RESENHA | Para Onde Vão Os Suicidas? - Felipe Saraiça

by - quarta-feira, março 06, 2019


Título: Para Onde Vão Os Suicidas?
Autor: Felipe Saraiça
Editora: Pendragon
Páginas: 192
Gênero: Jovem adulto / Drama
Ano: 2017
Skoob
Nota: 4/5
Sinopse: Era dezembro quando Angelina nasceu. Uma noite gélida, de ventos fortes e relâmpagos que iluminavam todo o quarto do hospital. Quase que em silêncio, ela foi retirada do ventre de sua mãe que, também em silêncio, não mais respirava. A enfermeira, tão jovem e sonhadora, não sabia como lidar com vida e morte lado a lado. Seu pai, de modo mecânico e robótico, a balançava, não conseguindo contemplá-la. Seus olhos não mudaram de direção nem mesmo quando a menina iniciou seu pranto. Lá fora, a chuva caía forte, embaçando os vidros das janelas, e pintando todo o céu de cinza. Ele não chorava, apenas embalava lentamente sua filha, num ritmo quase que fúnebre, enquanto perguntava a si mesmo se seria egoísmo preferir que a criança tivesse perdido a vida e não sua noiva.


Angelina mora com seu pai, sua madrasta e sua meia irmã; Sua mãe faleceu quando Angelina nasceu, a garota se culpa por esse acontecimento, e não consegue se conectar com seu pai. Então Angelina toma a decisão de acabar com essa dor, e faz um ato extremo.

Mas Angelina não pode descansar até cumprir com um acordo com Ixtab, mas em uma corrida entre vida e morte Angelina precisa levar a melhor, a Morte é rápida e as duas entram em um jogo eletrizante, onde salvar pessoas é o objetivo de Angelina. Mas será que ela vai conseguir?


Sabe aquilo de julgar um livro pela capa? Isso aconteceu comigo, eu me apaixonei por essa capa e solicitei para a Editora. O título também havia me chamado atenção, afinal já tive depressão e sei que perguntas assim assolam a mente. A história de Angelina me conquistou desde a primeira linha, foi impossível não me apegar à ela; o autor construiu tudo com maestria, desde os personagens até o drama presente na história; não tem nada forçado aqui, não é um livro que vai fazer o leitor chorar por ser algo pesado, mas sim por ser tocante a ponto de deixar os olhos molhados;

Os personagens que aparecem na história são importantes para nossa protagonista, importantes por serem pessoas que também querem cometer suicídio, mas algo pode mudar esse pensamento.
Suicídio continua sendo um tabu, mas é mais presente do que imaginamos. É importante falar sobre isso, e é importante ser gentil como o próprio autor destaca. Você não sabe o que a pessoa ao seu lado está passando, então por que não ser alguém que melhora o dia dela?

Eu terminei o livro com uma outra visão sobre o suicídio, e com saudades dos personagens. Eu esperava um final diferente, mas o autor mais uma vez mostrou o quanto o assunto é sério. Confesso que me apeguei até com a Morte, o modo como ela foi desenvolvida na história junto com a Ixtab é surpreendente.

Indico o livro para todos!

Aonde comprar: PenDragon

Beijos!

Você também pode gostar desses posts:

23 comentários

  1. Aline!
    Temos mesmo que discutir sobre o tema suicídio e de maneira clara, procurando ajudar quem tem tendências para que isso aconteça, temos de evitar, ser gentis, carinosaos, entender os porquês...
    Gostei da capa e do enredo e fiquei curiosa em poder ler.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente o assunto suicídio ainda é tabu. E pouco discutido até mesmo no mundo literário.
    Assim, acredito que livros como Para Onde Vão os Suicidas são necessários pois discutem o tema com a delicadeza necessária.
    A capa realmente é muito bonita. E curti que é um livro relativamente curto

    ResponderExcluir
  3. Que título e capa incríveis!!!
    Realmente até eu pediria um livro assim, só por abordar um tema tão ainda sim, pesado e meio que tabu.
    Engraçado e triste que mais e mais casos de suicídios aconteçam todos os dias e mesmo assim, falar abertamente do tema ainda é meio que sussurrado e escondido.
    Por isso, a história do livro já me prendeu a atenção e com certeza, quero muito ter a oportunidade de conferir a história!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Falar de suicídio é sempre complicado e é um assunto pesado. Achei interessante o jeito do livro porque parece não ficar brincando com o assunto. Mostra a personagem num momento difícil mas sem exagerar no drama pra chorar, mais mostrando o real disso tudo. Parece deixar uma ligação boa com os personagens se a gente fica com saudade. Quero ver os quotes pra ter uma ideia de como é o livro mesmo. Parece legal.

    ResponderExcluir
  5. Olá! A capa está realmente linda e o titulo sem duvida chama a atenção. Muito interessante abordar esse tema que está cada vez mais recorrente, mas infelizmente tão pouco abordado. Realmente é necessário prestar mais atenção às pessoas que nos rodeiam, ter mais empatia com o próximo e tentar sempre melhorar um pouco o dia de alguém, com palavras, pequenos gestos, alguma coisa que faça a diferença positivamente. Fiquei curiosa, mas ao mesmo tempo receosa com esse final, só conferindo para saber.

    ResponderExcluir
  6. a capa parece ser bem atrativa, mas por pre conceito da palavra as pessoas acabam ficando com receio de pegar pra ler, mas é um tema que não da pra deixar de lado mesmo

    ResponderExcluir
  7. Adorei o título do livro, e acho que todos se perguntam isso. O suicídio é um tema importante a ser abordado, pois muitos pensam em fazê-lo já que a depressão anda lado a lado conosco. É importante termos uma visão disso e como podemos lidar, pois de alguma forma,temos de achar maneiras de superarmos nossos obstáculos!!

