RESENHA | Colega de Quarto - Victor Bonini

by - segunda-feira, janeiro 21, 2019


Título: Colega de Quarto
Autor: Victor Bonini
Páginas: 279
Gênero: Literatura Brasileira / Romance policial / Suspense e Mistério
Ano: 2015
Skoob
Sinopse:Eric Schatz, carioca que se mudou para São Paulo por conta do curso universitário, começa a perceber indícios de que há mais alguém frequentando o seu apartamento.
Primeiro, um par de chinelos.
Então, uma outra escova de dentes. Um micro-ondas que é ligado sozinho durante a noite, barulhos estranhos a qualquer hora e luzes que se apagam de modo misterioso.
Até que, em determinada noite, Eric enxerga o vulto do colega de quarto entrar em seu apartamento pela porta da frente.
Desesperado, o rapaz vai atrás de um detetive particular, mas parece ser tarde demais. Em menos de 24 horas, tudo acontece de modo acelerado e depois de uma ligação desesperada, cortada abruptamente, Eric despenca da janela do seu apartamento.
Em seu livro de estreia, o autor nos apresenta uma história urbana de tirar o fôlego. Um mistério que passa por uma relação familiar complicada, suspeitas por todos os lados, e camadas e camadas de culpados. Há alguém inocente?


Colega de Quarto apresenta a história de Eric Schatz, um carioca que por conta da faculdade mora em um apartamento de luxo no Royal Residence, localizado em São Paulo. Eric mora sozinho, mas coisas estranhas começam a acontecer em seu apartamento, o micro-ondas liga sozinho de madrugada, a descarga é acionada, um chinelo extra aparece, e até uma escova de dentes a mais surge em seu banheiro. Eric começa a ficar preocupado, e então vê um vulto em seu apartamento. Desesperado, procura um detetive particular, mas ele não dá importância para um garoto rico e mimado que acha que dinheiro compra tudo. Eric volta para seu apartamento e despenca da janela. Suicídio ou homicídio? Lyra terá que descobrir.

Conrado Bardelli (Lyra) é advogado e detetive particular. Em uma madrugada comum em seu escritório resolvendo casos de divorcio, ele é surpreendido por uma visita inesperada. Um jovem que alega ter um 'colega de quarto'; Lyra acha que o garoto está louco ou coisa do tipo e o dispensa. Logo depois recebe uma ligação de Eric e mais tarde fica sabendo de sua morte. Sentindo um pouco de culpa, nosso detetive vai fazer o impossível para desvendar esse mistério, ele acredita que Eric não se matou. Vai investigar sua família, seus amigos e namorada. E em meio disso, descobrir segredos que deixariam qualquer um perturbado. Quais são esses segredos? Quem é o 'colega de quarto' de Eric?

Em seu romance de estréia, Bonini mostra seu talento. Colega de Quarto é um livro com uma trama envolvente e muito bem elaborada. Teorias criadas por mim não foram atendidas, o autor conseguiu me surpreender e me deixar estupefata com o final.
A história é dividida em três partes com capítulos curtos (o que torna a leitura mais rápida), o autor conseguiu desenvolver habilmente cada personagem, tanto suas personalidades quanto seus segredos. Em Colega de Quarto, ninguém é 100% inocente, e Lyra vai nos mostrar o quanto as pessoas fazem de tudo por ganancia e dinheiro. Além disso, quero destacar o detetive, Lyra é muito bem elaborado, foi o personagem mais bem trabalhado na minha opinião. Ele não tem medo de ir atrás das pistas e muito menos de usar de artimanhas para conseguir o que quer e o que acredita.

A edição da Faro Editorial está mais uma vez incrível.

Cuidado, o próximo a ter um colega de quarto pode ser você!

Aonde Comprar: AMAZON 

Beijos!

Você também pode gostar desses posts:

18 comentários

  1. Ah como eu desejo ler este livro desde seu lançamento(e olha que isso faz tempo)
    O autor foi muito elogiado por este trabalho na época e agora lendo esta resenha, é nítido entender os motivos.
    Personagens muito bem construídos, cenários e claro, um enredo que une tudo!
    Espero sinceramente ler a obra o quanto antes!!!!
    Mesmo que já esteja bem atrasada..rs
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Deus me livre de um colega de quarto assim 😂😂😂😂
    Fiquei até meio surpreendida com a sinopse.
    Fantasma? Rsrs provavelmente, não. Já que você disse que o autor conseguiu te surpreender, então essa com certeza foi sua primeira suposição.
    Adorei a resenha.
    Gostei muito da capa.

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. É um livro que desperta curiosidade com esse mistério fiquei imaginando o que seria esse colega de quarto, mas como é uma leitura que surpreende, é capaz de eu ter errado rs. Deve ser daqueles livros que devoramos para desvendar os acontecimentos, ainda mais com um detetive tão esforçado e interessado. É o dinheiro é muito bom mas que corrompe muita gente, infelizmente.

