ENTREVISTA COM AUTORES #123 | Autora Maria Paccelle

by - terça-feira, outubro 12, 2021


1- Como você percebeu que queria ser escritora?
Eu comecei a ler e escrever com apenas três anos de idade. Desde então comecei a ganhar muitos livros e me imaginava dentro de várias histórias. Quando fiz quinze anos, comecei a colocar no papel minhas próprias ideias de maneira mais concreta, e desde então afirmei que nunca mais ia parar de escrever.

2- Tem algum personagem favorito?
Difícil escolher um personagem favorito. Porque todos são muito especiais para mim. No entanto eu amo a pureza da Yasmin do Livro: Yasmin no reino de jasmins e a fé da personagem Marili no livro: O presente de Marili.

3- Como foi para você entrar no mundo literário?
Um dia eu ouvi que um escritor começa o dia escrevendo e termina o dia escrevendo. Quer dizer: Seu foco está nas letras.
Eu me vejo plena nessa aventura, pois minha vida é realmente  assim.
Pude realizar meu grande sonho de viver de literatura. 
Nunca esperei ninguém me descobrir, eu procurei sozinha o caminho de publicar meu primeiro livro numa época que não existia parcerias com editoras como hoje há. 
Eu lutei contra tudo e contra todos, pois não tive apoio, nem da minha própria família.
Eu publiquei meu primeiro livro e depois comecei a incomodar as editoras, que ficam de queixo caído como eu conseguia vender sozinha, sem distribuidor, dando palestras e fazendo eventos.
Um belo dia eu estava totalmente entrosada nesse mundo recebendo vários convites para escrever nas editoras que eu sempre sonhei como por exemplo: Irmãos Vitale, que sempre foi meu maior sonho.

4- Você faz muitas pesquisas antes de escrever uma história?
Geralmente, as histórias, contos poéticos e poesias vem todas prontas de uma vez para mim, ficam gritando na minha mente: - me escreva! Uma vez eu tive que parar no meio da rua, conseguir um papel e, em pé mesmo, escrevi três páginas direto. Era o conto poético infantil: Socorro tem um monstro no banheiro. Ganhei meu primeiro prêmio literário com esse conto.
Mas quando escrevo sobre temas educativos, culturais e ficção científica eu procuro ler muito para não dar informações erradas. Um exemplo é a minha coleção: Biomas do Brasil onde a história fala dos Biomas Brasileiros,  o livro Descobrindo o Rio de Janeiro que fala dos dezesseis principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, e o Livro DNA que fala de Tecnologia.

5- Existem muitas cobranças por parte dos seus leitores?
As vezes eu digo: _ esse será meu último livro. E meus leitores e seguidores dizem: _ Por favor não pare, você nos inspira muito!
Isso é muito energizante e eu acabo continuando mais um e mais um.

6-Fale um pouco sobre sua forma de criação...possui alguma mania na hora de escrever?
Sim eu tenho algumas manias.
Eu vejo o livro na minha mente primeiro.
Abro meu note, e faço um sumário já com mais ou menos dez capítulos, eu dou título a esses capítulos e a história começa a fluir como se ela já estivesse pronta.
Gostos de escrever de madrugada, acordo as quatro da manhã todos os dias. De segunda a segunda. E escrevo.

7- Quais são os seus projetos para um futuro próximo?
Estou fazendo um livro muito importante para mim. Tem como o título: Uma história do conhecimento. Ele é bilingue: português e francês. Nesse projeto falamos da criação do mundo numa perspectiva global e também científica. A linguagem é fácil, direcionada ao público infantil. Os personagens principais: três professores e seis crianças que representam os seis continentes. Nesse livro tem trilha sonora cantada em dois idiomas também.

Recado para os leitores de Lost words e futuros leitores:
Eu deixo o recado que aprendi com Monteiro Lobato:
“Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê”.

