RESENHA | Piano Mecânico - Kurt Vonnegut

by - quarta-feira, novembro 25, 2020


Título: Piano Mecânico
Autor(a): Kurt Vonnegut
Editora: Intrínseca
Páginas: 496
Gênero: Distopia / Ficção / Ficção científica / Literatura Estrangeira
Ano: 2020


Hey gente, tudo bem?
Quem me acompanha por aqui sabe o quão fã eu virei do Vonnegut, Matadouro Cinco e Café Da Manhã Dos Campeões se tornaram favoritos. Então a ansiedade para ler Piano Mecânico tomou conta de mim, foi uma leitura mais demorada, mas ao me ver, não deixa a desejar em nada.


Nessa distopia, após uma terceira guerra mundial, as máquinas venceram. Agora a sociedade é dividida por QI e capacidade intelectual. Engenheiros e gerentes são privilegiados, e é desse lado que está o doutor Paul Proteus, ele tem uma vida 'perfeita'. Mas a visita de um ex-colega vai mudar tudo, e ao atravessar o rio, ele vai ver uma outra realidade, a realidade de quem foi excluído, e isso faz com que ele comece a questionar o sistema.


Mais uma obra que traz críticas muito atuais, apesar de ter sido publicado pela primeira vez em 1952. O autor mostra uma realidade que estamos quase alcançando, onde as máquinas dominam e o desemprego cresce. Em Piano Mecânico as máquinas fazem praticamente todo o trabalho humano, e só os mais inteligentes conseguem ter glória, o restante é jogado no esquecimento em meio ao caos, com falta de dignidade, sem ter direito a escolha alguma.


Eu sou muito fã de distopia, e esse livro superou todas as minhas expectativas. É intrigante, e o desfecho e a trama me agradaram muito. Claro, a escrita é bem diferente dos outros dois livros que li do autor, até por ser seu primeiro e ele não se soltar tanto nessa obra, o seu humor ácido que eu tanto gosto estava mais coibido, mas não deixa de ser genial, e os diálogos excepcionais.
 
Essa nova edição publicada pela Intrínseca está caprichada. Quem aí também ama livros em capa dura?
 
Já leram algo do autor? Me conta.
Beijos!

Você também pode gostar desses posts:

1 comentários

  1. Oi, Aline. Tudo bem? Adoro distopias! Esta aí parece-me ser das melhores. Muito boa sua resenha. Adorei. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir