RESENHA | Piano Mecânico - Kurt Vonnegut
Título: Piano Mecânico
Autor(a): Kurt Vonnegut
Editora: Intrínseca
Páginas: 496
Gênero: Distopia / Ficção / Ficção científica / Literatura Estrangeira
Ano: 2020
Hey gente, tudo bem?
Quem me acompanha por aqui sabe o quão fã eu virei do Vonnegut, Matadouro Cinco e Café Da Manhã Dos Campeões se tornaram favoritos. Então a ansiedade para ler Piano Mecânico tomou conta de mim, foi uma leitura mais demorada, mas ao me ver, não deixa a desejar em nada.
Nessa distopia, após uma terceira guerra mundial, as máquinas venceram. Agora a sociedade é dividida por QI e capacidade intelectual. Engenheiros e gerentes são privilegiados, e é desse lado que está o doutor Paul Proteus, ele tem uma vida 'perfeita'. Mas a visita de um ex-colega vai mudar tudo, e ao atravessar o rio, ele vai ver uma outra realidade, a realidade de quem foi excluído, e isso faz com que ele comece a questionar o sistema.
Mais uma obra que traz críticas muito atuais, apesar de ter sido publicado pela primeira vez em 1952. O autor mostra uma realidade que estamos quase alcançando, onde as máquinas dominam e o desemprego cresce. Em Piano Mecânico as máquinas fazem praticamente todo o trabalho humano, e só os mais inteligentes conseguem ter glória, o restante é jogado no esquecimento em meio ao caos, com falta de dignidade, sem ter direito a escolha alguma.
Eu sou muito fã de distopia, e esse livro superou todas as minhas expectativas. É intrigante, e o desfecho e a trama me agradaram muito. Claro, a escrita é bem diferente dos outros dois livros que li do autor, até por ser seu primeiro e ele não se soltar tanto nessa obra, o seu humor ácido que eu tanto gosto estava mais coibido, mas não deixa de ser genial, e os diálogos excepcionais.
Essa nova edição publicada pela Intrínseca está caprichada. Quem aí também ama livros em capa dura?
Já leram algo do autor? Me conta.
Beijos!
1 comentários
Oi, Aline. Tudo bem? Adoro distopias! Esta aí parece-me ser das melhores. Muito boa sua resenha. Adorei. Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/