RESENHA | Medicina dos Horrores - Lindsey Fitzharris

by - quinta-feira, setembro 19, 2019


Título: Medicina dos Horrores - A história de Joseph Lister, o homem que revolucionou o apavorante mundo das cirurgias do século XIX
Autor(a): Lindsey Fitzharris
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Gênero: Biografia, Autobiografia, Memórias / Literatura Estrangeira / Medicina e Saúde / Não-ficção
Ano: 2019
Skoob
Link para Compra
Livro cedido pela Editora


E se fosse mais provável sobreviver à guerra do que ao hospital? E se fosse mais seguro fazer uma cirurgia na sua casa, do que no hospital? E quando uma cirurgia vira motivo para um espetáculo com  platéia lotada?
Então o cirurgião entra em ação, sabendo que amputar uma perna em 30 segundos com serrote pode ser seu auge; muita dor, muito sangue e 0 anestesia; essa era a realidade de antigamente.
Médicos pioneiros, aclamados pela força bruta e agilidade, verdadeiros açougueiros; sem higiene alguma e desconhecendo as inúmeras infecções pós-operatórias. Essa falta de entendimento das infecções, faziam o índice de morte subir cada vez mais.


A historiadora Lindsey Fitzharris vai narrar para o leitor o período entre 1850 e 1875, apresentando a vida real de Joseph Lister, indo desde escolas de medicina à hospitais, mostrando como o jovem Liester mudou essa medicina dos horrores. Mas claro que nada foi fácil, afinal se você fosse um médico pioneiro, estaria disposto a admitir sua falta de conhecimento e colocar sua 'dignidade' em jogo? Mesmo que isso fosse salvar vidas...

Uma biografia crua e real, com descrições impressionantes, onde o chão forrado com serragem cheira a mofo, madeira e claro, muito sangue. Medicina dos Horrores é um livro que enriquece nosso conhecimento, é nítido durante a leitura o quão rica são as pesquisas feitas, parecia que Lindsey estava lá, ao lado de Lister, assistindo ao vivo às cirurgias da época.
A escrita é fluída, destacando as maiores curiosidades desse mundo da medicina, e sua evolução. Cenas que chocam, que embrulham o estomâgo e que fazem o leitor sentir dor junto com o 'personagem', mas ao mesmo tempo, uma aula sobre o assunto.

Edição impecável da Intrínseca, capa dura e corte preto. Trabalho de qualidade.
Leitura mais que indicada, para fãs ou não de medicina.

Beijos!

Você também pode gostar desses posts:

0 comentários