

0 comentários