RESENHA | Das Vindimas no Douro ao Rio de Janeiro - Ana Mariano de Carvalho

by - quinta-feira, outubro 04, 2018


Título: Das Vindimas no Douro ao Rio de Janeiro
Autora: Ana Mariano de Carvalho
Editora: Hyria
Páginas: 224
Gênero: Romance
Ano: 2016
Skoob
Livro cedido pela Editora
Sinopse: Bento é um rapaz sonhador de 21 anos e que mora em uma cidade pobre do interior de Portugal, a Galafura de 1930. O jovem trabalhador que sempre ajudou o pai na fazenda foi trabalhar no inverno em uma vindima em outra cidade para ajudar na renda. Lá conheceu o amigo Maurício, com quem dividiu sonhos e suor. Por lá, também conheceu Amélia, uma moça de mesma idade, loira e com um vestido branco que o encantou. Apaixonou-se no mesmo momento que viu seus olhos cor de amêndoa, porém, foram apenas cinco minutos perto um do outro. Convencido pelo amigo, os dois decidiram partir para o Brasil, terra de oportunidades, para enriquecerem e darem boa vida as famílias. O caminho foi longo e cheio de aventuras, os dois amigos chegaram à terra nova com ambição e determinação e enfrentaram grandes desafios. Contudo, a jovem Amélia, da Vindima Nossa Senhora do Rosário, reapareceu para agitar a vida de Bento e colocar a amizade com Maurício à prova.​ 
                                            

Um romance histórico, que começa em setembro de 1930. Bento e Maurício se juntam a um grupo de trabalhadores e chegam a quinta para realizar a vindima, ou seja, colheita das uvas (o período de colheita das uvas e o inicio da produção de Vinho do Porto em Douro - Portugal é conhecido como Vindima). Eles queriam levar dinheiro para suas famílias.
Bento conhece Amélia, uma bela moça, a mais bela que ele já viu. Ela é filha do dono da quinta. Um amor que teria tudo para dar certo, ou não. 
Quando eles terminam a vindima, Maurício chama Bento para irem para o Brasil, em busca de oportunidades melhores. Bento aceita.

Maurício e Bento vão passar por várias situações no Brasil, conhecer pessoas e ambos vão se dar bem até certo ponto. Quando Amélia chega ao Brasil, ambos se apaixonam por ela, mas Bento não acredita ser digno da bela moça.

Eu saí completamente da minha zona de conforto lendo esse livro, e foi uma experiência única e agradável. O livro retrata a história onde pessoas saiam de seus ofícios e partiam para o Brasil em busca de uma vida melhor, em busca do recomeço;
A história me levou por uma verdadeira viagem, as referências são reais, os personagens são característicos de Portugal, e o romance inserido na história não é clichê; é um romance realista onde nada é perfeito e o casal tem seus problemas, afinal a vida não é um conto de fadas.
Os personagens me conquistaram pela força de vontade e superação, não somente os principais, mas todos os outros também. E o final... foi triste mas emocionante.
A única coisa que me fez tirar estrelas (/ou porquinhos) do livro, foi a escrita. Vi algumas resenhas em que a escrita é muito elogiada, mas comigo não funcionou. Achei maçante e me desmotivou um pouco a continuar lendo. Por isso a resenha demorou a sair.

Mas é um livro que eu indico, é muito bom ter mais conhecimento através de histórias assim.
A Editora Hyria mais uma vez está de parabéns pela edição linda, com folhas amareladas, sem erros ortográficos. Apesar da capa não chamar muito a atenção, mas seu interior compensa.


Beijos!

Você também pode gostar desses posts:

14 comentários

  1. Romance histórico nacional? Já entrou para os meus desejados. Adorei sua resenha e a sinceridade. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. A história do livro traz uma grande aventura, deu para perceber que a amizade de Bento e Maurício é forte,porém será abalada pela Amelia, e fora que podemos conhecer mais sobre Portugal e a garra dessas pessoas que deixam seus paises em busca de uma vida melhor!!

