RESENHA | Depois da Prisão em Massa, Uma história Verdadeira - Arnaud Delalande
Autor(a): Arnaud Delalande
Editora: Leya
Páginas: 128
Gênero: HQ, comics, mangá
Ano: 2023
Hey gente, tudo bem?
Quando essa GN chegou por aqui já comecei a leitura, porém demorei um pouco para trazer a resenha para vocês, é uma história real, o que deixa a leitura ainda mais sentimental.
A Graphic Novel "Depois da Prisão em Massa" é um comovente testemunho de um sobrevivente que enfrentou o preconceito e o ódio durante um dos períodos mais sombrios da história, a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto. O livro narra a história de Joseph Weismann, um menino de onze anos, que em 1942, foi arrancado de sua vida familiar e lançado em um pesadelo inimaginável.
O livro começa com a prisão em massa de judeus em Paris pelas autoridades colaboracionistas de Vichy. Joseph e sua família são forçados a sobreviver em condições desumanas no Velódromo de Inverno, onde são privados de comida, água e higiene básica. A narrativa segue a jornada de Joseph, que é separado de sua família e, junto com outro menino, elabora um ousado plano de fuga do campo de triagem.
Ao longo da história, Joseph Weismann compartilha suas experiências e reflete sobre a importância de contar sua história para que o mundo não esqueça o Holocausto. A graphic novel destaca a responsabilidade de todos em impedir a disseminação do preconceito e ilustra como a tragédia do Holocausto se tornou possível com a participação de pessoas comuns.
"Depois da Prisão em Massa" é uma obra poderosa que serve como um lembrete sombrio da crueldade humana e da importância de combater o preconceito e o ódio em todas as suas formas. A história de Joseph Weismann nos lembra da resiliência do espírito humano diante das adversidades mais terríveis e nos instiga a nunca aceitar o inaceitável.
A ilustração é uma obra de arte à parte, mergulhei nessa história e a cada virar de página, meu coração quebrava mais um pouquinho.
Leitura mais que indicada, recomendo não lerem a sinopse, entrega bastante da história.
Já leram? Me indicam alguma hq ou livro do gênero?
Beijos!
0 comentários