Algumas de suas obras:


Sinopse: Marili é uma menina muito simpática e alegre. Após esperar o ano inteiro pelo seu presente de aniversário, ao ganhá-lo, ela teve uma grande surpresa que mudou a sua vida.
O que o será o presente? 
Conheça Marili e sua turma e descubra que presente foi esse.


Sinopse: O livro “Incluindo Com Amor”, tem como objetivo preparar alunos e educadores para a inclusão de crianças com deficiências dentro da escola. Trata do assunto com delicadeza não esquecendo de divulgar os direitos e deveres da sociedade na questão da inclusão.
O livro contém contos poéticos sobre seis deficiências com respectivos trabalhos de artes-plásticas, atividades incentivadoras de inclusão, partituras para canto com cifras para violão, apoio técnico para atividades, legislação sobre inclusão.


Sinopse: Descobrindo o Rio de Janeiro é um conto sobre amizade entre quatro crianças, que tem um misto de aventura, informação e curiosidades, fazendo da cidade maravilhosa um fio condutor de aprendizado e socialização entre a família e a escola.
Neste conto divertido e caloroso, os leitores poderão aprender um pouco mais sobre os principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, a preservação das praias cariocas e sobre a Mata Atlântica.


Sinopse: Com 32 anos de experiência como professora e educadora musical nas escolas a autora, que também estudou balé clássico, reconheceu a necessidade de criar contos e compor músicas para balé infantil. Com um toque especial dado pelo texto poético o paradidático Yasmin no reino de jasmim é uma obra completa que atende a todas as artes: a dança, o teatro e as artes plásticas. Leia, cante, dance, pinte e viaje nessa aventura com a bailarina Yasmin.

Sobre a autora:


Breve histórico da autora e musicóloga Maria Paccelle.
A autora Maria Paccelle é natural do Rio de Janeiro, professora, poeta, escritora, musicista e acadêmica.
Começou a ler sozinha com três anos de idade.  Ingressou no primeiro ano do ensino fundamental aos 5 anos de idade, formando- se em professora com apenas quinze anos pelo Colégio Estadual Heitor Lyra no Rio de janeiro.
Ingressou automaticamente na faculdade de música e já era Bacharel em música pela FABAT no Rio de Janeiro aos 19 anos.
Depois disso começou a e estudar Pedagogia, Letras- Inglês, Artes Visuais, Línguas, dança e especialização em Musicalização de bebês e Educação Infantil.

Maria Paccelle toca diversos instrumentos: Piano, Violão, 5 tipos diferentes de Flauta-Doce (Sopranino, Soprano, Contralto, Tenor e Baixo), Violino, Acordeão, Órgão Spinet, Órgão Hammond, Escaleta e Teclado.
Interessou-se pela pesquisa do PHD em psicologia David Lewis no que se refere ao funcionamento dos hemisférios cerebrais e a relação com a aprendizagem musical.

Trabalhou com esse tema desenvolvendo laboratórios e seu próprio método de ensino fundando o Centro Cultural Maria Paccelle em 1992. Você pode encontrar seus livros e cursos online pelo site: www.mariapaccelle.com.br 

Começou a ministrar palestras na área para educadores que perceberam que estudar música através desse método estava desenvolvendo a capacidade de aprendizado dos alunos em outras disciplinas como a matemática.
Posteriormente começou a ministrar seus laboratórios e experiência não só para músicos como também para pedagogos e afins.

Maria Paccelle transcreveu sua experiência em apostilas que rapidamente se transformaram em livros técnicos para educadores, músicas educativas e posteriormente literatura infantil, gospel, ficção e sua paixão: A poesia.
Escreve para editoras maravilhosas como: Irmãos Vitale, Danprewan kids, WAK, New Naipe, onde fundou o selo: Naipe kids 

Em 2005, pelo conjunto de sua obra, que consta de mais de 70 livros e mais de 500 músicas educativas, recebeu em 2005 com apenas 35 anos o título da renomada academia de letras Guanabarina na 39ª cadeira patronímica de Monteiro Lobato, sendo a acadêmica mais nova do
país até aquele momento.


Beijos!

Você também pode gostar desses posts:

0 comentários