ENTREVISTA COM AUTORES #227 | Autor Jázino Soares

by - segunda-feira, setembro 23, 2024


1 - Como a escrita entrou na sua vida? Você sempre soube que queria ser escritor ou foi algo que surgiu aos poucos?
A escrita surgiu pra mim quando eu tinha 12 anos de idade, foi quando escrevi meu primeiro poema e aos 15 anos escrevi meu primeiro romance. Sempre gostei de ler, aprendi a ler muito cedo, a arte da escrita surgiu de uma forma natural, era como se já estivesse dentro de mim esperando o tempo certo para desabrochar. E quando isso aconteceu veio então esse desejo de um dia lançar um livro e ser um escritor. Mas ser escritor nunca foi minha primeira opção. E Hoje é disso que quero viver!

2 - Quais autores ou obras influenciaram seu estilo de escrita?
Sou muito fã de J.K. Rowling e C.S.Lewis, a história de vida deles, a escrita deles, me inspiram muito e de alguma forma influenciam no meu estilo de escrita. Quanto às obras, As crônicas de Nárnia (volume único) e a saga Harry Potter são os trabalhos deles que gosto muito.

3 - Como a sua origem em Manaus e sua vivência em Jaraguá do Sul influenciam a sua escrita? Há elementos dessas regiões que se refletem em seus livros ou poemas?
Conhecer novos lugares e novas pessoas é o que todo escritor deve fazer, na minha opinião. E sim, de alguma forma essa minha mudança começou a influenciar na minha escrita. Inclusive comecei a escrever um livro novo durante e depois da viagem, fui conhecendo pessoas e elas me inspiraram a criar personagens, então comecei uma nova obra. Rsrsrsrs.

4 - Além de escritor, você é músico, roteirista, poeta e dramaturgo. Como você equilibra essas diferentes formas de expressão artística? Alguma delas complementa a outra?
Amo realizar todas elas! Eu sempre tiro um tempo para cada uma delas. Um dia eu trabalho num livro, em outro em um roteiro, no outro crio uma música… E sim, de alguma forma uma complementa a outra, porque praticamente uso a escrita pra me expressar em todas, mas de diferentes maneiras.

5 - Seu romance de fantasia "Os Três" foi um sucesso e está em processo de atualização para a primeira reimpressão. O que os leitores podem esperar dessa nova versão? Há algo que você decidiu mudar ou aprimorar?
Bem…. Não sei se posso dizer muita coisa sobre.  (meu agente pode me pegar depois) Rsrsrs. Mas podem esperar uma nova atualização legal e claro, uma nova capa, a história praticamente é a mesma, mas será uma edição bem legal.

6 - O seu segundo livro, "Quem Inventou o Amor?", é um romance realista. Como foi a transição da fantasia para o realismo? Qual foi o maior desafio ao escrever este livro?
Eu sou um escritor bem eclético, escrevo poemas, ficção científica, fantasia, romance realista… E, cá entre nós, amei criar esse livro e a história dele. Um dos desafios foi criar um enredo que instigasse, pelo fato de ele ser semelhante à uma novela, mas acredito que consegui. Inclusive comecei a adaptar ele para novela junto com o Roteirista da SBT, Carlos Marques, durante uma mentoria. E estou na luta desse sonho de um dia gravá-la.

7 - Como é o seu processo de escrita? Você segue uma rotina específica?
Costumo escrever todos os dias, sempre à noite ou pela manhã. Costumo ouvir música durante a escrita, pois me concentro melhor, e as músicas são condizentes ao estilo da obra que estou escrevendo, me ajuda a entrar no universo da obra, dos personagens e da história. Tenho mais de 30 livros escritos e pretendo lançá-los.

8 - Como você se sente ao ver seus livros esgotarem e serem bem recebidos pelo público? Alguma história ou feedback de um leitor que te marcou?
Fico bem feliz com isso e agradecido à Deus e às pessoas que acreditam em mim. Recebi alguns feedbacks sim, mas tem um que foi de uma amiga minha, inclusive uma personagem do livro é baseada nela, ela chorou ao ler o último capítulo dele e isso me deixou bem feliz. Não somente ela, mas várias pessoas já me disseram isso. Que a história é bem emocionante e impactante.
E detalhe: O último capítulo desse livro eu escrevi chorando… Pois a história foi tão marcante pra mim que a emoção me invadiu. Até porque a história de um dos três é baseado em mim. 

9 - Qual é o impacto que você espera que suas obras tenham nos leitores?
Que de alguma forma cause emoção, diversão e inspiração. Pois cada personagem meu é também um pouco cada leitor, então eu quero que eles se vejam nos personagens e se espelhem neles.

10 - Quais são seus planos para o futuro? Você está trabalhando em algum novo projeto?
Como já citei antes, tenho mais de 30 livros escritos e 5 em andamento. Estou trabalhando em vários projetos novos, tanto cinematográfico quanto literário. Estou, inclusive, escrevendo uma saga policial. É um gênero novo pra mim, primeira vez que escrevo. E futuramente espero a cada dia mais conquistar leitores e mais reconhecimento nesse meio.

Gostaria de deixar algum recado para os leitores do Lost Words, e para seus futuros leitores?
Olá, sou o escritor Jázino Soares! Espero um dia uma obra minha chegar em suas mãos e de alguma forma impactar sua vida com minha escrita. 
Abraços! 

Sobre sua(s) obra(s):


Sinopse: Masuna é uma cidade meramente fictícia, é o palco dessa linda história em que você está prestes a mergulhar, Conheça uma história de amor emocionante e paralelamente várias histórias de amor, superação, vingança e aventuras… Mergulhe em cada paragráfo e em cada linha, emocione-se e identifique-se!

Seja bem vindo(a) à Masuna. - Compre aqui!


Sinopse: Um fato acontece pegando todos de surpresa… Então Yahweh entra em ação.
“Dois seguros estarão e um a proteção perderá…”
Os três lhe apresentará uma história incrível! Lhe emocionará e lhe instigará a Acreditar quando tudo parecer estar à beira de um abismo. Ele vem e surpreende! Então arme-se com suas espadas e suas forças e mergulhe nesta emocionante história que mudará sua vida!
Deus lhe abençoe! - Compre aqui!

Sobre o(a) autor(a):


Um Autor com talento na escrita de emocionar seus leitores!

Jázino Soares nasceu em Manaus/AM, no dia 26 de janeiro de 1994, atualmente vive em Jaraguá do Sul/SC. É formado em Letras - Língua Portuguesa, pela universidade privada Uni Nilton Lins onde também se pós-graduou em didática do ensino superior.
É professor de Língua Portuguesa na rede pública (Semed) em Jaraguá do Sul. Além de professor é também escritor, poeta, roteirista, músico, dramaturgo e compositor. Tem poemas publicados em três antologias poéticas e dois livros lançados, o primeiro pela editora Autografia, um romance de fantasia intitulado: Os Três (que neste momento passa por um processo de atualização para sua 1ª reimpressão depois de esgotar diante do sucesso junto aos leitores) e o segundo pela Uiclap, um romance realista intitulado: Quem inventou o amor?

Siga o autor no Instagram: @jazinosoares

Beijos!

Você também pode gostar desses posts:

0 comentários