RESENHA | Descender: Estrelas de Lata - Jeff Lemire / Dustin Nguyen

by - quarta-feira, novembro 27, 2019


Título: Descender: Estrelas de Lata
Autor(a): Jeff Lemire / Dustin Nguyen
Editora: Intrínseca
Páginas: 144
Gênero: Ficção científica / HQ, comics, mangá / Literatura Estrangeira
Ano: 2019
Skoob
Link para Compra


Quem me conhece sabe que eu sou uma das maiores fãs do Lemire, assim que fiquei sabendo desse lançamento da Editora Intrínseca desejei muito ler, tanto que chegou ontem e eu já li duas vezes haha. Com o roteiro de Jeff Lemire e arte de Dustin Nguyen, Descender: Estrelas de Lata é um quadrinho colossal, cativante e admirável. Roteiro e arte se completam de forma brilhante.


Descender: Estrelas de Lata reúne os fascículos 1 a 6 da série, apresentando uma luta entre humanos e robôs; há 10 anos a galáxia foi invadida e destruida por robôs gigantes, depois sendo conhecidos como CEIFADORES. Planetas e civilizações que restaram criaram aversão à essas máquinas. E agora um jovem androide de aparência humana acordou: Tim-21, que estava em um sono profundo na Colônia de Mineração de Dirishu. Mas sua vida corre perigo, ao ver que está sozinho, apenas com seu 'cachorro', Bandit, Tim-21 envia um pedido de ajuda, resultando em pessoas com sede de vingança indo em sua direção. Sem ao menos saber que isso torna ele o ser mais procurado do universo. Será que Tim-21 vai sobreviver? Será que ele estaria envolvido de alguma forma naquela invasão?


Descender possui uma narrativa onde existe uma relação de conflito entre humanos e tecnologia, mas sem deixar de lado aquela pegada de sentimentos que o Lemire sempre apresenta em suas obras, como o medo, personagens complexos, reviravoltas e relações políticas.
A história conta também com flashbacks, deixando o leitor ciente do que está acontecendo, sem deixar lacunas. O traço de Dustin é muito interessante e bonito, me fez mergulhar na história diversas vezes, sem conseguir parar até chegar ao fim. As cores usadas nesse quadrinho são intensas e vibrantes, e o final é épico, não sei se aguento esperar o próximo lançamento para saber o desfecho.
Ah, estou encantada pelos personagens, desde o Tim-21, até o Perfurador (leiam <3)


Descender já teve os direitos de adaptação adquiridos pela Sony Pictures, vai ser sucesso, não tenho dúvidas.
Quem gosta de sci-fi vai amar essa história, além disso, no final tem um atlas dos planetas nucleares do Conselho Galáctico Unido, que eu recomendo ver só no final, mas é maravilhoso para entender como cada planeta funciona.

Já leram algo do Lemire? Me conta nos comentários.

Beijos!

Você também pode gostar desses posts:

1 comentários

  1. Oi, Aline tudo bem? Eu ainda não li nada de Jeff Lemire, pois não faz muito o meu tipo de leitura que estou habituado a ler, de qualquer modo ainda lerei algo de Jeff Lemire, quem sabe eu comece por este que você resenhou. As imagens são bonitas para caramba! Gostei, abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir