RESENHA | A ponte entre os dois mundos - Wallace William de Souza

by - terça-feira, julho 30, 2019


Título: A ponte entre os dois mundos
Autor(a): Wallace William de Souza
Editora: PenDragon
Páginas: 226
Gênero: Fantasia
Ano: 2018
Skoob
Nota: 4,5/5
Livro cedido pela Editora
Sinopse: Mudar-se para uma nova cidade pode ser difícil. Principalmente quando o passado se recusa a nos abandonar.
Tatiana cresceu em uma colônia de imigrantes do Leste Europeu no sul do país, tendo sua infância preenchida pelos seus pais e avós com contos, canções e festejos tradicionais da terra de onde vieram.
Quando ela precisa se mudar para o Mato Grosso do Sul, abraça a oportunidade de ser aquilo que considera ser uma adolescente normal e popular. Contudo, pesadelos e alucinações começam a atrapalhar seu sono e logo ela percebe que estão relacionados aos contos de fadas que ouvia na infância e que, de alguma forma, tomaram vida e agora a assombram.
Para enfrentar esses desafios, tanto sobrenaturais quanto mundanos, ela recorre à magia dos Terena, uma tribo indígena nativa da região onde agora vive, para enfrentar a magia estrangeira presente em seu sangue. Assim, unindo dois mundos, ela embarcará em uma jornada de autoconhecimento sobre preconceito, tradição e família.


Nossa protagonista, Tatiana, está passando por uma fase de adaptações, pois sua família acaba de se mudar para o Mato Grosso do Sul. Tatiana cresceu ouvindo contos, e canções dos seus pais e avós, com seus amigos, mas agora tudo ficou para trás, ou será que vai estar mais presente do que Tatiana imagina?!

Quem já passou por esse tipo de mudança sabe como é difícil a adaptação, fazer novas amizades e tudo mais. Tatiana fica popular na nova cidade, mas sempre que 'dorme' começa a sonhar com coisas que parecem reais, ela vai até as profundezas da água, consegue falar e respirar normalmente, e isso acaba deixando a garota apreensiva, fazendo com que ela recorra à magia dos Terena, uma tribo indígena, nativa da região onde agora ela vive. Mas o que Tatiana não sabe é que esses sonhos fazem parte de um passado bem distante, e o que vai acontecer em seguida é só lendo para descobrir.


Quem aí gosta de lendas indígenas? Vejo poucos livros com essa temática, e juro, isso deveria ser mais comum, porque temos muito o que aprender. Além de lendas indígenas, o autor aborda preconceito, bullying, explora mitologias, tradições e ainda mistura muito a fantasia com a cultura, e um pouco do sobrenatural. 


A narrativa é primorosa, e com as descrições consegui imaginar tudo de forma perfeita, me apeguei a Tatiana, e aos outros personagens do livro que foram bem explorados. E sabe o melhor de tudo isso? Literatura Nacional. Não canso de bater na mesma tecla, dizendo que existem autores e histórias incríveis aqui, e essa obra foi mais um presente lindo para nossa literatura. 

E a edição? Olha essa capa, está entre as minhas favoritas, além da diagramação impecável que a PenDragon sempre faz. Amei!

Beijos!

Você também pode gostar desses posts:

0 comentários