ENTREVISTA COM AUTORES #284 | Autora Gabriela Garcia Ceron

by - terça-feira, julho 29, 2025


1 - Qual foi sua inspiração para começar a escrever?
A redação da minha dissertação de graduação em Psicologia marcou o início da minha trajetória na escrita. Arrisquei-me a escrever poemas no mestrado em psicologia e saúde. Atualmente, escrevo poemas, contos, livros infantis e crônicas, além de artigos e livros científicos. Um desafio de um aluno da primeira etapa do ensino fundamental: “Escreva um livro para crianças!” — foi um estímulo muito importante para entrar na literatura infantil.  

2 - Quais autores ou obras influenciaram seu estilo de escrita?
Autores da literatura brasileira como Mário Quintana, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Cecília Meireles, Vinicius de Moraes e Augusto dos Anjos. Músicos como Cazuza, — amo a música “Codinome Beija-flor”—, Rita Lee e Raul Seixas. Psicanalistas como Sigmund Freud, Donald Woods Winnicott, Melanie Klein e Jacques Lacan. Adoro os livros: “Um dia daqueles” e “Dom Casmurro”.

3 - Como você lida com o bloqueio criativo?
Não fico frustrada, pois aproveito esses momentos para ler e estudar a língua portuguesa.    

4 - Quais desafios você enfrentou durante sua jornada como escritor(a)?
Tenho sequelas de paralisia cerebral devido a uma anóxia cerebral (falta de oxigênio) durante o parto. A minha grande tarefa, como escritora, é aperfeiçoar a minha escrita não valorizada no ensino básico; e fazer com que minhas obras alcancem mais leitores, pois o mercado literário muitas vezes se mostra elitista em relação à divulgação.

5 - Você já teve experiências significativas com seus leitores? Alguma história que gostaria de compartilhar?
Com o incentivo de um aluno da primeira etapa do ensino fundamental — ‘Por que você não escreve um livro para crianças?’ — descobri novas habilidades e um modo de abordar a inclusão, tema que domino pessoal e profissionalmente. Assim surgiu ‘Diferenças que não fazem diferenças’, com o qual introduzo valores como diversidade, respeito, cidadania e direitos humanos de maneira lúdica e acessível. Com as ilustrações cativantes, feitas por Adriano Menta, transmito uma mensagem forte de empatia e alegria. 

6 - Como é o seu processo de escrita? Você segue uma rotina específica?
A maioria dos escritores faz uma rotina rígida. Eu não! Leio e busco estudar o português quando não tenho inspiração ou vontade de escrever. A melhora da escrita e o encontro de ideias vêm dessas ações. Às vezes, fico meses sem escrever. 

7 - Qual é o impacto que você espera que suas obras tenham nos leitores?
A conscientização de que a pessoa com deficiência tem um papel essencial na sociedade: representatividade para construir uma sociedade mais justa, humana e igualitária, onde a diversidade é respeitada e valorizada.

8 - Quais são seus planos para o futuro? Você está trabalhando em algum novo projeto?
Já tenho um novo livro infantil para ser editado, Manuela no País da Sapiência, e atualmente escrevo um conto natalino infantojuvenil: Girassol, arco-íris e infinito – A mensagem da neve que encantava, e um livro: A menina que voava.

Gostaria de deixar algum recado para os leitores do Lost Words, e para seus futuros leitores?
Sou Psicóloga pela UNORP; Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela UNIRP; com formações em Psicopedagogia Institucional e Clínica, Neuropsicologia e Psicanálise pelo IBRA; Mestra em Psicologia e Saúde pela FAMERP. Também sou Poeta, Coautora dos livros Catarses e Os alunos com falhas na subjetivação no ensino regular: um olhar psicanalítico, e autora de Diferenças que não fazem diferenças — minha autobiografia infantil.

Desejo que vocês mantenham sempre o coração aberto ao mundo inclusivo!

Quero agradecer a todos e à Aline pela oportunidade. 

Entre em contato com a autora através do site: https://www.gabrielagarciaceron.com/

Siga a Gabriela Garcia Ceron nas suas Mídias Sociais:
Facebook: @escritoragabrielag.ceron
Tiktok: @gabrielagarciaceron

Lembrando que o livro Diferenças que não fazem diferenças está à venda!
Disponível nas seguintes plataformas:



Sobre sua(s) obra(s):


Sinopse: Um livro que, além de estimular o prazer pela leitura dos pequenos, convida a refletir e a respeitar as diferenças, e mostra que a vida deve ser vivida da mesma forma por todos. - Compre aqui!

Sobre o(a) autor(a):


Sou Psicóloga pela UNORP; Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela UNIRP; com formações em Psicopedagogia Institucional e Clínica, Neuropsicologia e Psicanálise pelo IBRA; Mestra em Psicologia e Saúde pela FAMERP. Também sou Poeta, Coautora dos livros Catarses e Os alunos com falhas na subjetivação no ensino regular: um olhar psicanalítico, e autora de Diferenças que não fazem diferenças — minha autobiografia infantil.

Beijos!

Você também pode gostar desses posts:

0 comentários