ENTREVISTA COM AUTORES #283 | Autora Cybelle Santos
1 - Qual foi sua inspiração para começar a escrever?
Creio que inicialmente foi a vontade de desabafar. Tirar tudo que tinha dentro de mim. Eu tinha passado por um primeiro relacionamento difícil e precisava colocar tudo aquilo pra fora. Então, eu criei um blog, postei alguns textos que começaram a ter visualizações e por incentivo de alguns comentários no blog me incentivaram a procurar uma editora e publicar um livro com meus textos. E assim foram 2 livros publicados.
2 - Quais autores ou obras influenciaram seu estilo de escrita?
No começo, eu via inspiração em muitas autoras como a Thalita Rebouças, Paula Pimenta. Mas conforme, o tempo vai passando a nossa escrita e inspiração muda e eu tive como inspiração muitos romances dramáticos mas a autora que mais me inspirou foi a Katie McGarry que tem uma série publicada aqui no Brasil e que inclusive já conversei com ela por email. E aqui no Brasil, eu me inspiro muito na Carina Rissi que inclusive já recebeu meus livros. Eu tento sempre me inspirar em mim, nas minhas experiências e nos meus gostos em geral com músicas, filmes e tudo que me influencia.
3 - Como você lida com o bloqueio criativo?
É uma ótima pergunta, porque desde o lançamento do meu último livro em 2015 eu só tenho escrito no meu blog, e os textos em geral eu tenho que estar muito inspirada senão, não fica bom. Então, eu tento apenas não forçar. Eu preciso SENTIR pra começar a escrever e realmente me envolver. Então, eu me dou meu tempo seja quanto tempo for. Tenho preparado um livro novo de pouco em pouco e quando ele estiver pronto estarei pronta para lança-lo ao mundo.
4 - Quais desafios você enfrentou durante sua jornada como escritor(a)?
Quando as pessoas olham meus 2 livros publicados, as matérias que me noticiaram e as pessoas que receberam meus livros, mas toda a minha jornada foi um desafio porque tudo que eu consegui foi porque eu fui LITERALMENTE atrás. O maior desafio talvez tenha sido acreditar em mim, e não desanimar com certos comentários e pessoas próximas que não me apoiaram. Não basta só escrever e publicar. Você tem que vender porque você quer que sua história chegue em mais pessoas. E isso demanda muita coisa. Muito trabalho. Muita ajuda e empatia.
5 - Você já teve experiências significativas com seus leitores? Alguma história que gostaria de compartilhar?
Sim. Eu já recebi cartas em casa. Já recebi vídeos. Comentários e inboxes muito tocantes. Uma leitora disse que estava juntando moedas uma vez pra comprar meu livro. Tenho leitoras que ainda me acompanham apesar do meu foco ter mudado e é engraçado porque nesse tempo vi elas crescerem. Mas uma bem especial é a Yane, ela é muito fá da minha escrita e além dos meus livros ela também faz o layout do meu blog. Ela já fez tres modelos e já me ajudou muito com várias coisas. Tem um depoimento dela na contra capa do meu segundo livro e ela é muito especial.
6 - Como é o seu processo de escrita? Você segue uma rotina específica?
Não. As vezes a inspiração vem assistindo um filme. Quando a letra de uma música me toca ou me lembra algo. Já teve casos de eu estar deitada, surgir inspiração e eu abrir o notebook pra escrever, do nada. Não há um processo, preciso SENTIR pra poder escrever e preciso estar focada e com a cabeça leve. Talvez esse seja o diferencial da minha escrita.
7 - Qual é o impacto que você espera que suas obras tenham nos leitores?
Que eles SINTAM algo. Que se identifiquem . Que gostem da história e os façam pensar. No caso dos textos, eu tento colocar sentimentos no máximo que posso, NU E CRU para que eles realmente SINTAM a história. Eu quero que se emocionem e sintam o que eu senti escrevendo seja o que for que eu estiver contando.
8 - Quais são seus planos para o futuro? Você está trabalhando em algum novo projeto?
Tenho 3 livros em processo de escrita e pretendo terminar pelo menos um deles esse ano. Depois disso, pensarei em publica-lo. Estou trabalhando na continuação do meu ultimo livro " escrevendo nossa historia", em um drama que aborda ansiedade e relacionamentos que dão errado e também em um livro de fantasia mais na pegada de a "seleção". Em breve espero estar com uma nova obra pronta.
Gostaria de deixar algum recado para os leitores do Lost Words, e para seus futuros leitores?
Queria agradecer a todos que me fizeram chegar ate aqui. Aos 3 mil leitores que compraram meus livros. As pessoas que receberam meus livros, que ajudaram a divulgar, que me ajudaram de alguma forma e que ainda me acompanham. E para os futuros leitores e ainda atuais: não desistam de mim. Eu ainda estou aqui escrevendo, e em breve volto. Prometo. Se sentirem saudade, meu blog está ai pra vocês e meus livros a venda em e-book. Ao blog Lost Words e a Aline obrigada pela oportunidade e pelo carinho.
Sobre sua(s) obra(s):
Sinopse: Sou um livro com páginas em branco. Sou feita de decepções, mágoas, sorrisos, lágrimas ao vento e sonhos não realizados. Um coração cheio de esperança e um mundo de possibilidades. Possibilidades que me permitiram transformar todos os meus sentimentos em palavras que tocam corações alheios. Sentimentos e sensações que vem do fundo do coração e da alma. Diante desse turbilhão de coisas, te convido a sentir e compreender o que há por trás dos sentimentos, de um coração e de uma garota que se machuca mais do que qualquer outra, mas que continua acreditando no amor como a forma mais incrível desse mundo. Deixe se levar. Eu pensei que estava sozinha e se você pensa o mesmo, acredite você não está. Qualquer semelhança não é mera coincidência. - Compre aqui!
Sobre o(a) autor(a):
Beijos!
0 comentários