    ResponderExcluir
  3. Todos enredos que trazem um pouco de história real, são com certeza, enredos maravilhosos.
    Como não conhecia o livro, já gostei demais de tudo que li acima, afinal trazer um pouco sobre essa luta de sobreviver, de tentar melhorar não só a parte financeira nessa saga de vir ao nosso país tentar a sorte, é algo que não é muito desenhado em livros!
    Com certeza, se puder, quero muito conferir e claro, torcer pelo romance!rs
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Com certeza um livro de tirar o fôlego. Eu não sou muito fa de livros nacionais, já li muitos, e o que eu percebi em alguns é exatamente a leitura maçante, o enrolar de conteúdo.

    ResponderExcluir
  5. Essa autora eu ainda não conhecia, e sinceramente, amo conhecer novos autores, principalmente sendo eles nacionais. O livro parece trazer uma ótima história, e como eu ainda não o conhecia, a vontade de ler é maior ainda!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Aline!
    Não conhecia esse livro ainda, gosto de ler livros do gênero, mas confesso que já faz algum tempo que não leio...
    Achei diferente, o enredo parece ser bom, a história me chamou atenção tbm, espero conseguir ler um dia e conhecer melhor os personagens e tbm a escrita.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Adoro livros com mapas, mas não tenho facilidade pra ler livros históricos ou de época, mas coloquei esse na minha lista é sempre bom sair da zona de conforto. Você citou a força de vontade dos personagens, isso pra mim já é um ponto positivo, acho cansativo personagens que ficam sempre se fazendo de coitados e desistem fácil

    ResponderExcluir
  8. Não sei porque, mas eu gosto muito de livros de época ou que narram momentos históricos, a história deste livro parece ser interessante, pois sair o próprio pais em busca de uma vida melhor em outro lugar, realmente é um verdadeiro desafio.

    ResponderExcluir
  9. Apesar da escrita, fiquei curiosa em saber sobre essa historia é interessante saber sobre essas pessoas que vieram para o Brasil tentar uma vida melhor, saber o que passaram e pelo visto vai ter uma prova da amizade com a chegada da moça, deve ter dado uma agitada na leitura isso.

    ResponderExcluir
  10. Faz muito tempo que não leio livros de época, mas não sei se leria esse livro, o enredo em si não me agradou, acho que demoraria muito pra entrar na história ou me apegar aos personagens. Bjs!

    ResponderExcluir
  11. A história me pareceu bem real, gostei muito dessa resenha. Gostei do objetivo dos jovens, pois para a época era essa a mentalidade. Com certeza vou procurar para ler.

    ResponderExcluir
  12. Eu confesso que romance não é exatamente a minha praia, assim como acontece contigo, mas deve ser muito interessante acompanhar o relacionamento das duas personagens, principalmente porque é um amor real, com defeitos como todos tem, o que torna a identificação com o leitor ainda maior. Além disso, o panorama histórico concreto e muito bem construído deixa o enredo ainda mais complexo e real a seu modo, o que transforma a leitura em uma verdadeira viagem, como tu mencionou. A capa realmente não chama muita atenção, mas o que importa de verdade é o conteúdo.

    ResponderExcluir
  13. Gostei, achei uma história bem original e diferente.
    Essa coisa toda de lutarem em outro país por uma vida melhor também gostei muito. Acho que nos faz refletir sobre nossa vida e nossas conquistas, sobre o mundo e o passada como tudo era tão difícil e com mais sacrifícios.
    O final parece ser triste e realístico. Me dá um pouco de medo de finais assim, porque né, adoro finais felizes, mas pelo jeito é algo que nos traz muitos ensinamentos.
    bjs

    ResponderExcluir
  14. nossa Aline, apesar da sua resenha apontar pontos positivos não senti vontade de ler, não sei se é pela questão de ser histórico ou pela capa mas não me agrada. essa dica vou passar
    bjsss

    ResponderExcluir