ENTREVISTA COM AUTORES #99 | Autor Mateus Queiroz

by - terça-feira, novembro 10, 2020


1 - Como você percebeu que queria ser escritor(a)?
Em abril de 2019 participei de um evento sobre RPG, porém uma das autoras que escreve romances para o cenário dos jogos narrativos, deu uma palestra e contou um pouco da experiência de vida dela. Achei muito inspirador e decidi seguir o mesmo caminho.

2 - Tem algum personagem favorito? Em modo geral ou do seu(s) livro(s)? Se sim, por quê? O que ele significa para você?
Sou apaixonado pelo Bilbo Bolseiro que até meu cachorro recebeu o nome dele. Ele é a personificação perfeita de um ser humano, tem medos, dúvidas, anseios, mas para fazer o que é correto enfrenta tudo isso. Encontra coragem onde ele mesmo não sabia que tinha e enfrenta uma aventura que, gradualmente, vai ficando mais perigosa. 
O personagem que eu mais gosto dos meus livros, é o Paran, um goblin que foi escravizado e luta por sua liberdade e pela liberdade de seu povo. Estou me dedicando cada dia mais para torná-lo profundo e inesquecível. Espero que os leitores também gostem.

3 - Como foi para você, entrar no mundo literário?
Com toda certeza foi a melhor decisão que eu tomei nos últimos anos. O universo da literatura faz-me sentir útil, faz-me sentir importante. É maravilhoso poder compartilhar com outras pessoas as inúmeras histórias que ficariam cativas apenas em meus pensamentos, caso eu não as escrevesse. Ver que as pessoas gostaram de algo que você produziu também é uma sensação maravilhosa. 

4 - Você faz muitas pesquisas antes de escrever uma história?
Sem dúvidas. As pesquisas são extremamente importantes para a qualidade final da obra. Para escrever os capítulos iniciais de "O Goblin e o Pergaminho" eu assisti dois documentários sobre escravidão. Um sobre escravidão num contexto geral do mundo e outro sobre a escravidão na época do Brasil colônia. Ademais, li ainda diversos artigos sobre o assunto e sobre como era a vivência dos negros e dos brancos naquela época. Assim consegui dar uma verossimilhança para a história. Fora que as pesquisas nos tornam ainda mais cultos e dão "assunto para a gente conversar". 

5 - Existem muitas cobranças por parte de seus leitores?
Meu público leitor ainda é pequeno. Meus amigos mais próximos geralmente reclamam quando um outro personagem que eles gostam, tem um fim trágico. Já com a história que estou postando agora no Wattpad, ainda não estou tenho cobrança com relação a constância das postagens nem nada do tipo. A cobrança é mais da minha parte para honrar um compromisso que fiz comigo mesmo. Se eu disse que toda quarta-feira terá um capítulo novo, faço "das tripas, coração" para cumprir.

6 - Fale um pouco sobre sua forma de criação... Possui alguma mania na hora de escrever?
Sim. Primeiramente dou uma olhada nas redes sociais, verifico meus e-mails e mensagens de wpp. Depois eu coloco o celular no modo avião e procuro uma playlist. Geralmente tenho duas playlists que escuto sempre (o disco Battlecry e o disco Classics, vol1 ambos do Two Steps From Hell). Coloco os fones de ouvido intra auriculares para não ouvir nada ao redor. Depois é só olhar para o que já tenho planejado para escrever naquele capítulo que estou agora e começar. Não consigo escrever cenas aleatórias de diversos capítulos e depois ir juntando. Escrevo a história de maneira linear (desde o prólogo até o epílogo), muito embora às vezes a história não siga de maneira linear. 

7 - Quais são seus projetos para um futuro próximo?
Muito em breve estarei lançando o financiamento coletivo do meu livro que já está pronto. Crônicas de Daleroth: Alvorecer é uma coletânea de contos, contendo 14 histórias todas com uma ilustração incrível. O livro contará a história do começo das eras do sudeste do continente de Daleroth. Pra quem gosta de alta fantasia, vai ser um prato cheio.
Além disso já tem uma história, que é um Spin Off do livro que será lançado, que já está rolando no wattpad. O Goblin e o Pergaminho acontece ao mesmo tempo em que se passam os acontecimentos do Alvorecer e você pode acompanhar lá no wattpad mesmo. Lembrando que toda quarta-feira tem capítulo novo. 
Estou participando também de duas outras antologias: Sociedade dos Contos Fantásticos - Editora Flyve e Irmãos Além de Sangue - Editora Sem Tinta. Ambos serão produzidos por financiamento coletivo. 
Além disso estou organizando uma antologia com um autor parceiro e mais três convidados. Lá pra metade do ano que vem conseguiremos publicá-la.

Gostaria de deixar algum recado para os leitores do Lost Words, e para seus futuros leitores?
Gostaria de agradecer a Aline pelo convite. Senti-me muito honrado em poder participar. A todos que leram também, muito obrigado.
Espero que possam me visitar em minhas redes sociais instagram: @mattqueirozm, facebook.com/mqueirozm, wattpad: MateusQueirozMelo e se possível também deem uma passadinha no meu blog: escritormateusqueiroz.webnode.com (todos os dias 06, 16 e 26 do mês tem artigo novo por lá).

Sobre suas obras:


Sinopse: No sudeste do continente conhecido como Daleroth é necessário ter muita coragem para viver. Sempre há um problema a ser resolvido, não importa se você é homem, mulher, elfo, mendigo ou até mesmo um dragão.
Passando pelo mito de criação do universo, o roubo de uma escama sagrada e até mesmo pela destruição completa de uma cidade, batalhas são travadas e intrigas são criadas sempre em busca de interesses políticos, religiosos ou pessoais.
Entre nessa coletânea de contos fantásticos e descubra os segredos do Alvorecer de Daleroth.
Sinopse: Após vários anos vivendo como escravo, o goblin Paran ouve falar de um pergaminho capaz de conceder grande poder àquele que o possua.
Buscando por liberdade, Paran consegue um jeito de fugir de seu senhor e parte numa jornada repleta de perigos em busca deste pergaminho, a fim de libertar seus outros companheiros que também vivem cativos.
Mas como Daleroth é um grandioso continente, não é somente um pequenino goblin que busca por um item tão poderoso e cobiçado. LEIA AQUI

Sobre o autor:


Brasiliense nascido em Junho de 1991.
Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UniCSul. Além de gostar de tecnologia é apaixonado por
RPG narrativo e games eletrônicos.
Contista e romancista, ingressou no mundo literário em 2019 com o seu primeiro romance: Paralisia do Sono (Clube de Autores e Uiclap).
Agora inicia a saga que tanto desejou escrever dentro de um cenário autoral de alta fantasia chamado Crônicas de Daleroth.
Obras:
- Conto "A Cápsula" publicado na Revista Dragão Brasil nº 154.
- Conto "Antônimos" a ser publicado na antologia Sociedade dos Contos Fantásticos da Editora Flyve.
- Conto "Como uma Quimera" a ser publicado na antologia "Irmãos Além do Sangue" na editora Sem Tinta.
- Romance "Paralisia do Sono" publicado em 2019 pela Editora UICLAP e Editora Clube de Autores.


Beijos!

Você também pode gostar desses posts:

2 comentários

  1. Oi, aline! Que entrevista incrível. Adorei. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir