ENTREVISTA COM AUTORES #110 | Autor Raphael Coutinho

by - terça-feira, março 09, 2021


1 - Como você percebeu que queria ser escritor?
Acredito que essa vontade ou, melhor dizendo, vocação, surgiu bem naturalmente, logo na infância. Lembro de quando criança pegar cadernos em branco para criar neles meus próprios personagens, universos e enredos ficcionais. Bem ali, como uma brincadeira, surgia o futuro autor.

2 - Tem algum personagem favorito? Em modo geral ou do seus livros? Se sim, por quê? O que ele significa para você?
Sem dúvida é a Camille, a personagem que surge no segundo livro da série Tony Louco, pois foi ela a que mais me marcou e me cativou. É uma personagem que contrasta fragilidade e força, possuindo camadas e complexidades que lhe fazem muito humana.

3 - Como foi para você, entrar no mundo literário?
Venci meu primeiro concurso literário em 2018, com o livro O" Garoto Chamado Tony Louco" ganhando a categoria melhor infanto-juvenil pela Secretaria de Cultura do Maranhão. Neste mesmo ano, assinei contrato com o Grupo Editorial Coerência. De lá para cá, foi um livro atrás do outro, assim como novos prêmios.

4 - Você faz muitas pesquisas antes de escrever uma história?
Sim, ainda mais quando trato de telas sensíveis, como ocorreu no livro "Onde está Tony Louco?", que abordo a depressão e o autismo. Vejo a pesquisa como uma das etapas mais importantes, quando se quer dar veracidade e profundidade à obra ficcional que está sendo feita. 

5 - Existem muitas cobranças por parte de seus leitores?
Sim, para que eu publique ainda mais livros, o que amo que façam! São eles que me motivam a sempre continuar. O que seria de mim sem eles, os meus "Farofeiros"?

6 - Fale um pouco sobre sua forma de criação... Possui alguma mania na hora de escrever?
A coisa mais curiosa do meu processo criativo é que passo mais tempo criando minhas obras no chuveiro ou deitado na cama, do que propriamente na frente do computador. Boa parte do livro surge durante o "ócio criativo", daí aproveito bem esses momentos.

7 - Quais são seus projetos para um futuro próximo?
Quero finalizar a trilogia Tony Louco até o próximo ano e, em seguida, embarcar nos universos ficcionais distópicos. Trarei muita coisa boa para vocês. Prometo que valerá a pena a espera. 

Gostaria de deixar algum recado para os leitores do Lost Words, e para seus futuros leitores?
A escrita pode até parecer uma jornada solitária para quem vê de fora a figura do escritor com o seu computador, mas não é bem assim. Quando o livro está "pronto", ele só cumprirá o seu papel devido, o seu destino final, quanto estiver em suas mãos e for lido. É a sua leitura, caro leitor, que faz valer a pena toda a viagem até aqui. O fim, o ponto de chegada, sempre será você.

Sobre sua obra:


Sinopse: Este livro conta a história de Anthony, um garoto que teve uma infância cheia de riquezas, mas que, ao chegar à adolescência, precisa encarar o desafio de estudar numa escola pública do subúrbio da sua cidade. Lá, ele tem que abrir mão do orgulho e de todos os seus preconceitos a fim de se encaixar dentro de sua nova realidade enquanto tem a oportunidade de viver aventuras que jamais imaginou ao lado de verdadeiros amigos. É também na nova escola que Anthony se apaixona pela primeira vez e vê seu coração dividido entre duas garotas: Andréa, uma garota doce, sensível e romântica; e Carol, uma garota bela e popular. Essa dúvida o leva a fazer difíceis escolhas e a se transformar no determinado e ousado Tony Louco.
Prepare-se para um livro que mostrará o valor das verdadeiras amizades e o fará refletir sobre as consequências das nossas escolhas e sobre o lugar no mundo que cada um de nós quer encontrar. Você irá se divertir, chorar, torcer por cada nova descoberta e se envolver nos dilemas vividos pelos personagens. Um verdadeiro manual da adolescência. 

Sobre o autor:


Raphael Coutinho tem 28 anos nasceu na cidade de São Luís do Maranhão. Foi professor do ensino fundamental durante quatro anos, o que lhe serviu de alicerce na construção de seus trabalhos literários. Cria histórias desde os oito anos, forma encontrada para liberar toda a sua inquietude e criatividade. Aos 15 anos, criou o seu primeiro blog, O Manual da Adolescência, no qual esclarecia as dúvidas dos leitores sobre assuntos relacionados à temática infanto-juvenil. Se vê como um sonhador, um “criador” de vidas e de mundos.


Beijos!

Você também pode gostar desses posts:

1 comentários