    ResponderExcluir
  8. Que capa mais linda, né?
    Gosto de leituras que abordam esse tema, é necessário falar sobre e pelo visto o autor trouxe belíssimas mensagens.
    Sinto que vou ficar de coração partido, mas é algo forte e às vezes é preciso mostrar a realidade como ela é.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi tudo bem?
    Eu assim como você, me vi super interessada pelo livro ao ler esse título. Achei a ideia do autor muito bonita e importante, pois falar sobre suicídio não é uma tarefa fácil. Quero conhecer o livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. O assunto é interessante e importante, faz parte da nossa realidade, infelizmente muitos não conversam sobre o assunto, não devemos julgar se nem sabemos o que aquela pessoa sente. A capa é bonita e fiquei curiosa em saber como a personagem vai se sair salvando vidas.

    ResponderExcluir
  11. Quando você me chamou indicando esse livro a minha curiosidade aguçou. Agora lendo a sua resenha fiquei mais curioso ainda.
    O sucidio é mesmo um tabu a ser lido, entendido e resolvido (digo isso pelo meu livro) E ver que mais obras estão por aí tratando disso me deixa aliviado.

    Adorei o que tu disse sobre se apegar com a morte. É importante mesmo estarmos apegados a ela, seja nos contos ou na vida. Morrer é renascer, deixar ir e florescer.

    Parabéns pela resenha e UAU tu julgou muito bem um livro pela capa, CAPA LINDA DEMAIS!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Eu também já julguei muitos livros pela capa e não me arrependi.
    Já tinha visto resenhas desse livro e fiqueu encantada. Com a sua opinião estou mais encantada ainda.
    Esse assunto é um tanto delicado e o mundo precisa entender mais sobre isso.

    ResponderExcluir
  13. Realmente a capa do livro é lindíssima e eu tbm fiquei atraída de primeira por ela, mas uma amiga minha já leu e assim como você ficou muito tocada. Infelizmente o assunto suicídio ainda é foco de muita ignorância na nossa sociedade, as pessoas tratam com deboche, grosseria. Mas é muito importante falar sobre Até pq cada vez mais pessoas sofrem com depressão no mundo. É sempre maravilhoso quando filmes ou livros abordam de jeitos que as pessoas possam se identificar e entender. Com certeza fiquei interessada, já quero ler.

    ResponderExcluir
  14. Este livro realmente nos encanta pela capa, mas não havia lido resenha sobre a historia e fiquei muito interessada. Assuntos mais pesados, sempre gosto de ler, para a gete ter a oportunidade de ter mais conhecimento, noção e se por no lugar da outra pessoa. Minha última leitura foi O último adeus que também aborda essa temática. Com certeza adiocinei a lista de desejados depois de conferir esta ótima resenha.

    ResponderExcluir
  15. A capa é mesmo incrível!! O assunto realmente é pesado e normalmente não faz parte das minhas leituras... Mas sua resenha me deixou curiosa para saber mais sobre a história e descobrir o que acontece com angelina. Espero que ela mude de ideia e consiga salvar muitas pessoas!!

    ResponderExcluir
  16. Oiê!
    Confesso que não sabia do que o livro tratava até ler sua resenha.
    Gostei muito dos temas abordados e de como foram abordados, falar de depressão e suicídio tem que ser com um cuidado a mais. A capa realmente e linda e gostei que o final surpreende o leitor.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  17. achei bastante valida essa leitura. um livro que aborda uma tematica interessante e que está bastante em evidencia. a capa ficou sensacional uma mistura de cores que chama atenção. uma leitura que eu indico bastante

    ResponderExcluir
  18. Oi, Aline!!
    Achei muito interessante o assunto principalmente por que existe poucos livros nacionais que abordam esse tema tão importante que é o suicídio. Gostei muito da indicação e também adorei a capa.
    Bjos

    ResponderExcluir
  19. Também estou eletrizada pela capa e pelo título, e nunca pensei no assunto do titulo em si, é realmente algo que cria curiosidade. Acredito que temas como o suicidio deva ser retratado sim, quebrar esse tabu, já que é algo tão vivenciado em nossa sociedade, depressao é coisa séria e deve ser tratado de forma séria também, e falado e explicado, para que varias pessoas que passam por isso não se sintam sozinhas, mas se sintam acolhidas e amadas.

    ResponderExcluir
  20. Oi, Aline!
    Ah, que sinopse triste... só de lê-la confesso que de cara descartaria o livro, não faz muito o meu estilo de leitura... Mas o assunto abordado no livro - suicídio - também me faria decidir não lê-lo, é que minha família perdeu um amigo dessa forma e até hoje é um assunto delicado, por isso evito ler livros que abordam esse tema. Mas concordo com você e o autor, é importante ser gentil pois não sabemos o que a pessoa ao lado está passando.
    Abraços, ficarei aguardado seu post com os quotes, quem sabe eu me empolgue e crie coragem para ler Para Onde Vão Os Suicidas?

    ResponderExcluir
  21. Esse assunto precisa ser mais abordado em livros, já teve casos na minha família e é algo muito complicado de lidar. Vu adquirir esse livro o quanto antes, sua resenha instiga e as fotos completam esse combo perfeito. Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Oi, Aline
    A capa é linda, adorei a arte.
    Ainda não conhecia o livro, mas gostei muito dos temas que o autor abordou.
    Depressão, rejeição, suicídio, morte são assuntos que nos leva reflexão.
    Gostei muito da premissa e espero poder ler e saber foi o desenvolvimento da trama.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Amei a resenha. Fico extremamente feliz que a história tenha te tocado de alguma maneira e ajudado a ver esse assunto de outra maneira. Obrigado <3

    ResponderExcluir