    ResponderExcluir
  4. A ideia é bem bizarra e o mistério com isso do que aconteceu já deixa uma curiosidade boa pra ver o que foi feito. Investigação, coisas que não são como parecem, pessoas nada inocentes...tem bastante coisa que me deixa curiosa. Parece bem gostoso de ler. E surpreender só ajuda. Parece bom.

    ResponderExcluir
  5. Opa, parece mesmo um daqueles livros incríveis! Eu acho que ia adorar ler!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderExcluir
  6. Olá Aline!
    Vejo que essa é aquele tipo de obra que é impossível parar de ler até descobrir toda a verdade. A escrita de Bonini parece contar com um ritmo bem acelerado, suficiente para engajar o leitor e deixá-lo cheio de expectativas. Quanto à caracterização dos personagens, também não há o que reclamar, sendo a construção do colega de quarto o aspecto que mais chama atenção, pois aborda um pouco daqueles padrões de filmes com fantasmas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Olá Aline!
    Romance policial made in Brazil? Amo! Eu não conheço o autor mas pela sua resenha pude perceber que a trama é extremamente elaborada e nos deixa ávidos por respostas. É inevitável que as pessoas próximas a Eric sejam suspeitas pois assim teriam mais acesso ao apartamento. Sem dúvida uma história eletrizante que vai pra minha lista de leituras.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Haha que medo!
    Esse livro parece tão bem escrito que é capaz de eu acreditar que também tenho um colega de quarto.
    A leitura não faz meu gênero, mas é muito bom ver livros nacionais sendo tão bem elogiados.
    E acredito que quem gosta do gênero, vai gostar dessa leitura.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Ah! Já adorei a temática do livro, amo o sobrenatural, mas não gostaria de ter um colega de quarto, não como este ai hehe.
    Fiquei curiosa em saber se o detetive acha, que foi o tal fantasma que matou Eric, a história do livro parecer ser boa mesmo sobrenatural versos investigações, são duas coisas que amo hehe.
    Parábens Aline pela resenha vou colocar o livro na minha lista de desejados agora hehe. Obrigada

    ResponderExcluir
  10. Adoro obras de romance policial e essa, pela sua resenha, não deixa a desejar!
    Já tinha comentado no mesmo post no insta como a resenha do livro me lembrou das obras da Christie. Estou ansiosa para ler esse livro e conhecer Lyra

    ResponderExcluir
  11. Oi, Aline!
    Lendo a sinopse fiquei imaginando que o colega de quarto seria um fantasma, mas a medida que li sua resenha surgiram várias dúvidas, acho que esse fantasma tá bem vivo...
    Fiquei muito curiosa para saber o que realmente aconteceu com Eric, se foi suicídio ou homicídio, acredito que seja o segundo... Enfim, valeu pela dica, anotada!
    Ps: Eu amei a foto, ficou uma gracinha! 😍

    ResponderExcluir
  12. Nossa Aline, adorei e já está na lista.
    Fiquei muito curiosa com esse colega de quarto Eric, todos os pensamentos que ele teve ao começar a perceber esses acontecimentos e como Lyra desvendou tudo. Estou curiosíssima com esse final!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Aline!!
    Gosto bastante de livros de romance policiais e quando tem muito suspense e mistério é melhor ainda!! Ainda não li esse livro mas é por falta de tempo mesmo pois já tenho esse livro na minha estante, e agora vou colocar esse livro na frente de alguns leituras e ver se leio ainda esse mês.
    Bjos

    ResponderExcluir
  14. Esse livro me parece uma daquelas tramas que não paramos de ler até o fim!! Só de ler a resenha já me deixou curiosa para saber o desfecho da história e quem é o colega de quarto misterioso!! Adoro esses suspenses bem trabalhados que nos fazem suspeitar de tudo e de todos!!

    ResponderExcluir
  15. Aaaah esse livro com certeza está na minha lista de desejados, só pela sinopse já desperta um interesse, e com a resenha a curiosidade só aumenta já fiquei criando teorias sobre o "colega de quarto" a capa também está maravilhosa.

    ResponderExcluir
  16. Nossa, pensei em histórias de fantasmas. kkkk Mas é um livro diferente e misterioso, pois pela resenha ja deixou um ponto de interrogação. Fiquei muito curiosa por esse livro e um pouco de medo também.

    ResponderExcluir
  17. Pensei que fosse de fantasmas kkk mas pelo jeito tem é gente bastante gananciosa envolvida!
    Faz tempo que quero lê-lo, mas confesso ter um certo medo kkkkkkkkkk
    O Lyra parece ser bem honesto e que vai trabalhar muito pra descobrir o que aconteceu com o Eric.
    bjs

    ResponderExcluir
  18. Primeira vez que vejo o nome desse autor, legal você abordar autores nacionais aqui. Comecei a acompanhar o blog hoje e acho isso bem legal. Sobre o livro, imagino que seja um fantasma ou alguma brincadeira de muito mal gosto. Eu iria odiar se acontece-se algo assim comigo.

    Vlw

    ResponderExcluir